Fazer um blog me fez muito mais que “blogueira”

“Mas a cada novo aprendizado ou a cada novo post, um frio na barriga. E é isso que a gente quer pra nossa vida né? Mais coisas que nos dão frio na barriga.”

Quando eu decidi criar um blog eu só imaginei que mudaria uma coisa em mim: Que eu teria um blog para cuidar a partir dali a diante. Mas a gente sempre se surpreende com toda lição, aprendizado e mudança que podemos ter na nossa vida.

É engraçado que quando pensamos em algumas coisas ou fazemos escolhas, a gente não faz ideia no caminho que vai ser aberto para nós. A gente não para pra pensar e imaginar o que pode acontecer. Mas mesmo se parássemos, não poderíamos adivinhar. Mas sempre que você toma decisões, coisas mudam e acontecem. A gente muda.

Acaba que fazer um blog fez de mim só blogueira. Aprendi muita coisa. Me tornei muita coisa. Amadureci muita coisa. Tanta coisa eu desenvolvi e mudei, sabe? E quem disse que eu sabia de tudo isso quando tava fazendo lá meu blog em 2016? Nem sonhava.

Encontrei um novo propósito

Eu não sei vocês, mas eu já quis ser muita coisa na vida. Arquitetura, designer de interiores, psicologia, biologia, design de games, fotografia… Mas no fundo não era o que eu queria ser, de verdade, sabe? No fundo era tudo uma dúvida. É só porque convém ao que eu fazia no dia a dia. Amo The Sims por exemplo. E amo decorar. Daí a influência de arquitetura e interiores.

A única coisa que sempre tive certeza, é de que eu amava a internet. Eu adorava criar, conviver e escrever qualquer coisa nela. Eu até tive sim um blog no passado, só que de tutoriais para o editor de fotos PhotoFiltre Studio (relíquia). Ele não existe mais. Se eu tivesse feito um blog a ver com lifestyle naquela época, eu poderia estar bem longe do que estou hoje.

Mas sabe… Eu não me arrependo de que ele tenha sido feito só hoje. Eu mudei muito e todas essas mudanças foram essenciais para eu me encontrar. Para formar meu caráter e conhecer as pessoas que eu precisava conhecer antes. E ter um blog é incrível pra mim hoje. Eu sinto que posso fazer diferença. Que posso compartilhar do que eu sei e do que eu sinto e vão ter pessoas que se identificam com isso.

(Re)Descobri minha possível carreira/rumo profissional

Como deu para perceber ali em cima, eu sempre gostei de editar fotos. Na época do Orkut eu tava lá num fake (você teve? Me conta!) fazendo banners e edições com fotos dos meus ídolos e era cada edição linda pra época, sabe? E eu não ganhava nada com isso. Era um hobbie, passa-tempo.

Mas pensando nesse passado, nunca antes havia me tocado que Web Design, Programação, Design Gráfico, etc. poderiam ser meu rumo desde o início. Precisei quebrar a cara pra tudo “que eu queria ser” para perceber que nada disso eu queria ser, entrar em crise, fazer um blog, editar as coisas pro meu blog, querer fazer um layout do meu jeito, perceber que eu deveria aprender a fazer meu próprio layout e… “Cara eu sempre tive o destino de mexer com design, como sou lerda!”

E assim comecei meus cursos, meus estudos e meu primeiro layout. E claro, tenho uma amiga foda pra caramba pra me ajudar e me aturar quando meus códigos dão tudo errado. Mas a cada novo aprendizado ou a cada novo post, um frio na barriga. E é isso que a gente quer pra nossa vida né? Mais coisas que nos dão frio na barriga.

Abri espaço para o conhecimento diário

Para melhorar tudo que eu puder em meu blog, minha escrita, engajamento, conteúdo e etc. eu sempre pesquiso e estudo muito. O Pinterest sempre foi um grande amigo para essas pesquisas. Eu consigo achar também muitos artigos para me ajudar a melhorar em tudo em meu blog.

Depois que percebi que quanto mais eu aprendia, lia e praticava, mais o MJ ganhava um melhor desempenho, resolvi fazer disso uma rotina. Eu resolvi que diariamente eu procuraria praticar ou aprender algo sobre blogs, leitura e escrita, redes sociais ou design, por exemplo. E isso me faz um bem que você só tem ideia quando/se faz o mesmo no seu dia a dia.

Comunico e escrevo melhor

Continuando aquela história sobre prática e estudos: Minha escrita é infinitamente melhor agora do que quando eu comecei. E gradativamente eu vou aprendendo a me comunicar melhor com vocês. Sobre a comunicação, isso se tornou mais importante, visível e necessário nas redes sociais como meu Instagram e no YouTube por exemplo. E toda essa melhora só me bota mais positiva de que ainda tenho muito mais a crescer.

