CriativosFaça amizade com as anotações • Mês do Planejamento

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/02/faça-amizade-com-as-anotações-mes-do-planejamento-1280x711.png

Fevereiro vai ser o mês do planejamento na nossa categoria de criativos do blog. Se você é empreendedor, blogger, influencer, instagrammer, designer ou seja lá como for, os posts desse mês, toda quarta feira, vão te ajudar a se planejar melhor. Isso consequentemente vai te ajudar a ter um mês e uma vida mais produtiva e organizada.

Veja os outros posts da série:

Crie conteúdo antecipadamente
Criando um calendário editorial inteligente

Quando a gente fala sobre planejamento a gente pensa em coisas muito complicadas mas também em coisas muito óbvias que são super necessárias de se citar e aprofundar mais ou tirar mais proveito. E uma opção óbvia de melhorar seu planejamento não poderia ser menos do que fazer anotações.

Eu sou do tipo de pessoa que anota tanta coisa e em tanto lugar que se perde. Tenho grupo no whatsapp, tem vários quadros no Trello, checklists no Google Keeep, tem rotinas no Google Agenda, o planner tá lotado de coisa, tem bloquinho de notas, etc. Ou seja, eu levo a sério mesmo esse negócio de anotar as coisas.

Mas é justamente isso que me ajuda muitas vezes a fazer algo bem feito e no tempo certo: Eu já tenho o hábito de anotar tudo que eu penso ou qualquer coisinha que seja importante. Ter hábito a alguma coisa quer dizer que você nem para muito pra pensar pra fazer aquilo. Por isso hábitos são tão importantes pra gente.

Pensa só: Você quer criar conteúdo ou trabalhar seja lá como for, de maneira mais fluida, agendando seus afazeres, automatizando algumas coisas, tendo um pouco mais de dinamismo, certo? Então o primeiro passo pra tudo acontecer direito é você anotar todas as suas ideias, pretensões, compromissos, etc.

Como melhorar o hábito de anotar as coisas

Você não precisa ter 500 lugares diferentes pra anotar as coisas – eu que sou louca. Você só precisa ter sempre disponível um lugar para anotações onde quer que esteja. E que seja um lugar que você lembre de checar pelo menos uma vez por dia.

E aí começa a parte legal: Comece a anotar qualquer coisa. É, qualquer coisa. No caminho pro seu trabalho você viu uma calça mom jeans bonita? Anota por lá “wishlist: mom jeans / preço x”. Saiu de casa sem passar protetor solar? Anota lá: “melhorar o hábito de passar protetor”. Você só precisa começar a anotar mais as coisas no começo. Não precisa ser criterioso também, querer anotar tudo certinho… Só faça algumas listas. Até que sempre se lembre que tem coisas anotadas lá e você precisa ler.

Mas isso é só uma das maneiras de estimular você a se lembrar. Se quiser começar já anotando ideias e tarefas, vai fundo!

Com o tempo você vai entender se você é das anotações digitais ou das anotações em papel. O que pra mim não faz diferença, mas tem gente que memoriza melhor anotando no papel, e tem quem viva com o celular na mão então gerencia melhor as anotações tendo tudo à mão em um lugar só.

Porque eu sinto que é importante aprendermos a anotar mais as coisas?

Sinceramente, acho que quando você anota as coisas que você acabou de pensar, tem que fazer ou seja lá como for, você abre um espacinho na sua mente para ocupar com outra coisa. Explicando melhor:

Quando eu anoto algo que tava na minha cabeça, é como se eu tirasse do meu raciocínio e passasse direto para essa anotação. Depois disso eu posso continuar ou não me lembrando do que eu anotei, mas o importante é que eu tenho o alívio de que posso focar em outras coisas e encher minha cabeça com elas, que não vou me esquecer daquilo mais, porque tá anotadinho ali.

Eu costumo até mesmo a fazer um mapa mental algumas vezes ao ano, para poder deixar no board aqui de casa preso na parede. Em vez de ficar repetindo as coisas na minha mente, eu foco em executá-las. Porque não preciso lembrar do que eu quero fazer e já foco em pensar no que devo executar.

E pra você também pode acontecer o mesmo. E se você tiver medo de que isso não aconteça, é só imaginar mesmo que está depositando esse pensamento lá na anotação. A nossa mente hoje em dia trabalha demais, e se você pensa literalmente em tudo que quer ter, fazer, viver, etc. sua mente entra em colapso, desgaste, burnout, e você fica como? Mal, né?

Anotações são essenciais, mas isso vem de cada um. É na sua hora, quando você lembra ou você quer, sem ficar forçando. É uma coisa que dá muita fluidez pro nosso dia a dia, te deixa mais organizado e à par das coisas que você pensou, teve ideia, quer fazer ou deve fazer.

E o bom de criar esse hábito é que ajuda muito a você ter uma memória melhor. Tanto lembrando que tem que olhar as anotações quanto chegando num momento de que só de bater o olho na lista você já vai se lembrar do momento que as anotou. E isso também te ajuda a não esquecer de algumas coisas banais que na correria do dia a dia a gente as vezes esquece, como fazer compras no supermercado. Tanto quanto aquelas coisas importantíssimas que você de cabeça cheia não lembrava, como enviar um projeto no e-mail de alguém.

Espero que essas dicas ajudem você a se organizar melhor e ser uma pessoa melhor para planejar as suas coisinhas do dia a dia! Bora me seguir lá no Instagram e no meu canal se você gosta do meu conteúdo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *