CriativosdiyblogCriando hábitos e colocando tudo em prática • Mês do Planejamento

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/03/Criando-hábitos-e-colocando-tudo-em-prática-mes-do-planejamento-1280x711.png

Fevereiro vai ser o mês do planejamento na nossa categoria de criativos do blog. Se você é empreendedor, blogger, influencer, instagrammer, designer ou seja lá como for, os posts desse mês, toda quarta feira, vão te ajudar a se planejar melhor. Isso consequentemente vai te ajudar a ter um mês e uma vida mais produtiva e organizada.

Os outros posts se você ainda não viu:

Criando conteúdo antecipadamente
Calendário editorial inteligente
Faça amizade com as anotações

Eu já falei sobre hábitos aqui no blog e acho que eles são essenciais para você crescer como uma pessoa organizada e que tem boas práticas de planejamento. Sinceramente, quanto mais hábitos bons você tem mais a sua vida é facilitada.

Isso porque os hábitos são atitudes que você toma quase sem pensar. Já está acostumado com ela e não se questiona muito sobre isso. Quando você para para questionar, principalmente se for um hábito ruim, isso para todo um sistema automático em você. Se for bom, você estará gratificado por já está acostumado e educado sobre esse hábito.

Aprender um hábito pode ser mesmo difícil, não vou negar. Mas não é um bicho de sete cabeças.

Eu lembro a primeira vez que li o livro O Poder do Hábito. Eu fiquei maravilhada com quantas boas informações ele me passava para eu tomar melhores atitudes sobre vícios e hábitos ruins meus. Um vício bobo? Sempre que eu passava em um supermercado eu comprava algum chocolate. Mesmo sem ter vontade. Hoje eu consigo controlar a diferença entre estar com vontade e querer comprar e/ou comer só porque tá ali na minha frente.

Tá, mas o que tem a ver tudo isso com o mês do planejamento, né? Sinceramente, tudo.

Eu hoje batalho pelo hábito de criar conteúdo e ter uma agenda bem programada. Minha vida de freelancer e a inconstância das coisas na casa da minha família me atrapalham demais. Porque a qualquer momento eu posso precisar correr para fazer um job para uma agência, ou precisar fazer isso ou aquilo dentro de casa.

Eu hoje sou absolutamente organizada. Sempre arrumo tempo para ver meus e-mails, não atraso nenhum trabalho, tiro tempo para estudar, academia, meditação… Mas o conteúdo fica todo bagunçado. Como eu tenho consciência dessa minha jornada para me planejar melhor – por isso o mês do planejamento – eu quero arraigar de vez esses hábitos na minha vida.

Porque o hábito te ajuda a fazer fluir as coisas

Quando você começa a se esforçar e correr atrás de uma coisa muito importante pra si, você tem que batalhar muito mesmo. E obviamente, existem os dias muito difíceis em que você quer desistir, tem dúvidas ou simplesmente não tá nem um pouco afim de botar pra frente esse projeto importante. Sempre vai ter dias que sua motivação vai ser quase ou igual a zero.

O que te empurraria e deve te empurrar pra frente, para que você não desista, resolva suas inseguranças e continue se esforçando ou simplesmente continue botando pra frente mesmo sem motivação, é a disciplina. E os hábitos tem um papel importante como consequência da disciplina: Quanto mais você trabalha nisso, mais o seu cérebro se acostuma a agir sobre isso. E se torna um hábito.

Hábitos, de acordo com o livro O Poder do Hábito, são formados da sequência circular de Deixa – Rotina – Recompensa. No livro isso é chamado de Loop do Hábito. O Loop do Hábito em resumo, é o que acontece com as atitudes que se tornam habituais. Você tem uma deixa para tomar uma atitude, uma ação. Isso se torna uma rotina, algo que vai ser comum de acontecer, e nisso, você ganha uma recompensa por essa rotina.

E concluindo, esse é um resuminho sucinto de como criar um hábito – e também como identificar e acabar com um mau hábito. Farei um post mais legal sobre isso depois, mas o importante é que você tenha em mente o que é necessário para você absorver tudo que leu no mês do planejamento e tomar atitude até para melhorar em outras áreas: Você precisa criar hábitos bons que envolvam seu trabalho / conteúdo!

Comece nos primeiros dias se esforçando, fazendo tudo com plena consciência de que é o que você quer e que é importante fazê-lo. Inclusive, que se não o faz, fica decepcionada com a procrastinação. Você tem que colocar esse mindset na sua cabeça e ser disciplinado todos os dias.

Permita-se ter umas recaídas, mas não se afunde nos dias ruins. Tente se recuperar das melhores maneiras possíveis para que na hora seguinte – ou dia seguinte – você possa voltar a todo vapor e ainda tirar o atraso daquele tempo que perdeu. O importante é que não fique empurrando com a barriga e se enganando: Você tem que fazer e mesmo que pareça chato, burocrático ou difícil, você tem que fazer e pronto!

Usando todas as dicas dos outros dias do mês do planejamento e focando em se motivar e ser disciplinado, em algumas semanas você vai começar a fazer isso com muito mais fluidez – e é o que eu ando fazendo muito!

Eu espero que esse projeto do mês temático inteiro para organizar e planejar as coisas que você quer, como conteúdos, projetos, um trabalho seu ou simplesmente a sua vida, te ajudem MUITO! Eu só de escrever aqui pro blog já guardo na minha mente e em anotações e crio metas para também me educar e melhorar nisso, então quero muito que me conte o que funciona/funcionou para você aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *