Entender como o Instagram funciona e como a gente pode ter espaço pra fazer nosso negócio ou blog crescer nele, é mais que um desafio.

A gente sempre tenta várias estratégias e estuda o máximo que pode – ou pelo menos deveríamos estudar – e ainda assim é difícil crescer. E mais: eu recentemente vi muito influenciador reclamar sobre seu engajamento e a entrega de suas fotos para as pessoas. O que é comum para quem é pequeno por lá, principalmente. Acabou que li uma notícia sobre o Instagram e seu algoritmo, e resolvi que era um ótimo conteúdo para postar aqui.

A notícia afirma como é o funcionamento do algoritmo do Instagram e o porquê de não pensarem em colocar novamente postagens em ordem cronológica. Falando sobre a cronologia, a lógica de isso não acontecer (lembrem-se, tudo isso é de acordo com as afirmações do próprio Instagram, dito na notícia) é que você passa a ver menos as postagens de seus familiares e amigos, do que na configuração atual. Uma lógica de 50% amigos e família e 50% outros users. Nessa configuração atual, você consegue ver 90% do conteúdo de seus familiares e amigos.

Eu considerei neste caso que “familiares e amigos” consta como as pessoas que eu mais gosto no Instagram. E é super certo dizer isso. Até porque muitas vezes eu nem vejo o (pouco) conteúdo da minha família – sorry. É certo dizer isso porque logo depois ele conta a lógica do algoritmo. E eu vou explicar ela à minha maneira.

COMO O ALGORITMO ATUAL FUNCIONA?

A lógica é simples, apesar de ter seus prós e contras. Todo usuário tem seu conteúdo escolhido por ele mesmo. Ele vai ver primeiro o que ele mais gosta. Quanto mais ele está em contato, conectado e interagindo com um perfil, mais esse perfil aparece para ele. E da mesma maneira, mas inversamente, quanto menos ele interage, curte e conecta com um perfil, menos ele irá aparecer na home do Instagram.

Também existe o fator de que alguns users são vinculados ao Facebook. Então é bem provável que, o Facebook sabendo que são familiares lá, o Instagram também vai apurar esse detalhe.

E para finalizar, se você segue muitas pessoas o conteúdo vai variar mais. Isso quer dizer que mesmo que tenha pessoas com tendência a aparecer mais para você, o conteúdo vai ser variado, e você não vai ver coisas repetidas o tempo todo.

E eu, um pouco lerda, já tinha essa lógica na minha cara mas não sabia explorar ela ou comprovar isso aqui pra você. Entenda: Eu adoro o perfil da Viih Rocha no Instagram, e eu adoro apoiá-la. O mesmo com a Bruna Vieira. Por isso, quando eu abro o Instagram… PÁ! Viih e Bru sempre estão em primeiro caso tenham postado alguma foto que eu ainda não vi no tempo entre o tempo que eu saí do Instagram pela última vez e o tempo que entrei novamente.

Mas, como eu sigo muitas pessoas, eu não vejo foto delas uma seguida da outra, e nem mesmo o tempo todo. Elas estão bem distribuídas e acho outras fotos – mesmo que postadas no mesmo dia – intercaladas com outros perfis que eu também gosto de acompanhar.

Resumindo: Enquanto e o quanto mais as pessoas interagirem com você, mais você vai aparecer para essas pessoas na home. E, lógico, quanto menos interagirem, pra menos você aparece.

Agora os vídeos não são mais favorecidos em relação às imagens em termos de alcance no Instagram. O alcance dos vídeos e das imagens será o mesmo.

Perfil de negócios não tem menos engajamento que o perfil normal. Você pode usar seu perfil de negócios e usar o analytics feliz da vida.

Shadowban não era um banimento do Instagram. Pelo que foi dito, isso é absurdo. Existem bugs no app que fazem ás vezes a pessoa realmente não aparece nas hashtags de vez em quando. Use seu limite de 30 hashtags de forma inteligente, que você irá sim aparecer nelas. Ou na maioria.

DÁ PRA LIDAR COM ESSE ALGORITMO?

Eu, pensando positivo, penso que sim, dá pra lidar. Mas isso tudo depende não só de que eu dê alguma dica pra você, mas também que você estude o seu próprio Instagram e seu público para que você tenha suas vertentes dentro de qualquer dica sobre Instagram.

No próximo post/vídeo que eu puder, eu vou trazer para você um pouco mais de como você pode tirar vantagem desse algoritmo para o seu perfil de blog/negócio. Isso é importantíssimo de entender para que a gente possa tocar nosso perfil naquela paz de que tá fazendo a coisa certa e ver resultados. Porque eu por exemplo, tô cansadíssima de ver meu engajamento baixo. Entendendo mais sobre o algoritmo, eu consigo compreender porque tá tão baixo, e quero pra já mudar como essa situação tá lá no meu perfil. Bora?

Aproveita pra seguir o canal! Seu apoio é importante ♥

Write A Comment