De vez em quando o seu mini apartamento não é por escolha e sim por ser a condição possível do momento. E é absurdamente compreensível. E claro, tem quem ame o seu cantinho e seja ele apertado ou não, é aconchegante o bastante pra viver uma vida boa e cheia de amor.

Hoje, muuuita gente tá se mudando, vivendo sua vida independente, viajando, investindo, estudando… E é bem comum existirem apês pequenos ou lofts pequenos num preço mais razoável do que outros, e que, lógico, é o que muita gente escolhe – e pode – investir.

Por isso, lá vem mais um post da série de posts sobre espaços e versatilidade, para inspirar todo mundo a viver e amar suas casinhas e enfrentar seus objetivos da melhor maneira possível. Dá sim pra fazer seu apêzinho ser muito confortável e viável, seja você morando sozinho ou acompanhado, e aqui tem algumas ideias pra isso melhorar!

Um exemplo simples e meu favorito, hehehe: Sobre aproveitar de um móvel criativo para otimizar o espaço da sua casa e população. Lá fora é muito comum quartos compartilhados terem camas beliche que são compostas por cama de casal e cama de solteiro. E elas são realmente incríveis para a economia de espaço e garantir também que todo mundo tenha seu espaço de dormir.

Depois de pesquisar bastante, descobri que tem essa cama aqui no Brasil – e eu quero uma – e só vende em um lugar. Na rede da Mega Mobília. Os móveis são exclusivos da rede até então e eu tenho me interessado muito por ela por compartilhar quarto com minha irmã.

E para melhorar, meu namorado só não dorme na minha casa porque não tem espaço. Por isso, o Beliche chega a ser uma opção absurdamente óbvia pra mim. Questão de espaço, beleza e praticidade.

Ideias de decoração para o seu mini-apartamento 0

Foto: 1 | 2

E pra adicionar, uma coisa que pesou muito na minha decisão é que quando eu estiver me mudando, minha irmã pode separar as duas camas – sim, elas se separam e funcionam normalzão – e ficar com a de casal para o seu agora/futuro quarto de filha única da casa. E vender a cama de solteiro. Se isso não é custo x benefício nem sei o que é.

Outra coisa que eu ficou bastante comum para lugares tanto grandes quanto pequenos é o conceito aberto. O tal conceito faz milagre em qualquer ambiente desde que a pessoa goste disso. Muitas vezes ter paredes separando cada ambiente da sala, cozinha e sala de jantar faz com que tudo fique bem miudinho e haja menor aproveitamento de espaço.

Então é absurdamente válido adotar o conceito aberto seja sua casa espaçosa ou pequena. Mas como estamos falando de apartamentos pequenos, a ideia é alugar/ter um espaço sem muitas paredes entre a cozinha e a sala. Uma maneira de fazer seu mini apartamento ser mais funcional e ter aproveitamento de espaço é fazer bancadas ao invés de mesas. Ou até mesmo acoplar uma mesa pequena à sua bancada para aproveitar os dois. Uma meia-parede entre a cozinha e a sala já pode lhe render uma bela bancada!

Foto: Pinterest

Cores claras e espelhos trazem também luminosidade e ilusão de maior espaço respectivamente. Usar cores escuras em um apartamento pequeno, pode ser sim a sua opção, seu gosto. Mas cores mais claras, principalmente o branco, podem trazer a luz e refletir em todo o ambiente. Isso além de manter tudo iluminado e economizar energia vai trazer amplitude para o seu olhar. E dá sim para ter uma casa aconchegante mesmo com estilos claros e mais mínimos.

Ideias de decoração para o seu mini-apartamento 1

Foto: 1 | 2

Ter menos móveis, objetos e tralhas ao redor da sua casa também vai ajudar significativamente a ampliar o seu espaço. Tudo isso porque se você já tem um apê ou uma casa pequena, qual é a lógica de apertá-la mais ainda com coisas que não sejam TÃO necessárias? Use e decore apenas com o necessário a sua casa.

Como exemplo, você não precisa enfiar dois sofás grandes dentro da sua casa só porque achou bonito. Normalmente para o número de pessoas que vivem no lugar, – que normalmente são duas ou apenas uma pessoa – um sofá grandinho de três lugares já basta.

Eu também já dei outras dicas sobre espaço pequeno, então pode ter algumas dicas importantes para você absorver, confere aí:

Mobília versátil e criativa para uma decoração mais prática
Decor em espaços pequenos: aproveitando cada espaço ao máximo

Foto: Pinterest

Se você gosta muito de decorações e não quer abrir mão dos objetos decorativos, invista em estantes e nichos. É uma opção inteligente principalmente se você os colocar em lugares visíveis mas que não atravancam o ambiente, ou pelo menos numa altura que não incomode você a transitar. A solução com as estantes e nichos é ótima até mesmo para armazenamento de coisas importantes.

E para finalizar, um requisito muito importante para procurar soluções boas para a sua casa: Seja criativo e não deixe de se inspirar e pesquisar! Uma coisa que vai ser muito óbvia mas eu vou falar, é que mesmo vendo algumas dicas por aqui, você não vai conseguir informações que se encaixem perfeitamente na sua situação tão fácil. Até porque, cada um tem o seu cada qual não é?

Foto: 1 | 2

Por isso, não deixe de procurar soluções dentro de você mesmo, de como aproveitar o espaço ou arrumar alguma decoração na sua casa com um toque seu para trazer mais praticidade e boa convivência.

O que mais me deixa feliz em fazer essa série de posts sobre espaços pequenos, é pensar que tem tanta gente investindo em seus cantinhos e em uma vida nova. E que eu também vou no futuro estar entre essas pessoas, e tô aqui compartilhando o conhecimento que eu terei no futuro! Criar conteúdo é incrível, e eu espero que sua casa também fique, depois dessas dicas!

Que soluções você já criou para a sua casinha?

Write A Comment

Pin It