CriativosdiyblogComo começar a utilizar o Pinterest para crescer o tráfego do seu conteúdo

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2018/12/como-começar-a-usar-o-pinterest-1024x683.png

O Pinterest hoje é responsável pela maior parte do meu tráfego na internet. E isso é maravilhoso pra mim, com certeza. Ele é uma ferramenta altamente preciosa para criadores de conteúdo expandirem seu engajamento e começarem a ter seu conteúdo notado.

Quando a gente tá no começo do nosso site, ou de qualquer negócio e conteúdo que você faça, é muito difícil crescer organicamente sem divulgar muito e diariamente. O Pinterest ajuda a isso ficar ainda melhor. Então se você ainda não usa a ferramenta, é hora de entender como começar a usá-la e divulgar seu negócio!

1. Otimize a sua conta

Desde o começo, faça a sua conta – ou a edite – pensando no branding da sua marca e focando em criar conteúdo rico e que converta visitas para os seus links. Coloque seu nome bem identificável,  crie uma descrição boa e com o SEO em dia.

As palavras chaves do conteúdo que você tem como nicho devem estar lá. E não deixe de colocar seu site na descrição. Coisas assim, que você deve ir ajustando para que as pessoas te visitem já vendo suas informações para todo lado!

2. Ative o perfil Avançado do Pinterest

Existem informações extras que só quem tem a conta de Pins avançados pode ter. Por exemplo, você vai ter acesso às suas estatísticas de suas atividades, tanto dos pins normais quanto do seu site. Para você entender tudo melhor e validar seu perfil, entre na página de Pins avançados do Pinterest.

3. Pense nas suas pastas

Todo conteúdo que você repinar vai refletir o que seu perfil ou sua personalidade lá no Pinterest é. Se você quer fazer com que seu conteúdo seja procurado e visto, quanto mais foco no seu nicho você tiver, mais você será encontrado pelas palavras chave que seu tema tem, e mais você será referência no assunto.

Um exemplo disso é o perfil Love Is Colorful. O foco é principalmente dicas para empreendedores e bloggers. Então as pastas são todas organizadas em volta desse tema. Por isso, ela provavelmente converte muito bem e é referência nesse assunto porque seu Pinterest tem um foco dedicado principalmente ao nicho.

Eu tenho um crescimento bem mais “espalhado” pelo tanto de temas que eu costumo deixar lá no meu Pinterest. Meu nicho é Criatividade, lifestyle e Inspiração hoje em dia, então eu não tenho um tema foco no Pinterest, e sim conteúdo variado. Tenho um bom retorno, mas não tão bom, confesso, quanto eu teria se restringisse meu nicho mais ainda.

Me segue lá no Pinterest! /meiojulia

E se você ama muita coisa no Pinterest, e não quer deixar de salvar, sem problemas! Você pode salvar em pastas privadas que só você vê e não atrapalham seu perfil a ficar focado!

4. Passe mais tempo pinando

Você precisa pinar mais vezes para que o Pinterest te veja como um usuário ativo tanto quanto outros usuários te percebam. Pine bastante para que seu conteúdo se espalhe por aí e seus outros pins também.

Eu hoje tento passar de 20 minutos a 1 hora por dia pinando, repinando e organizando meu pinterest. Isso pra mim é super necessário pelo fato de que eu – ao contrário do que eu ensino no post – tenho pastas bem variadas que levam o estilo mais pessoal do que focado. O que SIM me tira um pouco mais de possibilidade de engajamento.

Eu costumo desmembrar essa 1 hora por dia em intervalos que faço do meu trabalho. Coisa de 20 minutos de manhã, 20 de tarde e 20 antes de me ajeitar para ir dormir, por exemplo. E isso me ajuda a manter meu movimento vários horários no dia e perceber quais são os horários e dias que tem mais movimento por lá.

5. Atenção ao design dos seus pins

Pins horizontais são obviamente essenciais no Pinterest. Porque eles aparecem por inteiro e quanto maior mais destacado ele fica na coluna em que aparece e mais chances de chamar atenção de alguém. Mas tem que ter muito bom senso no tamanho que irá usar: Normalmente pins muito grandes são infográficos, guias rápidos e coisas com bastante conteúdo para se passar ali logo na foto. Nada de colocar o título de um post seu no meio de uma imagem gigante, ok?

Mas é muito importante que você faça imagens que tenham um design bem feito ou invista em algumas imagens, seja unitário ou parte da sua identidade visual. É necessário que você capriche nas imagens porque no Pinterest tudo é muito visual.

As pessoas mais escaneiam o que está acontecendo do que reparam em si, então deixe as imagens bem sucintas e passe a mensagem nelas da maneira mais chamativa e simples possível. Imagens com bons detalhes engajam mais, e imagens melhores editadas também. Mas isso não é uma regra. Use sua criatividade e esforços para isso!

E eu tô me especializando como designer, YAY! Se você precisa de serviços de identidade visual, branding e logo, redes sociais e/ou alguma assessoria e ajuda com o Pinterest, entra em contato comigo, peça um orçamento ou uma ajudinha!

Espero que o conteúdo desse post seja o bastante para você se animar e engatar a primeira marcha lá no Pinterest. A rede é realmente muito querida pra mim e me traz benefícios incríveis na hora de divulgar e cuidar do conteúdo do blog.

Já começou a usar o Pinterest? Siga meu perfil por lá também!

Foto: Unsplash

Um comentário

  • Ella Jardim

    dezembro 19, 2018 at 10:44 pm

    Ótimas dicas!!
    Eu comecei a divulgar lá sem levar muita fé, mas via tanta gente falando que decidi tentar (não custa nada, né?).

    Meninaaa, to chocada com os resultados!
    Meu tráfego aumentou muito mesmo!!

    Isso tudo seguindo essas suas dicas <3

    Então quem estiver lendo esse comentário também, SIGAM TODAS AS DICAS DO POST QUE DÁ CERTO SIM!!!!

    :')

    Beijão,
    Ella J.

    Reply

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *