DicasOrganizando a Vida: Como Usar o Airtable

http://www.meiojulia.com/wp-content/uploads/2017/08/Organizando-a-Vida-Como-Usar-o-Airtable-beda-dia-14.png
Como Usar o Airtable
Eu já andava planejando a vida para criar um planner aqui para o blog e também comprar um Moleskine para começar a criar um Bullet Journal, quando parei pra pensar sobre um aplicativo que me veio à mente: Airtable.
Faz um bom tempo, vi em recomendação de blogs gringos (pois eu leio muitos e estudo muito, vocês sabem) de que o app Airtable era incrível para fazer um planner. Pensei “Yay que ótimo tava querendo algo prático assim!”.
Fiz conta nele e descobri que eu não entendia NADA do que estava acontecendo. Um monte de coisa que não se parecia nada com um planner. Desisti. Deixei ele pra lá.
De volta para o futuro, eu estava ficando super estressada por estar desandando todo meu planejamento. Eu tinha um projeto de planner mas cada folha era de um jeito diferente e eu sempre me esquecia de preenchê-lo na correria porque ele era enorme e improvisado – olha as gambiarras! – furei todas as folhas e coloquei ele naquele ferrinho de folhas de fichário. Era horrível então eu me desanimei totalmente. E tinha que achar uma nova forma de me organizar.
Abri o Airtable descontraidamente, só para relembrar porque eu o odiei tanto e me senti uma louca burra. O trem é maravilhoso gente! Eu só sou bem lerda e não percebi o quão simplezinho ele era.
Agora chega de introdução e vamos para a parte didática e cheia de dicas que eu adoro fazer.

O QUE É O AIRTABLE?

Airtable é um aplicativo de organização, planejamento e mais uma porção de coisas para se manter em ordem ou fazer listinhas.
Ele tem alguns templates de planners predefinidos e espaço para bases. Acontece que ao bater o olho nele nada parece um planner. Mas ele é sim, e se você não quer comprar um por um precinho salgado, aprender a usá-lo – o que é fácil – vai ser uma solução e tanto.
Organizando a Vida: Como Usar o Airtable
Até rolou uma íntima e mostrei algumas metas pra vocês. Olha só que fofo né?

COMO USAR O AIRTABLE?

É mais simples do que parece. Eu que sou dramática mesmo. Ele tem várias formas de você o utilizar e vou tentar explicar com ajuda de imagens. Mas como é mais uma dica do que um super tutorialzão, quero que você dê uma explorada em tudo e descubram o melhor jeito de você usar.
Ele é um aplicativo totalmente em inglês mas por ser muito intuitivo, se você não souber inglês não vai passar muito aperto.
Organizando a Vida: Como Usar o Airtable
Além de ele ser bem intuitivo, ele também pode ser organizado de uma forma bem tranquila. Você pode selecionar algumas pastinhas para cada categoria de anotação ou organização que você precisa. Há maneiras de variar as cores e mudar o ícone que representa cada grupo de bases.
Bases são essas pastinhas separadas por cores e ícones (1, 2). Você pode organizar em nichos grandes de categorias o que quer organizar. Como eu por exemplo: Vida pessoal, canal, blog, faculdade, web design, outros projetos, dinheiro, saúde, etc.
Organizando a Vida: Como Usar o Airtable
Dentro da Base, há uma separação em abas que é chamada de Table (3). São as tables que você usará para separar categorias que estão dentro de categorias. Por exemplo em “Dinheiro”: Recebido, Gasto, A Receber.
E é aí que começa a parte onde você bota a mão na massa: Dentro de cada Table você pode criar inúmeros Records. Elas são cada anotação nova que você faz. E é incrível o fato de que você pode anexar várias coisas em “attachments” para quando você precisar se lembrar ou relacionar a anotação a alguma foto, link, documento, instagram, etc.
Organizando a Vida: Como Usar o Airtable
Cada Table pode ter uma visualização diferente (4). Você pode deixar o padrão que é o grid, que é essa gradezinha que faz você criar listas. Se anexa muita foto, faça uma Gallery. Se quer criar um calendário ou algum planejamento, aniversários, compromissos, que tal um Calendar?
O Kanban tem um layout que agrupa várias de suas anotações em caixas verticais. Ele é bom para anotações pequenas ou categorias onde você tem muito a anexar e organizar. E finalmente, você pode criar formulários também dentro das suas Tables.
Por isso eu disse que é bom ir descobrindo porque você vai entender qual é melhor para você e seus objetivos com o Airtable. Vai falar que não foi uma dicona? O aplicativo é incrível e você também pode tê-lo pelo celular. Levar para onde for e sempre ter onde anotar quando precisar.
Não é um publi mas seria um puta publi, modéstia à parte (parei). Eu tive um preconceito feio com ele por preguiça e ao aprender a usá-lo fiquei algumas semanas usando e PÃM! Pensei em trazer aqui pra vocês a experiência que ando tendo com ele.
Eu ainda vou ensinar outros tutoriais com o Airtable pois tive uma visão bem ampla de como ele pode funcionar e principalmente pra quem está na blogosfera. Vamos nos organizar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *