Resolvi contar o que eu aprendi com o BEDA

Resolvi contar o que eu aprendi com o BEDA

Eu sei que é um pouco (ou muito) tarde para falar sobre isso. Mas para quem acompanha o blog sabe: Não teve sossego depois que o BEDA acabou.

O blog mudou muito e rapidamente, por isso, houveram posts de avisos e muito poucos de conteúdo esse mês. Mas tudo isso foi por uma boa causa. Agora, antes tarde do que nunca, quero contar a vocês algumas coisas que eu aprendi quando fiz meu primeiro BEDA.

Planejamento é chave!

Eu só decidi entrar no BEDA porque eu sempre tenho rios de posts em rascunho aqui no blog. Sempre tem alguns brainstormings ou ideias que eu fui anotando do celular mesmo no blog. Isso quer dizer que antes mesmo de Agosto chegar, percebi que eu tinha post pra mais de um mês que era só produzir imagem e um pouco de texto.

Por isso eu te digo: BEDA é responsabilidade assim como um “Vídeo todo dia em x mês”. Não o assuma se você não se preparar antes. Eu, mesmo com todos os posts rascunhos tive que preparar um Calendário Editorial especialmente para aquele mês. Tem que parar um momentinho todo santo dia para liberar post.

E mais ainda que isso, eu tive que separar um tempo do meu dia para produzir as coisas que faltavam nos posts rascunhos. Alguns, prontos, deixavam meu dia bem leve, porque eram só enviar. Imagina se você pensa em fazer um BEDA mas tem bem pouco tempo e nem dá para produzir post? Seus leitores e você ficam na mão.

Faça então o possível para deixar os posts prontos. Ah! Isso não é só uma dica para BEDA. Quem ama seu blog mas está estudando e trabalhando e tendo assim pouco tempo para o seu blog, também deve seguir. Você deve tirar 1-2 horas do seu final de semana para deixar conteúdo pronto para a sua semana inteira. Durante a semana é só liberar. Isso é possível, mas você precisa se organizar.

Você se torna mais responsável

Você está assumindo uma responsabilidade e tanto com os seus leitores. E principalmente com você mesmo. Uma coisa que eu fiz, foi mentalizar que era realmente importante que eu me mantivesse nesse compromisso. Eu não tinha nada a perder e muito aprendizado a ganhar.

Você acaba adquirindo uma pontualidade com os seus leitores. E se ela não acontece, você consegue analisar que errou em alguma parte. Aí é com você. Se não foi pontual com o BEDA todos os dias ou qualquer outra coisa que considere irresponsabilidade, pare para pensar onde deveria melhorar nisso e como agir para que da próxima vez isso não aconteça.

No mais, você acaba adquirindo até mesmo o hábito de postar e esperar que seus leitores gostem daquele conteúdo. Você tem que ir lá no seu blog todos os dias e liberar post. E você pensa “ei, meus leitores estão esperando!”. Cabe a você pensar no quanto isso pode ser importante para o seu crescimento intelectual e com o blog.

O amor aumenta

Quando você se esforça demais por algo, e tem que assumir um compromisso, isso pode ser um tanto quanto desgastante. O BEDA não me trouxe nenhum desgaste, mas pense em você: Postar todos os dias é realmente complicado.

Com esse compromisso do BEDA você pode acabar amando ainda mais blogar. Empolgada assim como eu com a rotina e feliz com o engajamento. Dá aquele orgulhinho né? Eu no fim do BEDA fiquei bem naquela empolgação. Tipo “PODE VIR 2018 JÁ QUERO MAIS BEDA!”.

Por outro lado algumas pessoas podem ficar exaustas e concluir que blogagem não é algo que deva levar tão a sério, ou até desistir. Esse é um caminho que cada um tem que decidir. Mas como amo muito meu blog, só consigo pensar em que esse é um caminho tristinho.

Aumento de SEO e visibilidade

É real a tal história de que frequência e consistência sólida aumentam o SEO e ranking de um conteúdo. Senti isso na pele e não podia estar mais feliz com os resultados. Acontece que, assim como as redes sociais funcionam segundo as métricas e dicas, o blog acaba tomando lugar melhor quando ele tem posts feitos com mais frequência.

Aí você que está maluco para ter mais visibilidade pensa: “Vou fazer postagens todos os dias!”. Dá uma freada antes de tomar essa decisão, porque tem um grande e muito importante porém nisso tudo.

O SEO aumenta sim, o ranking melhora absurdamente e o engajamento é ridiculamente diferenciado com quanto mais a frequência aumenta e a consistência. Mas não é qualquer post todo dia que irá trazer esse resultado. Assim como já estudei muito e passei dicas para vocês, seu site também depende do conteúdo que está em cada post.

Posts com um conteúdo bom e bem sólido sim são valorizados. Ás vezes, mesmo que ele seja um post curto, ele também pode ser ranqueado, mas você não pode se esquecer de que o conteúdo é chave. Até porque, como já dizia aquele velho ditado: Qualidade é melhor que quantidade. E isso se aplica muito bem nesse caso. Se você tiver a organização, estrutura e capacidade de postar todos os dias sem perder a qualidade, vá fundo que irá ter resultados.

Apesar de que para muitos isso pode ser uma correria ou uma tortura, para mim foi muito divertido e satisfatório. E eu realmente tive cada dia mais certeza de que era isso que eu queria seguir. Quero ser uma criadora de conteúdo e quero que ele seja cada vez mais qualitativo para você.

Se você quer experimentar um BEDA, eu só tenho a te dizer que: “YASSSSS!!”. Faça, mas lembre-se: Planejamento é muito importante, pontualidade, responsabilidade. Se você se planejar pelo menos para a metade do caminho, você terá muito menos trabalho para o resto dos dias.

BEDA é amor gente. Eu recomendo de coração que todo mundo experimente. E se precisar de ajuda pra se planejar, já sabe né? A aba de contato tá ali para você me chamar, ou até mesmo pelas redes sociais, conta comigo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *