CriativosdiyblogCriando conteúdo antecipadamente • Mês do Planejamento

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/02/mes-do-planejamento-Criando-conteúdo-antecipadamente-1280x711.png

Fevereiro vai ser o mês do planejamento na nossa categoria de criativos do blog. Se você é empreendedor, blogger, influencer, instagrammer, designer ou seja lá como for, os posts desse mês, toda quarta feira, vão te ajudar a se planejar melhor. Isso consequentemente vai te ajudar a ter um mês e uma vida mais produtiva e organizada.

Os outros posts da série:

Crie um calendário editorial inteligente
Faça amizade com as anotações
Crie hábitos e bote tudo em prática

É normal demais que a gente tenha uns dias em que tem que liberar algum conteúdo em nosso site, rede social ou canal e ele não está nem ao menos desenvolvido. E aí vem aquela correria de ter que fazer o post na hora para poder entregar no dia certo e até mesmo no horário certo.

Pode acontecer de você entregar perfeitamente, mas pode acontecer de você procrastinar, ficar com preguiça, estar num dia de bloqueio criativo e mais N coisas. Por isso, o melhor a se fazer para não se desgastar dessa maneira é planejar seu conteúdo antecipadamente.

Eu aprendi a me planejar exatamente passando por essas N consequências de não ter tudo previamente organizado. E não foi muito legal. Mas depois que eu aprendi e me estabilizei, consegui fazer um BEDA sem sufoco em 2017, toda orgulhosa.

Pensar no conteúdo previamente, se planejar e tudo, não é só sobre criar o seu conteúdo antes da hora. É sobre deixar ele pronto pra qualquer imprevisto, distração ou até mesmo para aumentar sua otimização de tempo.

Eu mesma provavelmente passei pelo processo de que este e os outros posts dessa série do mês de planejamento todas semi roteirizados para desenvolver. Logo depois, tirei um dia animada para me planejar e criei a maioria dos posts para deixá-los prontos para o mês inteiro.

Tirei um outro tempo mais tarde para colocar imagens apropriadas em cada post, estudei o SEO, criei gráficos para compartilhar e divulgar nos Stories e Pinterest, agendei pelo WordPress num horário padrão pra mim (13:00h) e saí livre dessa com todos os posts de quartas-feiras do mês prontos.

Então, mesmo que pra muita gente todo o post pareça simples e óbvio, tem quem precise sim de uma ajudinha para melhorar a produtividade do seu conteúdo tendo dicas como essas. Se você precisa se organizar, quer melhorar seu planejamento e quer aprender a melhorar nesse quesito, aí vai:

Se você teve uma ótima ideia de conteúdo e está num ônibus no meio do trânsito mas tá sem nenhum papel para anotar, arranje um jeito de escrever isso em algum outro lugar. Bota no whatsapp de alguém que vai entender que é só uma anotação, use um app de bloco de notas, bote no Trello, no Asana, Airtable, etc, etc.

O ideal é você sempre ter uma coisinha pra te ajudar com as anotações, e quem sabe até ter espaço pra desenvolver um roteiro em cima dessa ideia. Sempre que eu posso carrego caneta e papel ou deixo meu bloco de notas do celular à postos. E pra minha segurança, se eu estou no centro, entro em uma lojinha qualquer no caminho e anoto. Depois guardo meu celular e continuo minha vida.

Anotar suas ideias é importante, porque pode ser que ela seja genial, você esqueça, e não lembre de novo dela na correria do seu dia até ter tempo de anotar novamente. E você pode precisar de fazer um banco de ideias para ir desenvolvendo em casos de bloqueio criativo ou tempo corrido, então, faça o favor de sempre ter esse cuidado de anotar TODAS as ideias que você tenha. Mesmo que pareçam idiotas no começo.

Quando você tiver tempo, use

Se você tirou um tempo pra poder criar conteúdo e desenvolver ideias que anotou, ou do seu banco de ideias, use ele ao máximo. Um exemplo? Eu sempre que tiro um tempo para criar posts, tento fazer posts pra semana inteira.

Isso otimiza demais o tempo livre para a minha semana, e eu posso focar em só agendar e liberar, enquanto cuido do Instagram, YouTube e do Pinterest, já que não tenho que escrever 3 posts em 3 dias porque já programei todos em um dia só.

Roteiros não existem a toa. Se preparar para desenvolver um conteúdo que você quer postar é realmente importante. Tente sim aprender a achar um tempo para ir otimizando seu conteúdo, porque no futuro, se você quer crescer tudo vai começar a ficar apertado e você vai ter menos tempo.

Acostume-se a usar uma agenda ou programar uma hora – ou quantas quiser – do seu dia para fazer essa criação de conteúdo. Se você programar mais de um conteúdo, pode ser que nem precise fazer este mesmo trabalho todos os dias.

Quando eu estou indo bem com a programação dos posts, eu faço isso apenas nos domingos e segundas-feiras. E nisso, eu incluo posts para o blog, conteúdo para o feed do Instagram, roteiros de vídeo para o canal e os gráficos prontos para liberar no Pinterest.

Calendário na mão: Acostume-se a agendar seu conteúdo

Essa parte é simples e fácil, mas é bom lembrar: Seu blog tem como agendar conteúdo. Pelo menos, sempre tive como no Blogger e hoje no WordPress. Se não souber como agendar, pesquise um pouquinho, e se não houver como agendar, tudo que você tem que fazer é deixar o post pronto, e na hora que quiser só abre o blog e clica em postar. Click, e pronto!

A mesma logística funciona para outras áreas, como no Instagram, por exemplo. Você pode tirar as suas fotos e elaborar legendas e as hashtags para cada uma previamente e ir postando de acordo com seu cronograma preferencial. Uma dica? Você pode usar o Trello para elaborar a legenda de cada post, e ainda colocar a data que você tem prazo para postar. Ou você pode usar apps como A Color Story, UNUM, Planoly, Later…

A Color Story e UNUM simulam o feed para você organizar. Ao abrir a foto dentro do app, você pode optar por elaborar uma legenda e clicar em postar. Quando você clica em postar, o app copia sua legenda, e abre o Instagram, para você postar aquela foto planejada, como se tivesse aberto de dentro do aplicativo mesmo. Dali é só você colar a legenda e ajustar tudo para postar.

Planoly e Later, se eu não me engano, conseguem literalmente agendar e postar automaticamente para você seus posts do Instagram. Assim como também te ajudar a ver como a foto se encaixa no grid do instagram.

O importante é que você pegue o espírito da coisa: Juntar ideias, desenvolver, se programar, agendar e ganhar tempo livre.

Você pegar essas dicas e levá-las ao pé da letra pode ser bom mas também pode ser um erro: Cada um tem seu tempo e seu jeito de trabalhar e criar, certo? Então o que você deve fazer sempre é tirar como ponto de partida as ideias do post para criar o seu próprio jeito de planejar seu conteúdo previamente.

Isso tudo vai ser de acordo com a sua cara. Com a sua rotina e com o seu tempo. E não perca a paciência se não conseguir de primeira. É tudo adaptação e consistência. Mas quando você consegue, vale muito a pena! Aprender a agendar e programar conteúdo vai melhorar demais como você gerencia o seu tempo, além de abrir espaço para você ampliar seu conteúdo para outros focos, pelo tempo livre que ganha.

Me conte aqui como você costuma criar seu conteúdo, e como se organiza. Ah é, e não esquece de compartilhar esse post para que outros criativos também aprendam com a série do Mês de Planejamento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *