CriativosdiyblogComo se livrar de um bloqueio criativo

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/01/livrar-do-bloqueio-criativo-1280x711.png

Pela primeira vez eu passei por um bloqueio criativo nessas últimas semanas e foi pra lá de longo e cheio de tortura. Eu sinceramente passei praticamente três semanas sem muita criatividade e isso me pegava em várias áreas da minha vida. Eu comecei a ficar frustrada.

Percebi que estava no meio de um bloqueio criativo quando nada que eu pesquisava eu achava legal o bastante. Não conseguia olhar para um post e elaborar mesmo que eu já tivesse a ideia pronta. Ficava nervosa por não conseguir pensar em posts novos, não consegui gravar vídeos novos para programação de fevereiro… Eu não conseguia “criar” nada. Só quis viver do ócio.

E se você se identifica com a situação pelo menos um pouco, ou de cara já sabe que tá passando por essa crise criativa, eu te digo: você sempre supera. O problema é quanto tempo a gente demora pra superar isso. E é sobre o que eu quero falar por aqui.

Sinceramente, você ter um bloqueio criativo pode muitas vezes ser um cansaço mental. Seu intelecto tá precisando de alguma atenção e cuidado e você não está dando o suficiente.

Existe também as vezes que a gente tá aborrecido e não consegue se concentrar. Que não estamos estáveis, certo? Ou que a gente só precisa dar um tempinho pra criatividade aflorar. Pra tudo isso, lá vai dica:

Dê um tempo

Dê um tempo dos estudos, do trabalho, das tarefas. Dê um tempo pra si! Na maioria das vezes que você tem um bloqueio criativo, seu cérebro não tá é conseguindo pensar em nada! Tem alguma coisa acontecendo e pedindo que você desacelere em vez de forçar mais.

Faça um dia só seu

Seja desde o spa day, um dia de games, de maratonar sua série favorita, ou só de relaxar. Faça algo que vai te fazer bem por um dia e não pense naquilo que requer a sua criatividade. Pense em descansar, em curtir esse dia. Distrair um pouco pode fazer com que do nada você acabe tendo um clique e tenha boas ideias.

Saia um pouco

Nesse período sombrio onde nada te inspira, sair um pouco pelo seu bairro, no centro da sua cidade, num shopping, praça ou onde você quiser, pode te dar alguns outros pontos de vista que talvez dentro da sua casa ou no seu escritório você não estava tendo.

Passeie um pouco e aproveite pra prestar atenção no máximo de coisas ao seu redor que você conseguir, pra deixar fluir no seu pensamento inspirações!

Algo muito óbvio mas necessário: Pesquise!

Quando eu perco totalmente a inspiração, ideias e tudo, eu viro uma louca caça-conteúdo. Eu leio blogs daqui e de fora, vejo as novidades dos meus blogs favoritos, acho sites novos, procuro por notícias… O que eu me recuso é não tentar ver coisas novas, que estão bem além do que só eu posso imaginar.

Mas não é só dar aquela pesquisada besta no Pinterest ou em sites que ajuda: Tem hora que o próprio Google, sites de notícias, documentários, seriados e vídeos podem ajudar. Até mesmo livros podem te ajudar e muito nisso. Procure por aí por inspiração, e pode ter uma surpresa!

Noites bem dormidas

Isso é um papo que dá até em vídeo/post mas vamos falar a real: Uma boa noite de sono também afeta em absurdos no quanto sua produtividade (incluindo mental) irá render. Seu bloqueio criativo misturado com insônia ou com noites mal dormidas só vai dar em frustração e estresse

Tá comprovadão que cada um tem seu tempo ideal de sono. Seja pra você 6, 7, 8 ou 10 horas de sono, vá prestando bem atenção sobre como é o seu ciclo de sono e depois de quantas horas de sono você acorda bem-disposto.

E se você dorme mais do que o esperado, ou fica nessa de acordar e voltar a dormir, você também fica indisposto pra caramba, em vez de mais descansado. Confia em mim!

Mais por aqui sobre criatividade:

• Um papo sobre como começar um novo hábito
• Coisas que o minimalismo mudou na minha vida
• Para ajudar nos dias de bloqueio criativo, 10 temas para você criar conteúdo

Resumão disso tudo: não adianta forçar, sabe? Quando sua mente tá cansada, e não progride, você não vai conseguir chegar a lugar nenhum se não se der um tempo, andar um pouco e tentar fazer passar isso dando pelo menos uma relaxada.

Se dê um tempo, faz um tiquinho de tudo isso que listamos aqui ou só pensa em algo que vai ser bom, relaxante e prazeroso pra você. Com certeza depois de um dia de respiro você vai ir aos pouquinhos aflorando novamente sua criatividade.

2 comentários

  • Felipe

    fevereiro 14, 2019 at 4:18 pm

    Excelente post e ótimas dicas…
    Eu também já passei por isso, e realmente não adianta forçar, as vezes só piora!
    Grande abraço 🙂

    Reply

    • Meio Julia

      fevereiro 14, 2019 at 5:59 pm

      Ei Felipe ♥ Obrigada!
      Só relaxar e deixar passar, né?

      Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *