Como Melhorar o Engajamento do Blog

quarta-feira, junho 21, 2017

Como melhorar o engajamento do blog

Engajamento, de uma maneira mais didática, é o ato de manter as pessoas incluídas e interagindo com o seu conteúdo sempre que você o cria. Quanto mais as pessoas interagem em seu conteúdo, mais engajamento você tem em seu blog.

O problema é que às vezes tem quem confunda o engajamento com os acessos do blog. Você ter muitos acessos em seu blog ou em suas redes sociais não é nenhum sinal de engajamento.


Pelo contrário, se você estiver recebendo visualizações e acessos em seu conteúdo sem que quase ninguém comente, é porque te falta muito cuidado com esse quesito. Este qual é muito - muito mesmo tá? - importante para que uma marca se interesse em seu conteúdo mesmo se você tiver poucos leitores/seguidores.

Quanto mais as pessoas estão engajadas com o seu conteúdo, mais elas entendem e interagem com você. Quando elas interagem com você, há uma oportunidade de respondê-las e dar a elas mais atenção. Isso também traz simpatia das pessoas por você e quando você as retribui ou agrada de alguma maneira, elas irão voltar e provavelmente tornará-se um hábito.

Existem medidas muito importantes que podem te ajudar a melhorar gradativamente o engajamento do seu blog. Irei dar algumas dicas para vocês entenderem melhor como melhorar e porquê é gradativo e o essencial é que se esforcem enquanto praticando essas dicas. A prática delas deve ser consistente mesmo depois de melhorar seu engajamento.

CONHEÇA SEU PÚBLICO
Não adianta você esperar que as pessoas interajam com você sobre um assunto nada a ver com tudo que você publica em seu post. Muito menos não ter um nicho ou um grupo de temas consistentes em seu blog para conseguir um público interessado nisso.

Se você conhece o seu público, você saberá exatamente sobre o que falar ou que post abordar para que os leitores tenham conteúdo para consumir e consequentemente - e depois de todas as dicas a seguir - acabe comentando sobre o assunto.

ENGAJAR PARA GANHAR ENGAJAMENTO
Para introduzir esse meu tópico lá vem uma das minhas frases clássicas: Quem não é visto não é lembrado. Engajamento gera engajamento mesmo que não seja dentro do seu blog ou suas redes sociais.

Comente em outros blogs, canais, redes sociais e não comente apenas uma palavra óbvia e um monte de emojis. Comente algo relevante sobre o conteúdo que você está vendo.

Isso vai chamar atenção das pessoas e do dono de onde você comentou, além de que, se for o tema do seu blog, vai acabar atraindo seguidores que acham que você entende sobre o assunto e vão acabar te visitando e, se você os convencer com seu conteúdo, acabar te seguindo.

RETRIBUA SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL
Isso é importante e funciona muito bem principalmente no Instagram. Quando alguém curte suas fotos, se você o visita e retribui as curtidas, é bem provável que essa pessoa volte ao seu perfil novamente e te siga.

Muitas blogueiras costumam a apoiar uma a outra para subirem juntas e acabam fazendo este mesmo sistema, não por uma troca obrigatória mas sim porque é realmente benéfico para as duas partes e isso cria uma amizade legal entre elas. Pode parecer bobo mas foi assim que meu Instagram e meu blog começaram a crescer mais.

FAÇA CALL-TO-ACTIONS OU INCENTIVOS S-E-M-P-R-E
Call-to-actions são chamadas que você faz para as pessoas agirem em algo para com o seu blog. É quando você pede ou sugere ao seu público que faça alguma coisa após ou durante o consumo do seu conteúdo.

Um bom exemplo disso são as várias vezes que eu peço que vocês comentem o que gostam nos meus posts de moda. Outro bom exemplo é, que se você gostou desse post e ele te ajudou, não deixe de curtir e compartilhar o post!

Fácil né?

Esse tipo de coisa boba, mesmo que você tenha um blog pequeno, pode incentivar muito seu público ou visitantes. Você pode ter o pensamento tolo de que vai conversar sozinho ou fazer papel de bobo, eu sei. Mas bobo mesmo, é você deixar de cativar as pessoas a conversarem com você.

Uma perguntinha de nada pode mudar muito como é a impressão que você deixa em um post, vídeo ou descrição de alguma publicação sua nas redes sociais.

Essas são poucas das muitas dicas que podem aumentar o engajamento de tudo para o seu blog. Elas não são feitas pra apenas um local não. Usa nas redes sociais, no canal, no blog, e você vai notar diferença.

Mesmo que o feedback dessas medidas demorem, é importante você começar. De que adianta esperar que uma mágica aconteça? Se você pode fazer algo a respeito disso, faça! E você agora tem um punhado de dicas de como melhorar seu engajamento de uma maneira simples, boba, e que não custa quase nada de você além de um pouco mais de carisma e incentivo.

Faça isso pelo seu bloguíneo! Vamos interagir!
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Dicas ótimas mesmo. Eu busco comentar em ao menos 10 blogs todos os dias e retribuo os comentários que recebo duas vezes na semana. isso vem ajudando muito a receber mais comentários e as pessoas buscam i no blog, porque sabem que terem um comentário em seu próprio blog.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Como eu sempre digo "quem não é visto não é lembrado" e sempre comento em bastante blogs, instagrams etc. Sempre é bom interagir, e até consegue amizades né? ♥

      Excluir
  2. Nossa otimo post quem esa iniciando como eu tem essa dificuldade e isso acaba dificultando para ideias de poat pois não sabemos se estão agradando! Obrigado pelas dicas e já farei uso delas 😉😘

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, procuro sempre interagir e comentar em outros blogs, e já estou começando a ter resultados.
    wwww.diferentesou.com.br

    ResponderExcluir