Entrando no Mundo das Flat Lays

Entrando no Mundo das Flat Lays

Uma das coisas que muita gente anda fazendo no mundo das fotografias, é a produção de flat lays. Seja pelo amor, necessidade, profissão, detalhes, exibição de produtos, ou para dar aquela organizada no feed do Instagram, muita gente faz hoje em dia.

Eu comecei a gostar muito delas pelo fato de ser incrível para produzir fotos tanto para o blog quanto para as redes sociais. Tem aquele momento que queremos mostrar um produto ou algo favorito da vida. Detalhes de um look que ainda não vestiu ou de objetos do dia a dia que queira compartilhar. Estilizar isso como uma flat lay resulta numa foto incrível mesmo quando você não tem a melhor qualidade de câmera.

Tem quem viva muito disso, e dedique-se só a fazer flat lays. É um tipo de fotografia que eu acho incrível e muito importante. Por isso, quero ensinar para você que não sabe o que é uma flat lay e também compartilhar alguns exemplos e meus perfis/criadores favoritos desse tipo de conteúdo.

O QUE SÃO FLAT LAYS?

Flat lay nada mais é do que o design de detalhes em uma superfície estilizada, bem retinha. Ela pode ser composta por camadas, degraus, detalhes de várias texturas, várias cores… O importante é que o layout/posição dessa foto seja “flat”. Ou seja, reto. Tirado bem de cima.

Uma das coisas que eu amaria fazer, é ter uma boa câmera para produzir esse tipo de fotografia. Hoje em dia elas são muito úteis e valorizadas, e por isso, é legal quando conseguimos achar pessoas que já investem neste tipo de produção (1 2 3). Pode ser um bom hobbie e bem lucrativo.

Mas além de quem trabalha produzindo flat lay e tornando rentável, tem quem faça as fotografias estilizadas pelo capricho ou para criar conteúdo na internet, por exemplo. Como os influenciadores.

Há alguns perfis do Instagram que eu sou apaixonada e acompanho as atualizações. E não é um tipo de perfil incomum de se ver. Dos meus favoritos, o perfil da blogueira de Fashion Coolture que é o @coolflatlays, a @hullymood e @whatshepictures são os que mais vejo atualizações. Mas um lugar onde eu junto inúmeras das fotos estilizadas em flat lay que eu gosto, é na minha pastinha lá no Pinterest.

COMO FOTOGRAFAR UMA FLAT LAY?

Você deve encontrar uma boa superfície, seja a sua cama, uma mesa, uma cartolina, uma bancada, etc. Mas se esforce para ter uma boa luz, principalmente se for natural. Flat lays são feitas para exibir as coisas que você está pondo na foto, e elas se chamam flat por um motivo: Você precisa tirar de cima, na maioria das vezes, uma voto reta.

Não é que você não deveria tirar fotos em outros ângulos. É só que ela deixa de ter a identidade de flat lay. Mas uma coisa boa é, você pode variar tudo dentro da foto. Colocar os objetos em lugares diferentes, mudar um pouco a composição, misturar e variar as cores… Use a criatividade.

Eu estudo mais do que pratico a arte das flat lays e pensei em trazer futuramente para vocês um tutorial completo e mais dedicado sobre isso. Eu adoro fotografia, só estive procrastinando mais do que gostaria. E agora eu tomei juízo e estou praticando pra poder trazer aqui para o blog.

Mas o bom das flat lays é que você pode tirar com seu celular também. As câmeras de hoje são ótimas e você consegue capturar uma foto com muita qualidade. É claro que existem lentes que dão um efeito e um foco incrível para as fotos. Mas isso fica pra outros posts, vamos focar no que você pode aprender e fazer.

Flat lays são simples e dependem da prática. Com o tempo você vai ficando com um olho mais treinado para entender o que falta aqui e ali e como os objetos e a composição devem ficar. Se você faz uma ótima composição, pode ser que nem precise de uma câmera pro maravilhosa carérrima.

E fazendo esse post eu também aprendi muito. Eu gosto do sentimento que essas fotografias passam e elas são absurdamente úteis para o meu trabalho aqui no Meio Julia. Espero que você aprenda bastante com o post e que eu possa trazer em breve mais conteúdos do tipo para você.

Você gosta de ler sobre fotografia aqui no blog?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *