CriativoslifestyleUsando seu domingo para ter uma semana incrível

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/03/Usando-seu-domingo-para-ter-uma-semana-incrível-1280x711.png

O domingo normalmente é um dia tranquilinho da semana feito pra gente descansar e reclamar que no dia seguinte é segunda – não vale mentir se você é exatamente desse jeito, ein? – E na verdade ele pode ser um dia de descanso e um potencial dia de planejamento para que sua semana seja mais fluida e bem organizada.

Então em vez de ficar derretidinho no sofá – se você quiser – você pode usar seu domingo para planejar uma semana incrível e totalmente dentro do seu controle. E eu trouxe algumas dicas que podem te ajudar a saber melhor como fazer isso acontecer!

Crie um mindset do que espera da semana

Se você quer conquistar algo nessa semana, como fazer mudanças, organizar algo, etc. já bote sua cabeça pra funcionar e focar nessas coisas logo no domingo.

Acontece que quando sua mente já está preparada e alinhada com os objetivos que você quer na semana, você trabalha com muito mais fluidez neles. E sinceramente, nada melhor do que já começar sua semana com a cabeça organizada e focada no que você quer. Isso motiva a gente a ser mais produtivo e ir direto ao que precisamos (ou pelo menos saber que é preciso!).

Planeje sua semana

Tire um tempo para anotar em um planner, agenda ou no seu celular por exemplo tudo que pretende fazer nessa semana. Vá bem fundo, coloque a data, a semana e escreva o que quer fazer mesmo: A lista de compras do que está faltando em casa, algum objetivo no trabalho ou tarefas para cumprir, o que quer arrumar na sua casa e delegue os dias para cada tarefa de casa, se quer meditar, relaxar, estudar, fazer projetos sobressalentes, pintar o cabelo… Tudo!

E mantenha essas anotações bem pertinho de você a semana toda para você ter uma boa visão de tudo que pretende fazer na sua semana. Se for legal pra você e possível, é muito bom planejar até mesmo dia da semana e horários (ou prazos) para cumprir cada coisa que você está delegando para si mesmo. Mais um passo para uma semana incrível e organizada!

Faça uma lista “to-do” com as prioridades da semana

Acoplado a essa ideia de planejar a semana, é sempre bom que você faça uma listinha simples de “O que fazer” na semana. Eu sempre faço e é incrível como ela me ajuda demais a ir cumprindo tudo. E quando a gente marca que já cumpriu uma tarefa dá aquela sensação de dever cumprido e uma bela colaboração para o nosso dia (e semana) ser melhor.

Prepare o cardápio da semana

Se você não faz isso eu sugiro muito. Mesmo que seja da forma mais simples possível, planejar o que vai comer na semana pode te adiantar e economizar tempo e tarefas demais. Sabendo que você vai comer x refeições, o que quer comer e tudo o que precisa para fazer as receitas da semana impacta seu tempo em:

  • Ir às compras somente uma vez
  • Preparar amplamente tudo o que vai comer
  • Adiantar comidinhas mais complicadas ou estar preparado para elas
  • Não precisar ficar pensando por minutos “o que vai fazer para o jantar”
  • Ter consciência do tempo de preparo das refeições porque já sabe o que vai fazer

Maravilhoso não é? Pra mim, dentro da casa dos meus pais muitas vezes é complicado planejar amplamente todas as refeições. Porém eu planejo todos os meus lanches que ficam nesses intervalos sempre que possível. E se eu me planejo e/ou já deixo preparado, eu simplesmente tenho um dia e uma semana com um rendimento bem maior.

Ajeite suas pendências

Segue abaixo alguns exemplos simples de pendências:

  • Conferir e fazer uma limpa na sua caixa de e-mail
  • Dar uma olhada em o que está bagunçado pela casa
  • Responder interações nas suas redes sociais e/ou Whatsapp
  • Dar uma olhada na sua caixa de correio
  • Organizar as contas que chegaram e olhar o que está para vencer
  • Dar uma olhada no seu banco pelo aplicativo
  • Organizar o dia de quitar suas contas

Bastante coisa né? Pode ter muito mais e que vem do pessoal de cada um. Acontece que esse tipo de coisa acaba acumulando e a gente sempre acaba deixando tudo pro momento de urgência, ou de maneira totalmente aleatória. Tirar um tempinho para deixar tudo isso organizado também pode te ajudar a ter uma semana bem melhor.

Cuide de você

Comece a semana com as energias lá em cima: cuide da sua pele, compre uma máscara, hidrate seu cabelo, arrume um tempo pra si, medite, leia, etc. Faça coisas que você ama e cuide do seu corpo.

E o bom é que você pode fazer várias dessas coisas enquanto está ajeitando outras da lista de dicas que você leu. Mas é claro: Se você resolver que a hora de colocar uma máscara no rosto é um momentinho para encostar no seu sofá e cochilar enquanto o efeito acontece, isso é totalmente um direito seu. Cuide do seu corpinho, porque é ele que você leva para realizar tudo que faz.

Dá uma ajeitada por aí

E home office? arrume seu espaço de trabalho ou já começará a segunda-feira com aquela cara de tacho e preguiça por ver toda a bagunça para arrumar. Quarto bagunçado, roupas do lado de fora? Dá uma ajeitadinha pra acordar no dia seguinte sem isso pendente! Bagunça e coisas fora do lugar também tiram a nossa energia só da gente pensar em ter que arrumar (principalmente se deixarmos para depois).

A ideia desse post é trazer um pouco mais de dicas para você se manter motivado. É para desde o domingo ter energia para começar a semana bem, e também não ter desculpas de que sua semana é uma bagunça, porque você pôde planejá-la previamente no domingo! Então anota tudo e começa a botar em prática, e pelo menos uma já pode te adiantar muito a sua semana toda.

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *