O que é SEO e Porque Você Deve Fazer

quarta-feira, junho 14, 2017

O que é SEO
Eu aposto que você já ouviu falar bastante sobre SEO e sabe que ele é algo bem importante para o seu blog. Para os que sabem para o que ele serve, maravilhoso! Para os que não sabem estão perdendo uma otimização absurdamente importante.

Mas mesmo se você já entende um pouco do que é o SEO é sempre bom se informar mais sobre isso. Além de cada vez mais existirem mudanças importantes, também cada vez mais aumenta a importância dele.
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, e traduzindo, é uma técnica de otimização de sites. Usar o SEO em seu site é uma forma de melhorar o posicionamento do seu site em relação a outros nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

SEO é uma ferramenta que pode fazer com que aquele seu post que você tanto amou e custou para desenvolver seja mais visível para as pessoas quando elas pesquisarem sobre o assunto que você abordou nele.

Então eu não preciso me alongar muito mais para você entender o quão importante ele é, certo? Não? Então vamos conversar melhor sobre o que é o SEO e porque você deve fazer em seu blog/site. Vou te contar alguns pontos muito importantes.

O QUE É SEO
Como dito acima, SEO é uma técnica - ou melhor, várias técnicas - de otimização que são usadas em sites. A finalidade do uso delas é simples: Aumentar o posicionamento nas pesquisas dos mecanismos de busca para tudo que for possível em seu site.

São vários modos de fazer essa otimização. Mas de qualquer modo, é importante já deixar claro que quanto mais você usar o SEO, mais você irá aumentar seu ranking para os mecanismos de busca. Ou seja, sempre que possível, use várias das técnicas para que

PORQUE VOCÊ DEVE FAZER
Sei que para muitos essa pergunta é retórica. Pra mim também é. Mas tem alguma pessoinha ou outra que sentem preguiça de se esforçar ou realmente precisam ser convencidos e entender sobre o que devem fazer ou não.

Se você tem um blog pessoal e é tímido, não tem a finalidade de fazer com que muitos leiam, OKAY! Tá ótimo e se não quiser pode passar a opção do SEO. Mas se você quer muito que seu blog apareça nas pesquisas do Google na primeira página, você DEVE fazer SEO.

A partir do momento que temos algo para facilitar a nossa visibilidade que já é bem difícil de conseguir no começo, a gente tem que abraçar mesmo. Pega isso e vive disso. Se você quer visibilidade e quer tornar seu blog mais profissional, deve adotar tudo isso e muito mais como esforços para que cresça.

Um motivo bem importante para eu ter me esforçado para lhe explicar o porquê de não abrir mão do SEO será respondido com uma perguntinha a você: Quando você pesquisa algo no Google e encontra logo de cara o conteúdo que procurava, você abre a segunda página de pesquisa? 

A resposta na grande e absurda maioria das vezes é não. E é por isso que o SEO é importante. Para você ser o conteúdo destaque que aqueles que ignoram as outras páginas do Google senão a primeira lhe vejam. Seus acessos dobrarão e consequentemente, se você estiver fazendo tudo certo, seus leitores fieis aumentarão.

Apesar de todo esse texto anterior, o SEO na verdade não é um bicho de sete cabeças. As técnicas são ás vezes ótimas e maravilindas para você melhorar até mesmo seu comportamento enquanto digitando e organizando seu post nas categorias. A organização pode acabar sendo uma consequência para o tanto e como você utiliza a ferramenta.

Isso não funciona apenas com blogs. No YouTube também funciona dessa maneira e você pode se assustar com o quanto o SEO pode te ajudar nesse momentinho de crescimento com seu canal.

Ressalto aqui que não é uma fórmula mágica para números enormes de acessos e engajamento. Isso também tem que vir de você e seu trabalho e não só da técnica. Mas ela vai sim te ajudar a ser encaminhado para as pessoas certas se você o faz da maneira certa.

Não é uma coisa fácil, mas vai valer a pena o esforço com certeza. Todos os meus posts tiveram um crescimento ridículo de bom e continuam crescendo gradativamente com o passar do tempo. As pessoas pesquisam algum tema que tenho posts e me encontram, e sobe mais um acessozinho.

Eu trarei num futuro bem próximo para vocês dentro da série DIYBlog vários posts com dicas importantes desde o iniciante até o mais chatinho das técnicas SEO. No mais a minha dica é que pesquise bastante, veja como os sites se comportam e como é o post desse site que você achou nas pesquisas, porque ele está ali, etc.

Então como eu sempre digo em inúmeros posts aqui para vocês: Estudar nunca é demais. Tudo nesse mundo tecnológico e informacional que vivemos muda o tempo todo. Não pare de se informar, e nos vemos no próximo post.
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Olá Thayna, tudo bem? Adorei o post e as dicas que você apresentou sobre SEO. Eu venho estudando sobre isso há um tempinho e realmente tem me ajudado bastante. Continue assim, e parabéns pelo blog!!!
    www.edificacaoparticular.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi quase-xará! Tudo bem! Obrigada pelo feedback, fico muito feliz por ter gostado. SEO é realmente importante pra gente, usa mesmo!! Obrigadaaaa sua fofa ♥

      Excluir
  2. Por favor faz post com as técnicas Seo sim *.* please. Realmente é um mecanismo muito importante e tenho sempre tentado usar.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar comigo Simone! ♥ Vou fazer sim e não vai demorar a sair. Use o que já conseguir pra ir crescendo o blog.

      Excluir