E é isso gente. Melhorar sua habilidade em alguma coisa é praticando. Você pode aprender lendo ou em cursos, mas a prática é o que faz você entender qual é o seu estilo de fazer aquilo. É como cozinhar. Você pode aprender os passos de como fazer um brigadeiro e dizer que sabe. Mas você só aprende o ponto e a textura que você gosta dele quando você vai lá e taca os ingredientes na panela, fazendo por si mesmo.

Gosto e sei mais sobre moda e beleza que antes

Eu sempre fui de gostar muito de moda. Desde pequena eu vestia as roupas na minha mãe e brincava que eu era uma madame muito estilosa. Mas cresci e me perdi um tiquinho disso. Quando eu tive minha primeira ideia de virar criadora de conteúdo, eu queria ter um canal de games (e isso continua aqui no meu coração, um dia faço). Mas quando conheci alguns bloggers como a Niina e Camila Coelho, eu tive aquela epifania louca de que eu devia fazer mesmo é um blog.

E essa foi minha oportunidade de voltar a ter contato com a moda e beleza. Eu realmente gostava de criar esse tipo de conteúdo e hoje não me vejo parando de falar sobre. Só tenho a evoluir, sabe? Comecei até mesmo a considerar estudar moda algum dia, no futuro. Apesar de não aparecer muitos looks aqui no blog – culpada – eu amo mesmo aprender sobre moda e quero melhorar isso.

Me sinto boa amiga para alguém – e encontrei uma boa amiga

Encontrei minha paz quando fui mais seletiva com amizade. Aprendi o que é realmente amizade quando desconstruí toda aquela ideia de que a quantidade seria uma qualidade em quesito de amizades para mim. Quanto mais meu blog foi avançando, mais pessoas que considerava amizade deixaram de aparecer, e mais apareceram pessoas do mundo da blogosfera para me apoiar.

Um belo dia tentando personalizar o código do meu layout do blog, me deparei com um blog de tutoriais que oferecia que você entrasse para um grupo de blogs no Facebook. Sem muita pretensão, entrei nesse grupo e vi de cara muito carinho. Conheci a dona do grupo que inclusive era a dona do blog onde procurei o tutorial. Conversamos bastante e a gente foi dando gargalhadas para o quão absurdo era o tanto de coisa que tínhamos em comum.

A Lariz do blog butlariz é uma amiga e tanto pra mim. A gente troca experiências, broncas, apoio, dicas, insights, coisas do nosso dia a dia… Tudo. E por mais incrível que pareça, ela depois do meu namorado é a pessoa que eu mais converso todos os dias. Ela me põe pra cima, e eu também tento ser sempre guia pra ela nos momentos que ela precisa. Ela me acalma, me fala a verdade na cara quando precisa e sabe… Eu não poderia pedir pessoa melhor pra viver comigo.

Um dia eu ainda corro em São Paulo pra gravar vários vídeos com ela. É da mais pura necessidade da vida. E eu espero todo sucesso do mundo pra ela. E pra mim também. Porque a gente diz sempre que vamos ficar ricas juntas kkk ♥ Qualquer palavra que eu diga aqui pra expressar o quanto eu sou grata por ter ela na minha vida ainda não é suficiente.

Amadureci e me tornei uma pessoa melhor

Ter um blog não foi só para meu lado profissional, hobbies, disciplinar ou de estudos. Ele também me afetou como pessoa. Eu fui formando cada vez mais a minha personalidade e aprendendo a trazer as melhores versões de mim à tona também graças ao blog e à minha vida com meu namorado (que inclusive foi quem me ajudou na decisão de criar um blog).

Eu sou muito mais compreensiva, responsável e madura hoje. Aprendo cada vez mais sobre o que é o árduo trabalho e sobre compromissos. E eu tenho muito orgulho do que eu fiz até aqui, seja lá como for a velocidade em que meu blog está crescendo. Meu esforço está aqui, e só vai aumentar. Esse ano eu assumi isso, abri mão de muita coisa, e isso me tornou ainda mais madura. E esse blog com certeza vai ir bem. Amém.

Me tornei mais empática à influenciadores

A fachada do Instagram por exemplo não é motivo para você julgar alguém. Tanto quanto não é certo você sentir que deveria ser igual a alguém e ter seu estilo de vida. Você não faz ideia do que pode estar ali por trás das câmeras. O que essa pessoa passa e o que é verdade ou mentira. Não julgue sem saber ou ser empático, sabe? Pensa um tiquinho antes. Muita gente se esforça muito no perfil pra trazer valorização pro seu trabalho.

