Como começar um novo hábito?

Eu tô nessa luta criando novos hábitos para ter uma vida mais saudável e com mais bem estar. E a parte mais difícil é literalmente criar os bons hábitos e retirar de vez hábitos ruins da vida. Chega a ser desgastante pra mim principalmente pelo fato de eu procrastinar ou ter recaídas demais. Mas o importante é que eu continuo tentando. E uma hora isso se torna um hábito.

Com isso, todas as coisas que eu estudei e que tem adiantado para eu conseguir agir mais e falar menos – e principalmente não ficar adiando essa disciplina – eu quis compartilhar aqui em um post. Não só porque eu tô fazendo isso para mim, mas porque muita gente passa por isso e é normal acontecer.

E então, o que a gente precisa fazer para começar a criar melhores hábitos?

LEVANTE-SE E ARRUME A CAMA

Um primeiro sinal de disciplina e hábito. Mas não só isso, levantar-se da cama e arrumar ela é sinal para o seu corpo de que acabou o soninho e é hora de viver o seu dia. Depois disso vá se alimentar, ajeitar suas coisas e começar o seu dia.

UM DE CADA VEZ

De que adianta você tentar aprender um hábito se além dele tem mais 5 para você aprender?

É absurdamente importante que, se você tem dificuldades para começar hábitos ou procrastina muito as coisas, faça uma coisa de cada vez. Isso põe o seu cérebro num foco melhor do que se dividisse em vários focos. Tente aprender por pelo menos um mês inteiro o hábito que quer. Depois desse tempo, você já vai estar acostumando e só precisa se esforçar para não vacilar mais. Depois que você se sentir seguro, aí sim, comece outro hábito.

DISCIPLINA E FORÇA DE VONTADE SERÃO IMPORTANTES

Eu sei como ninguém o saco que é procrastinar uma coisa que quero muito. Me sinto idiota e impotente. Mas já que quero tanto, porque faço isso? Porque é fácil adiar.

E é por isso que a força de vontade e disciplina precisam ficar à frente dos seus interesses sobre outras coisas. Porque se você quer mesmo, mas a preguiça tá ali te impedindo, você tem que se forçar a isso. Sim é chato pensar que você tem que ficar fazendo à força. Mas a lógica é simples: Se você quer muito, e se força a fazer isso, no fim das coisas fica satisfeito por dar mais um passo. Se você procrastina e pula esse processo, você se sente impotente e mal por não ter feito, promete tentar de novo no dia seguinte e segue um ciclo de mal estar horroroso. Qual é melhor?

Eu aprendi isso quando entendi que ter o hábito de acordar mais cedo, em conjunto com fazer exercícios. A sensação de fazer o dia render é ótima. A sensação pós treino também é maravilhosa.

Também estou estudando sobre como ter uma alimentação mais saudável. Isso também contribui muito com meu ânimo e disciplina. A sensação de cumprir duas coisas que eu queria muito mudar, não tem nem preço. E é isso que temos que levar em conta toda vez que queremos criar um hábito.

TER UMA RECAÍDA? TÁ TUDO BEM.

Tava num ritmo legal e de repente desandou por um dia? Tá tudo bem, é claro. Quem é que não faz uma dieta super restrita e se pega comendo algo que queria muito e que era gostoso algum dia? O ruim é se sentir culpado por um dia só. Mas pior ainda é não tentar mudar/sair dessa recaída no dia seguinte.

Atitude, disciplina, força e vontade. Tudo isso vai ser essencialmente importante por um boooom tempo pra você tornar uma atitude/rotina um hábito.

Salve esse post no seu Pinterest!

MAS QUANDO SE TORNAR HÁBITO AS COISAS MELHORAM

Hábito é aquela coisa que você faz sem nem pensar. Que você não precisa medir esforços. É por isso que a gente busca os hábitos: Pra que tudo que a gente se esforça demais pra fazer no começo, deixe de ser algo mecânico e passe a ser algo automático.

Se você tem muita vontade de começar um novo hábito, como ler um livro, se exercitar, sair com seu cachorrinho novo na família, etc. coloque um alarme. Coloque lembretes, se esforce. Separe um tempo do seu dia para ler um capítulo. Apenas um capitulozinho por dia. Isso já será o suficiente para daqui a um tempo você sentir até falta quando não fizer. E principalmente, gostar dessa rotina.

Vamos criar bons hábitos juntos?

Meio Julia

22 anos, Criadora de Conteúdo e Designer. Sonhadora e caprichosa. Fã de Guardiões da Galáxia, Disney e mais uma tonelada de coisas da cultura pop/geek. Adora massas, ama games e seu blog. Sonha em um dia morar no exterior. Um dos seus maiores sonhos é conhecer a Italia, com seu amor.

2 comments

  • Arrumar a cama quando acorda rs uma coisa muito rara pra mim kkk tenho que melhorar nisso

    • Eu também tinha uma preguiça colossal de arrumar a cama quando levanto. Mas eu resolvi fazer isso mais vezes e funciona. É como se eu fechasse a chance de dar uma deitadinha e atrasar/adiar as coisas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.