CriativosCriando um calendário editorial inteligente • Mês do Planejamento

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/02/calendario-editorial-inteligente-mes-do-planejamento-1280x711.png

Fevereiro vai ser o mês do planejamento na nossa categoria de criativos do blog. Se você é empreendedor, blogger, influencer, instagrammer, designer ou seja lá como for, os posts desse mês, toda quarta feira, vão te ajudar a se planejar melhor. Isso consequentemente vai te ajudar a ter um mês e uma vida mais produtiva e organizada.

Mais da série do Mês do Planejamento:

Criando conteúdo antecipadamente
Fazendo amizade com as anotações

Criar conteúdo já é bem complicado quando você trabalha com isso. Nunca tem uma coisinha só aqui ou ali pra focar. Normalmente você fica cheio de tarefas e se não se programa para criar e postar, tudo começa a desmoronar em efeito dominó.

Um calendário editorial é feito pra te ajudar a programar e visualizar de maneira ampla o que você tem para fazer nos próximos dias sobre o seu conteúdo. Pra você se organizar para fazer em cada diazinho do calendário aquilo que você se posicionou para fazer. Pra você ir anotando organizadamente cada postagem que você tem que fazer num cronograma organizado de acordo com o calendário.

Porque um calendário editorial inteligente?

A ideia aqui é mostrar pra você várias maneiras de você aprender a elaborar seu próprio calendário editorial para organizar e programar seu conteúdo. E também de te mostrar como essa ferramenta é boa para te dar disciplina, amplitude e organização pra vida toda.

Um cronograma editorial normalmente se trata de programar postagens para um site. Mas eu por exemplo programo amplamente qualquer tipo de postagens para que eu tenha noção de tudo que tá acontecendo. É uma boa maneira de você perceber tudo que está acontecendo diante do seu conteúdo.

Blog

Pense bem sobre quantas vezes na semana você quer postar e tem capacidade e compromisso para postar. Depois disso, veja sobre essa frequência e tenha seu calendário para poder ir distribuindo posts ou temas que você quer resolver em cada dia.

Uma dica extra antes de prosseguirmos: Eu sugiro que você sempre pesquise sobre os melhores horários das suas redes sociais para poder postar. No seu blog, está tudo bem postar no melhor horário para você, pois o importante é que o seu leitor chegue e o post esteja lá no horário de sempre que você posta.

Porém, com as redes sociais, além de você ter uma grande consistência focando em certos horários, estudar e pesquisar sobre que tempo mais tem gente visitando seu perfil, online ou engajando com você é importantíssimo para você crescer suas redes.

E como você faz isso? Usando estatísticas. Tem várias ferramentas pela internet que ajudam você a entender melhor as estatísticas das suas redes. Principalmente no Instagram, é bom que você transite sua conta para a de negócios para conseguir ter acesso direto do app das suas estatísticas.

Outros lugares onde você pode ter acesso a análises assim, é com o Hype Auditor ou o Social Blade. O Hype Auditor (use meu cupom, MEIOJULIABLOG) é perfeito para mostrar pra você como andam as coisas sobre o seu perfil do Instagram. Eu costumo usar ele até mesmo tendo acesso ao perfil de negócios, porque ele me mostra sobre autenticidade de engajamento, quantos seguidores são orgânicos, onde preciso melhorar, etc. E o Social Blade pode te ajudar com mais de uma redes além do Instagram.

Instagram

Dependendo de quantas vezes você posta na semana, você pode organizar nos melhores horários para distribuir suas postagens. E se você posta duas vezes por dia, melhor ainda que você se ligue naquela ideia de pesquisar os dois melhores horários.

Depois disso, você vai pensar em como encaixar o tempo dos seus posts com o tempo de mexer no Instagram, e sincronizar em seu calendário do jeito que funcione bem pra você não ficar sobrecarregada.

Uma coisa que eu faço e que inclusive falei também sobre isso no primeiro post do mês de planejamento, é planejar previamente até mesmo a foto que eu vou postar no Instagram. Você pode deixar as legendas anotadas em algum lugar que prefira, como em apps de organização ou em blocos de notas mesmo. Inclua também as hashtags.

Depois é só postar a foto que você queria para o dia, copiar e colar as legendas e hashtags e pronto! Até que você possa investir em coisas como automatizar seu conteúdo no Later ou Planoly, essa é a melhor opção.

Youtube

Você pode programar vídeos do Youtube para serem lançados em um dia ou hora específico em vez de só soltar ele na hora que você tá ali mexendo no pc e pronto. Então você já pode começar a se ajeitar para criar conteúdo previamente, e depois, anotar tudo que programar ou que ainda precisa ser agendado nos dias que você quer.

E seguindo a lógica: Se você gerencia muitas redes e site, as responsabilidades apertam, então tente intercalar conteúdo em vez de soltar tudo junto num dia só.

O calendário editorial vai ser uma ferramenta ótima para te ajudar a ampliar sua visão sobre como você pode distribuir a programação do seu conteúdo. Você pode pouco a pouco masterizar o gerenciamento de todo conteúdo que você tem e chegar num momento onde você vai poder postar em vários lugares sem ficar até o pescoço de coisas para postar.

Apesar do post é tudo também vindo da sua intuição. Saber que dias são melhores para você gravar, para tirar fotos, postar, criar produtos, conteúdo, etc. Então o principal é que você leve consigo a experiência de o que é o calendário e como você pode tirar maior proveito dele para programar amplamente seu conteúdo.

4 comentários

  • Camila Goulart

    fevereiro 13, 2019 at 5:29 pm

    Olá! Eu estou num dilema de organização com o blog e as demais redes sociais, parece que tudo que eu planejo sair errado ou atrasado, quero melhorar isto em 2019. Sempre faço calendário com os temas distribuídos nos dias que irei posta-los, mas ainda assim acabo procrastinando e deixando pra última hora. Espero ver mais posts como este por aqui, eles ajudam muito.

    Reply

    • Meio Julia

      fevereiro 14, 2019 at 5:59 pm

      Dá uma olhada no primeiro post dessa série de fevereiro, sobre agendamento de posts! Ele pode te ajudar a se organizar melhor e deixar menos pra última hora. ♥

      Reply

  • Carol Campos

    fevereiro 16, 2019 at 7:20 pm

    O que tenho mais dificuldade é com o blog mesmo. No Instagram consigo postar pelo menos 1x por dia. No blog eu quero fazer 3 postagens por semana, mas tenho encontrado dificuldade em sentar pra escrever, sabe? Porque tem vários passos até realmente publicar no blog, aí acabo me atrapalhando um pouco. Vou ler sua série sobre organização e tentar aplicar as dicas.

    Reply

    • Meio Julia

      fevereiro 22, 2019 at 7:10 pm

      Lê sim! Sobre o blog, o que eu acho é que o melhor é ter um dia inspirado só pra criar os posts, e depois você agenda pra liberar, sabe? É bem melhor do que ficar na bagunça do dia a dia tentando fazer os posts.

      Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *