diyblogComo preparar o conteúdo do seu blog (e você) para um novo ano

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2019/01/como-planejar-seu-blog-pro-ano-novo-1024x683.png

Um novo ano começa e a gente sempre quer começar com metas novas e aquelas promessas de organização, certo? Nada melhor que abrir um super planejamento a curto e longo prazo também para o seu conteúdo – e para você – ficarem preparadinhos esse ano.

Eu aprendi na marra o quanto é essencial para um criador de conteúdo planejar-se com antecedência sobre seu blog, canal, instagram e etc. se quer mesmo que ele deslanche e cresça.

E é assim que vai ser aqui nosso papo: eu passando minhas experiências e planejamentos para esse ano de 2019 ser um ano organizadinho pra você e seu conteúdo.

Um Planner

Fiz um título bem redundante pra não dizer “compre um Planner”, porque eu mesma respeito que cada um pode ter uma forma de aquisição ou condições pra adquirir né?

Então você pode ter um planner online, imprimir um, comprar um do seu jeitinho, DIY, etc. Mas tenha um. Bullet Journal também é uma boa, uma ótima, pra te ajudar nesse planejamento todo.

É importante que você crie tarefas e metas pros seus dias e semanas, sobre o que quer realizar, o que precisa lembrar e tudo mais. Ter um planner, uma agendinha de anotações, e um calendário – próximo item – vão te ajudar a manter tudo em ordem e saber exatamente o que você quer/queria fazer naquele dia.

Ter essas coisas anotadinhas e fazer uma checklist pra você ir ticando quando cumprir, além de te nortear muito melhor também te dá um sentimento de missão cumprida e de que você está fazendo algo bom pelo seu dia e seu futuro!

Calendário à vista

Calendários sempre perto de você pra entender onde entram seus compromissos, dias de postagem, dia de vídeo, de responder no Instagram e nos comentários do blog, etc. E tendo isso à vista você vai conseguir entender o que tem pra fazer naquele dia – ou se ele é livre – e aproveitar e se organizar melhor.

Você deve usar o calendário como seu planejamento de futuro: Coloca lá seus compromissos e tudo que você quer muito fazer naquele dia tal. Se quiser também criar uma rotina, pegue alguns dias da semana e escreva neles pra tentar cumprir isso. Por exemplo: Vídeos/posts novos toda terça e quinta. Anote “post novo” toda terça e quinta do seu calendário.

E sobre calendário editorial? Com ele você já sabe: Planeje seus posts, coloque lá como vai ficar a distribuição do seu conteúdo. Seja só para o blog, seja para o Instagram, YouTube, Facebook, etc.

O calendário editorial é importante pra você definir os dias que seus conteúdos vão sair. Diferente do calendário da sua rotina, lá é sobre como você vai planejar o que tem que fazer no seu blog ou liberar.

Então se você se planejou pra postar em tal dia um post sobre moda, você ou deve ter ele pronto pra postar naquele dia e cumprir com sua meta/estimativa, ou você se planeja mais cedo pra criar o post e soltar num horário consistente. Consistência é tudo pra um blog ir bem também.

Organize não só o blog

Como eu disse e vou continuar dizendo no post inteiro, você não vive só de blog. Você não tá por conta só de blog. Você trabalha, estuda, arruma seu quarto/casa, dorme, tem médico, compromissos, um rolê, etc. E tudo isso tem que tá em ordem pra você não se bagunçar e procrastinar o blog.

Se tudo está em equilíbrio, você acaba equilibrando seu tempo com o blog também. E uma coisa muito importante que eu quero deixar claro: Você pode ter uma rotina incrível e bem definida sem que seus dias sejam engessados e iguais.

Por isso eu estipulo horas de trabalho em vez de horário de trabalho. Isso flexibiliza muito mais meu dia, principalmente quando eu tenho um freela de Design que eu tenho que correr pra fazer, ou um médico de manhã, atrasei na academia, etc. Pense nisso.

Dias e horas “predefinidas” ajudam

Veja bem: Eu não quero que você tenha 4 horas no dia pra isso 1 hora pra aquilo, e mais 5 horas de não sei mais o quê. Com horas predefinidas, eu quis dizer pra você tirar um tempo dentro de suas prioridades e quando for possível, pra cuidar do seu blog.

E obviamente, se você define que por exemplo vai tirar 2 horas inteiras no seu dia para criar posts e organizar tudo no seu blog, você tá se programando e isso vai te dar uma visão bem melhor de como resolver as coisas do resto do seu dia.

Quando eu defino que vou programar posts e arrumar tudo pelo meu blog, estipulo uma meta de horas e tento cumprir sem distração ao máximo possível. E quando eu tenho outros compromissos no dia, eu sempre fico na consciência de que eu tenho compromissos mas tenho também que preparar meu dia para aquelas horinhas de blog que eu defini e que quero cumprir. E nisso eu vou encaixando as horas certinho pra ter tempo de fazer tudo.

Porque sinceramente, depois que eu virei home office por completo, como criadora de conteúdo e designer, eu percebi o quanto a gente diz que não tem tempo, quando é mentira.

A gente só realmente tem um péssimo hábito de ir fazendo tudo pelos cocos. Um exemplo é minha mãe: Ela arruma parte das coisas dela de manhã, faz o almoço, aí trabalha numa coisa; sai pra fazer uma feira; volta e brinca com o Logan (nosso cachorro); aí trabalha em outra coisa; arruma mais um pouco as coisas dela; vê tv… E no dia seguinte ela não faz nada igual.

Foi um exemplo praticamente real dela, mas percebe o quão aleatório é o dia dela? Ela não se planeja mesmo eu teimando com ela para que ela faça isso. Se ela definisse um horário pra feira e pra arrumação, estipulasse um tempo de trabalho e se planejasse pra seguir isso (mesmo que não fossem nos mesmos horários todos os dias), ela teria tempo de sobra pra descansar, levando nesse tempo de descanso brincar com o pet e ver suas novelinhas.

O papo foi grande mas é bem necessário. A gente só consegue ter sucesso e fazer bem aquilo que a gente organiza, dedica e se planeja para cumprir, principalmente com consistência e disciplina.

Por isso eu espero que o post ajude muito a você, para que esse ano deslanche com o seu conteúdo, seu blog e tudo mais! Ah! Me siga no Instagram e vamos ficar mais de pertinho também. E me conta: Como você começou se planejando para o blog esse ano?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *