Você já parou pra pensar pelo menos uma vez que seu conteúdo pode ser ótimo, ou seu esforço vale muito mais do que a quantidade de visitas/engajamento que tem?

Resolvi falar um pouco sobre erros que podem estar afetando o seu blog e o impedindo de crescer, de evoluir, de ter marcas procurando por você, de ter aumento de engajamento entre outras coisas maravilhosas que acontecem.

1. FALTA DE ORGANIZAÇÃO

O primeiro hábito que uma pessoa deve adquirir quando começa a levar seu blog a sério é o de manter organização. Quando você não é uma pessoa organizada, você vai ficar cheio de tarefas até o pescoço e não vai saber como distribuir e gerenciar elas da melhor maneira.

É importante saber diferenciar a falta de tempo, a falta de organização e a preguiça. Às vezes com organização você divide seu tempo melhor e consequentemente arruma horas livres para cuidar do seu blog e se dar um descanso.

Mas quando você não está afim nem de se organizar, ou sempre dando alguma desculpa, e não consegue cuidar nem de VOCÊ mesmo, pode ser que você esteja sendo afundado pela preguiça.

Faça um esforço para aprender a se organizar para o blog pois irá lhe valer muito a pena e pode até tornar isso um hábito no qual se aplicará para sua vida toda, em qualquer coisa. Aprender a separar uma horinha ou duas do seu dia para encher um banco de posts e/ou planejar um Calendário Editorial pode te ajudar absurdamente nesse quesito.

No mais, você também pode simplesmente ir anotando tudo que pensa em fazer para o seu blog. Mas é muito importante que você tenha esse momento para ele e que tenha um momento para suas outras coisas, pois é com equilíbrio que você se manterá bem para postar, manter a qualidade e frequência.

2. SÓ VOCÊ ESTÁ DIVULGANDO?

Você não deve fazer spam. Você não deve fazer spam. Você não deve fazer spam. Aprendeu comigo? Vamos entender o porquê então.

Quando você faz o spam ou simplesmente joga seus links em qualquer lugar de divulgação você está sendo além de insensato, uma pessoa bem egoísta. Quando você divulga, muitos outros podem estar divulgando seu trabalho também e assim como você quer que pessoas acessem o seu post, estes outros também querem. Faça a sua parte, lembre-se sempre da palavra EMPATIA.

Outra coisa que devo destacar é que esse tipo de ato de jogar o link e sair fora não é uma atitude bem aceita. Na verdade é bem chato, incomoda bastante e as pessoas podem se afastar de você, evitando seu blog por isso.

Use sua criatividade para divulgar, faça o seu próprio post mas não deixe de interagir com outras pessoas e leitores também. Cativar as pessoas também é parte de todo o crescimento do seu blog.

3. BATENDO NA TECLA DOS ESTUDOS

Um lema que uso pra vida é: Estudar nunca é demais. Quando você entra na blogosfera você acha que sabe de algo mas não sabe de nada, John Snow. (Oi, eu sou Thayná, uma viciada em referências). Você sabe bem pouco e mesmo quando aprendeu muito ainda tem mais e mais o que aprender. Isso se chama se superar. E quem supera se destaca.

É isso que a gente quer, se destacar, não é mesmo? E é por isso que você está lendo isso aqui. Porque quer fazer a diferença, quer ver se seu blog está sendo afetado. Quer aprender a fazer seu blog crescer. Pois bem, continue estudando. Leia mais e mais, e não fica paradinha esperando que as pessoas te expliquem de tudo… Procure também.

Você acha que todos os meus posts da blogosfera e tudo que eu faço aqui saem de onde? Não nasci sabendo, eu leio muito, principalmente em site em inglês. Absorvi, aprendi, pus em prática e tô compartilhando.

Fiz essa série pensando em o quanto eu gostaria que tivessem me ensinado tudo isso enquanto eu estava começando. Por sorte estou aqui por você e podemos andar de mãos dadas felizes e sorridentes.

4. DESPREOCUPAÇÃO COM A ORTOGRAFIA

Tópico polêmico em que muitas pessoas podem dizer “ah, não julgue as pessoas você também pode errar”. Então. Já começo dizendo que 1. não sou eu quem vai julgar você. 2. todo mundo tem suas gírias e abreviações, e o internetês. Não é dele que eu tô falando.Eu falo sobre alguns erros ortográficos bobos, mas graves. Dignos de uma criança errar, por saber pouco ainda sobre a língua portuguesa. EU particularmente, se conseguir compreender o que está escrito, não ligo. Mas essa é a primeira impressão que alguém que erra pode deixar. De que não conversa bem.