E eu passo por isso hoje. É muito difícil agradar as pessoas sem “apelar” ou ser uma modelo linda maravilhosa esculpida por anjos. Mas tem tanta gente trabalhando duro no dia a dia pra deixar tudo lindo sabe? Erros acontecem (e muito). E como todos nós somos humanos, a gente vai aprendendo é com os erros. Hoje espalho mais amor, apoiao mais, mesmo nas pequenas coisas alguns trabalhos que admiro, e julgo muito menos.

Tem muito mais que eu aprendi com o blog. Coisas que eu também nem consigo descrever talvez. Tudo isso aqui me fez muito mais completa, feliz e responsável. Eu tenho no meu coração o MJ como um cantinho muito importante. Tornar isso meu trabalho foi uma das decisões mais gostosas que já tomei. De dar frio na barriga. Tudo que o blog acabou influenciando para eu decidir são coisas importantes para mim.

Eu sinto que daqui pra frente tanta coisa boa está por vir. Um dia espero voltar aqui nesse post e poder afirmar que valeu a pena cada segundo gasto produzindo tudo para o blog crescer.

Que escolha da sua vida fez mais por você do que você imaginava que faria?

Meio Julia

22 anos, Criadora de Conteúdo e Designer. Sonhadora e caprichosa. Fã de Guardiões da Galáxia, Disney e mais uma tonelada de coisas da cultura pop/geek. Adora massas, ama games e seu blog. Sonha em um dia morar no exterior. Um dos seus maiores sonhos é conhecer a Italia, com seu amor.

6 comments

  • MIGAAAAA, QUE AMOR DE POST ♥ Meu, parece que foi escrito por mim sabe? Me identifiquei com praticamente tudo, e não poderia ser diferente né? Já que a gente combina em TUDO kkkkk Eu amo essa nossa foto, e fiquei mt feliz por tudo o que você falou, e saiba que é completamente recíproco. Você também é a pessoa que eu mais converso depois do meu namorado, e sua amizade é extremamente importante pra mim. A gente tem muito que se encontrar, tirar várias fotos, gravar vídeos, tem que acontecer e VAI acontecer.

    Eu adoro esse tipo de post que faz a gente refletir, e eu sempre vejo o quanto a minha vida mudou completamente e passou a girar em torno do blog, as vezes não literalmente, mas 90% das coisas do meu dia a dia não seriam como são se eu não tivesse criado o butlariz. Como pode né? Você já arrasa muito, e é muito lindo ver como você sempre busca melhorar, evoluir, não só crescer em números sabe, mas crescer mesmo… na vida, no aprendizado, nas habilidades. Você me inspira muito, e poder ver de perto essa sua vontade de conquistar o mundo me faz muito querer conquistar também. E mais, você me faz sentir que eu posso. Eu não tenho dúvida nenhuma de que na nossa geração de blogueiras, você é a melhor, e sei que muito em breve muito mais gente vai te conhecer e vão concordar comigo ♥

    Amo você miga!

    • Vai acontecer sim miga ♥ se não acontecer eu acabo com esse mundo.
      E sim!! Muita coisa que eu faço envolve tanto o meu blog. Tanta coisa mudou tanto por causa dessa decisão e continua crescendo e mudando. Você também é minha inspiração miga. Tô sempre junta de você e quando a gente fica sem se falar mt tempo parece q meu dia ta errado kkkkkkkkkk Mas você pode miga. Já se esqueceu que a gente vai ficar rica juntas? Empresárias mais influentes brasileiras vai ser nossa manchete na tv algum dia kkkkkkk Amo você também! Vamos andar no recreio sempre juntas. ♥

  • Me identifiquei bastante com esse post, sobre web design e criar seu próprio layout também tenho muita vontade de aprender, mas aqui onde moro não tem estrutura de ensino para isso, é uma cidade pequena, queria saber como posso aprender isso online.

    • Poxa Raissa, é uma pena que pra isso não exista estruturas aí, mas veja bem, toda a minha formação em web design e programação foi feita online! Eu recomendo demais que você procure por cursos lá na Udemy. Meu primeiro curso foi do Cursos IAG, fiz web design por lá. Já o Php, javascript, bootstrap e muitos outros tipos de programação front e back end eu completei com o Udemy. Direto tem promoção por lá e os cursos ficam muito em conta pra você aprender. ♥

  • É exatamente isso que sinto após criar meu blog, é incrível como a gente muda na medida que vai levando ele mais a sério. Adorei seu post e o seu blog por completo!

    • Não é? hoje eu me sinto realizada e meu blog é parte de mim, real!! Ahhh que bom que você gostou ♥

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.