Eu tentei. Juro, sempre tento. Ter feed organizado é uma arte, e você não ter talento para essa arte faz parte.

Já tentei várias vezes organizar o feed para me encaixar ao padrão dos perfis do Instagram. Até tentei fazer um feed mais clean. Mas não deu certo. É que eu sempre tinha uma foto ou outra incrível que eu queria postar que desandava todo o esforço e processo.

Se você é adepto do feed organizado, saiba que isso não é uma crítica. Isso é um desabafo e eu como uma ótima cidadã que se preze – e que os outros deveriam tomar como exemplo – respeito as escolhas e opiniões de cada um tanto quanto espero respeito. Na verdade, eu admiro bastante. Depois de me frustrar porque não consigo fazer o que você adepto, consegue, eu resolvi contar sobre o meu caso nesse cenário.

Uma das coisas que as pessoas fazem para organizar seu feed, é pensar nele antes de tirar uma foto. Pra mim, isso perde totalmente o tesão daquele momento incrível que eu vi um pôr do sol maravilhoso, ou uma árvore florida, um momento só meu…

E a partir do momento que a foto vira uma coisa que eu tenho que pensar lá no meu Instagram, as coisas mudam. É como se eu me deparasse com algo incrível, ficasse eufórica para tirar a foto e ao tirar ela eu ficasse decepcionada porque ela não vai poder ser compartilhada. Tudo isso só porque ela não se encaixa na estética do meu feed do Instagram.

Cadê a beleza da espontaneidade? Aquela foto de “vi isso e lembrei de vocês” ou “tirei essa foto porque achei lindo”. É algo que eu sinto. Quando eu sou obrigada a não postar uma imagem que eu realmente gostaria de postar, eu perco a graça. A coisa toda deixa de ser algo por amor e começa a ser só uma neura pra ficar encaixada com o resto da sociedade.

E eu não tô criticando qualquer foto que não seja espontânea. Quem é que não gosta de uma pose? De uma sessão de fotos? Aquela flat lay do seu café da manhã lindo? Todo mundo gosta e também é importante compartilhar quando você dá duro numa produção. Eu adoro fazer algumas fotos bem feitas, muito bem produzidas. Aquela foto bem caprichada pra dar orgulho mesmo.

O que eu estou dizendo é sobre o fato de eu ficar presa a não compartilhar as outras fotos que tiro, no meio da correria do nosso dia. E tudo isso só porque ela não tá branquinha. Porque ela não tem nada a ver com nosso feed.

Esse é um texto, um desabafo, um grito de libertação. Eu realmente espero que meu Instagram cresça tanto quanto minhas outras partes onde ponho amor. Mas quero que cresçam por ter quem goste do que eu faço, e porque meu conteúdo é bom. Isso, tendo ou não aquele feed impecável tão padronizado quanto os azulejos da casa da nossa vózinha.

Eu não vou dizer que dessa água não bebereis, porque vai que bebereis né. Já tentei muito e cansei. Eu quero meu Instagram com um conteúdo legal para vocês acompanharem o que acontece no Meio Julia e um pouquinho de mim. Mas eu quero mostrar tudo que eu sinto vontade.

Eu admiro quem tem o feed super organizado. Conheço quem goste, e faça muito bem – alô Supimpa Girl – e eu sou apaixonada pela dedicação, criatividade e carinho que estes tem com o feed. Mas, o que eu quero ressaltar de verdade com isso tudo é que, não é porque eu ou outros não organizam o feed que não existe carinho e dedicação ali. Ambos os casos podem por muito amor em seus trabalhos e fotinhos, tá?

E eu amo usar o mesmo filtrinho. Isso em si já é manter uma estética né? É meu alívio e meu capricho em meio a tanta coisa que me deixava paranoica. Inclusive eu sigo inúmeras pessoas com feeds combinando, eu não odeio eles, só tenho problemas em mantê-los e tô gritando (digitando) pro mundo isso.

Se você sente que é maravilhoso ter um feed com a estética padronizada, faça isso. Se você está aborrecido e cansado de ter que ficar esperando a hora certa de tirar uma foto pra combinar com o feed, mude isso. Faça o que você sente que é bom. Só quero dar forças para você que tá se sentindo preso só por causa de um padrão.

Eu me dedico muito. Na verdade, só o fato de sempre bagunçar uma tentativa de feed organizado porque eu quero que vocês vejam algo incrível do meu dia por exemplo, já é a prova de que existe muito amor nisso. É tirar a foto e pensar que seria bom compartilhar, sem pensar em elaborar ou não, sabe? Só compartilhar esse momento porque sentir ele sozinha não basta pra mim.

É porque, quase sempre, a gente encontra as coisas incríveis em momentos não programados.

nunca consigo organizar meu feed do instagram

10 Comments

  1. Vou me juntar a você e desafabar sobre esse talento místico que é ter o feed combinadinho! Eu até fiz um insta à parte pro blog, instalei aquele app preview e tentei, juro que tentei, mas não dá! A vida é tão cheia de cores e momentos diferentes e me apegar a um único estilo me limita muito. O mínimo de padrão pro insta-do-blog que sigo é que as fotos sejam femininas ou delicadas, fora isso pode ser flat lay, paisagem, decor de quarto, o que eu gostar. Acho que o importante é a gente gostar do nosso feed, né?