Mais grave, infelizmente, é quando um influenciador digital erra o nome do produto que está o patrocinando ou que ele quer muito que o patrocine. Não é de erro de pronúncia. É de errar na ortografia mesmo. Trocar a letra, modificar o sentido da marca. Fique atento, isso não é uma ofensa, é um cuidado, capricho, dedicação.Eu sempre me dediquei a estudar e ter uma conversação boa. Isso é necessário principalmente na digitação, que é o foco do blog. Mas isso não quer dizer que eu não vou falar sem meu sotaque mineirês. Não perca sua essência, só tenha cuidado com algumas palavras.

5. DESLEIXO COM A FREQUÊNCIA

A frequência é importante em vários fatores. Dentre eles o SEO e engajamento. A frequência é importante por inúmeros motivos. Seus leitores vão esperar de você posts consistentes (pelo menos uma vez por semana poste) e que, se prometer uma certa frequência, ela seja cumprida.

Mas pense bem: que tipo de site que posta aleatoriamente, que um mês você vê post e nos outros dois meses seguintes não tem nada, cheio de desleixo e ainda por cima a gente gosta de acompanhar? A resposta é simples… Nenhum.Leitor fiel irá acompanhar o seu conteúdo. Então este tem que ter a estabilidade de saber que pelo menos uma vez na semana vai achar um conteúdo em seu blog. Pense muito nisso. Em que você pode estar errando com quem te acompanha ou desvalorizando quem tem potencial pra te acompanhar.

Fora que se alguém bate o olho e vê que sua última publicação foi de muito tempo atrás, ela já acha que tudo ali está abandonado. Pense bem nisso!

6. ESPERAR QUE UMA MÁGICA ACONTEÇA

Você não é SUPER conhecido. Você é um blog novo, ou um blog em crescimento. Você não vai aparecer do nada para milhares de pessoas num passe de mágica. E como foi dito na dica do item 2, você divulgar de uma maneira chata vai piorar a sua imagem em vez de melhorar.

Ou seja, faça as coisas acontecerem, pois você quem é a “mágica” do seu blog. Faça com que as pessoas conheçam o seu blog por mérito e esforço seu, pois é a única maneira para ele começar a ser conhecido.

Faça colaborações, peça ajuda de seus amigos e parentes, faça trocas justas com outras blogueiras etc. Tudo isso pode te ajudar bastante mas você só vai conseguir se tentar e se esforçar para isso. Então bora lá!

Ahh! Não use aplicativos para simular essa mágica, okay? Não compre essa mágica. É magia ruim isso aí.

7. QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

Minha frase clássica né? Mas ela é importante e isso é bom que se você lê todos os meus posts de dicas vai botar isso na sua cabecinha alguma hora e simplesmente vai começar a manter isso automaticamente na sua cabeça.

Se você não interagir com outros blogs e outras pessoas, é bem provável que você não faça networking e consequentemente vai ser mais difícil de as pessoas te notarem. É como se você esperasse que as pessoas te descobrissem de repente, sem motivo algum.

Para que elas te notem você deve simplesmente aparecer. Interaja em posts, visite blogs, perfis do Instagram ou canais. Comente sempre que for possível para você e seja ativo, muito ativo. Isso irá sempre te ajudar bastante tenha certeza disso. Você vai notar uma diferença gradativa.

Bom, são dicas vindas da minha opinião, tento aplicar esses cuidados relacionados à elas sempre em minha vida de influenciadora.

É o tipo de post que as dicas só servem pra quem quer tomar consciência de que elas fazem bem e de que deve melhorar. Muitas vezes só de ler isso você já começa a se policiar e isso é ótimo. Sinal de que você se esforça e quer crescer!

7 Comments

  1. Melhora demais viu? As pessoas lembram de você e lembram que você é o tipo de pessoa que vale a pena acompanhar porque é gente boa, atenciosa, etc. Então sempre vale a pena. ♥

  2. Ótimo post. Manter um blog é tarefa árdua e permanente. E estudo é algo que vai acompanhar a gente pra sempre, né?
    beijosss

  3. Sempre vale! Eu sempre aprendo mais coisa que não sabia estudando e pesquisando. Por isso é muito importante ter força de vontade.

Write A Comment

Pin It