O Melhor Guia de Como Fazer um Bullet Journal

quinta-feira, agosto 03, 2017

Como Fazer um Bullet Journal

Passei o dia vasculhando o Facebook e interagindo um pouco com leitores e também as migas blogueiras. Gosto de passar um tempinho por lá pra ver as novidades e algumas notícias e vídeos. E acabei achando coisa que eu não podia deixar de compartilhar com vocês.

Eu encontrei esse vídeo que é de um tema que eu queria muito falar com vocês já fazia tempo mas não sabia como iria abordar, pois, bem... É complicado ensinar isto.
Bullet Journal é um tipo de bênção para a vida de todas as pessoas nessa Terra e ele te ajuda a se organizar sem precisar de tanta padronização e disciplina quanto um Planner tem. Você compra um moleskine e sai feliz escrevendo e organizando (e planejando) tudo que precisa. Assista o vídeo:

E para você que eu amo e não sabe inglês (ei, não vou estar sempre aqui pra te dar esse help, estude inglês, tá beeem?), lá vem uma tradução resumidinha: 

"Um planner, um diário. Ele pode ser organizado, ou uma bagunça! A melhor agenda para usar é a pontilhada mas uma de quadradinhos também funciona. Primeiro, comece com um índice. É assim que você acompanha onde as coisas estão.

Não tenha medo de tentar alguns cabeçalhos chiques. O sistema do Bullet Journal usa essas chaves: Tarefa, tarefa completa, tarefa migrada, tarefa agendada, evento, nota, prioridade, inspiração, explorar/pesquisar. Mas você customiza suas próprias chaves (se você quiser).

(Future Log) Aqui é onde você pode seguir o seu ano. acompanhar os aniversários ou eventos, ou metas. Quer marcar esta página? Cole um pedaço de washi tape aqui. Planeje seu mês. Aqui você pode ser mais específico que em seu 'Future Log'. Sem espaço o bastante? Adicione um post-it.

Errou? Cubra com washi tape! Esse é o seu 'Weekly Log'. Você pode planejar toda tarefa que precisa ser feita todos os dias. E consultar a isso quando precisar olhar à frente (tarefas aleatórias). Tem notas mas nenhum lugar para colocá-las? Despeje elas aqui! (lista aleatória de mercearia) + lembretes + citações inspiradoras. (Habit Tracker) Acompanhe sua saúde diária. (Expenses Tracker).

Acompanhe os bons momentos que teve esse mês. Está muito organizado para você? Você acha que não tem tempo o bastante? Então não siga as regras, porque... Não há regras. Essa é uma agenda feita especialmente para você, por você. Então faça exatamente como você precisa que seja. E não tenha medo de ser criativo." -- Oferecimentos Meio Julia, a Poliglota.

Algumas explicações finais: Future, Monthly e Weekly Log, Habit e Expenses Tracker são separações para o acompanhamento do seu futuro/ano, do seu mês e semana respectivamente e também as tarefas e feitos com seus hábitos e gastos respectivamente. Agora dá pra entender melhorzinho né?

Como o Nifty fez todo o trabalho de explicar como é feito e como você "deve" fazer um Bullet Journal, eu resolvi então trazer para vocês diretamente do Pinterest algumas inspirações maravilindas de como montá-lo. Seja criativamente ou seja ele uma bagunça.
Eu obviamente farei o meu BuJo e compartilharei com vocês, então fica de olho no Instagram! (@meiojulia)

É ótimo se organizar, confesso que ainda não comprei meu moleskine, que é um caderno/agenda perfeito para a montagem do Bullet Journal e já vem como você precisa, com pontinhos ou quadradinhos. Mas assim que eu fizer esse achievement na vida eu compartilho com vocês! 
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Adorei! Uso o BuJo ha 8 meses e amo, ajuda demais!
    Só queria corrigir uma coisa: Você não precisa comprar um moleskine. Ou um caderno com folhas pontilhadas ou quadriculadas... um caderno com ou sem pauta também funciona! E o ideal é procurar um tamanho que se adapte à sua rotina, pra você poder carregar sempre com você!
    Faz o BuJo sim, se quiser mais algumas dicas tem lá no blog <3 Vou adorar ver as fotos do seu quando fizer!
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei ♥ É a maneira tradicional de fazer um BuJo. E eu acho o moleskine super fofinho pra dar essa coisa de capricho e seriedade ao mesmo tempo (frescura kkkkk) e é maravilhoso né? Já tenho um planner mas não me aguento, vou ter que ter um BuJo.

      Excluir
  2. Eu quero , eu quero rsrs. Amo coisas de papelaria e principalmente agendas, moleskine e planner <3 Amei esse post.

    -xoxo

    madeiinlua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI EU TAMBÉM AMO! Não posso ir numa papelaria que me enlouqueço quero comprar caneta postit tudo ♥ É muito amor gente

      Excluir
  3. Amei!!! Não conhecia essa alternativa ainda, só ouvia falar do planner. Fiquei com vontade de fazer o meu hahaha

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAAAAAAZ! Eu tenho um planner mas vou usar é os dois de uma vez mesmo que é pra não ter erro. E ele é do jeito que a gente quiser sabe? Coisa mais linda.

      Excluir
  4. Adorei parece ser mais fácil pois dai já anotamos nossas necessicades acho que vou tentar fazer um. kkk
    www.gordinhaestilosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta mesmo! É super fácil e quando ele é pequenininho você já aproveita pra levar na bolsa e anotar qualquer coisa ou ideia que tiver.

      Excluir
  5. Olá
    Uso o Bujo a um ano e 11 meses. Completados hoje, pra falar a verdade. Ele foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. Além de super ajudar com organização e coisinhas mais, ele é uma mão na roda pra aliviar o estresse. Você fica lá, decorando e nem vê o tempo passar. Melhor método organizacional ever.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lary eu tô doida pra começar o meu! Ouvir seu feedback sobre o bullet me empolgou mais ainda porque eu to gostando muito dessa vibe de me organizar melhor ♥

      Excluir