    • Exatamente! Eu acho que o mais importante pra mim no momento é abrir meu perfil do Instagram e pensar “cara tá uma ‘bagunça’ mas é tão eu, tudo que está aqui!”. Eu me esforcei muuuito pra fazer dar certo, tenho vários padrões não terminados no feed. E melhor, eu nem quis excluir. É marca de guerra kkkkk Pra mostrar que eu tentei mas a minha espontaneidade é muito mais forte do que o padrão. Existe quem faz isso porque ama e sente prazer em ver tudo certinho, e existe eu e você, que não conseguimos e sentimos prazer em ver aquela bagunça linda.

  2. “É PORQUE, QUASE SEMPRE, A GENTE ENCONTRA AS COISAS INCRÍVEIS EM MOMENTOS NÃO PROGRAMADOS.”
    Eu não consigo organizar meu feed por padrão, mas é porque não quero. Não gosto, não acho natural e não acho que siga a proposta do aplicativo.
    Eu me preocupo com a composição das fotos sim, não vou mentir, até porque é a minha profissão.
    Mas a ordem, as cores, o tom que ela deve seguir? Não é pra mim =/

    Adorei
    Beijos

    • É muuuuito difícil ter que seguir padrões que de vez em quando uma foto linda não vai combinar né? Eu também acho lindo compor uma foto para por no instagram. Gosto muito e faço sempre. Mas seguir um padrão de organização tá me cansando demais! Vamos espalhar o amor do nosso jeitinho né ♥

  3. Melhor post da vida!OMG!!!
    Eu amei demais ler isso, realmente mudou minha vida, já cansei e tentar deixar tudo bonitinho, tudo bem no padrão, de ficar procurando um filtro que me agrada em todas as fotos, finalmente encontrei um texto em que eu me identifico e que me motivou a sair dessas tentativas frustadas de ter tudo sempre combinando, MUITO OBRIGADA POR ABRIR MEUS OLHOS !!!
    Te desejo sucesso e crescimento!

    • ♥ ♥ ♥ SE JOGA NO FEED DO AMOR! Eu acho que isso é super certo sabe? Vai seguindo as suas vibes, combina com o seu humor, seu estado, sua vida, seu dia a dia. Se seu dia for num lugar azul tira umas foto, que vai ficar azul. Mas se vc ver uma flor amarela no caminho e quiser tirar uma foto, porque diabos esperar um lugar amarelo pra por ela? AAAA isso sempre me irritou! ♥ Eu fico MUITO feliz que identificou com o post e fez diferença pra você. Isso me motiva tanto aaaaaaa ♥♥♥ (muitos corações nessa resposta sos)

  4. Amei o post, amei os comentários. Eu nunca liguei para esse negócio de Feed Organizado, minhas fotos sempre foram expontâneas, tanto no perfil pessoal quanto profissional. Só que de um tempo pra cá percebi a beleza de um feed organizado, fiquei encantada com a beleza. Isso aconteceu logo quando decidi usar o Instagram estratégicamente para o meu negócio online. E eu tinha o mesmo dilema, como fazer pra ter um feed bonito, e postar o que quiser, quando quiser? De tanto querer encontrei algumas alternativas e estou gostando do resultado. Uma delas é postar de tudo no Stories, a outra é separar o que posto na conta profissional (crio um padrão) e na pessoal que tem outro estilo. Assim, dou vazão aos meus instintos rsrsrs. Mas estou buscando várias alternativas, e me sinto bem animada em saber que é possível ter um feed bonito, sem neuras rsrs. Sucesso Ju! <3

    • Que coisa maravilhosa! Você acabou me dando a ideia de cuidar do meu feed e também postar de tudo um pouco no Stories. Mas é bem isso mesmo. Quando a gente para pra pensar em como cuidar do feed, se embola todo, principalmente se não tem aquela graninha, casa branquinha ou viagens todo mês né? Mas com esforço a gente consegue deixar ele bem organizado e decorado sem nenhuma neura, é como eu ando usando ele hoje em dia.
      Sucesso pra nós Cláudia, obrigada e que bom que gostou do post ♥

  5. Euuu ameiiii também penso assim eu amo fotos super coloridas e é bem assim como vc falou Júlia temos que por nossa personalidade nas fotos quem realmente somos não seguir um protocolo,exatamente porque aí sim deixamos de ser quem somos de verdade e o Instagram e isso né varias personalidades pra nós inspirar sem perder a nossa ameiiii o seu post tava passando por aqui quando vi parabéns

    • Exatamente! É por nossa personalidade lá dentro dos nossos perfis que importa. Isso vai importar e fazer diferença principalmente pra quem quer conhecer a gente bem. Não vamos perder nossa essência! Que bom que você gostou ♥ bem vinda!

Write A Comment

Pin It