Como Diminuir a Taxa de Rejeição do Blog

quarta-feira, junho 07, 2017

Como diminuir a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica muito importante tanto para o seu site/blog ou seu canal. Ela consiste em medir o interesse verdadeiro que a pessoa teve ao visitar seu conteúdo. Quanto mais alta menos interesse, por isso, diminuir a taxa de rejeição do seu blog é importantíssimo.

Para o blog funciona da seguinte forma: Se a pessoa entra em seu site, passa pouquíssimo tempo em seu conteúdo ou nem mesmo explora mais de uma página, ela provavelmente não se interessou em seu conteúdo e conta como uma pessoa nessa métrica.

A taxa de rejeição é um dado muito importante. Quanto menor ela é, mais gostam do seu conteúdo e mais tempo passam consumindo dele. E consequentemente, por isso, é uma métrica muito importante e bem analisada pelas marcas também, pois para eles anunciarem com você, eles querem que o seu público consuma o máximo possível do conteúdo patrocinado por eles.

Se você não sabe muito bem como medir sua taxa de rejeição ou o que são métricas, o post sobre Google Analytics vai te ajudar a se situar melhor e aprender por completo.

PRIMEIRA IMPRESSÃO IMPORTA
Olhe para o seu blog. Ele passa que impressão à você como leitor de blogs? 

Um blog com todos o conteúdo e layout organizados causa uma boa impressão e dá boas vindas a um leitor. Um blog com inúmeras cores, vários tipos diferentes de fontes, posts desordenados e com imagens sem edição, entre outras milhares de informações são a oportunidade perfeita para alguém sair correndo de perto dele e não voltar mais.

Mantenha o layout do seu blog organizado. Você não precisa pagar por um layout. Existem inúmeros templates gratuitos para Blogger ou Wordpress que você pode utilizar e que são bem organizados. Muita informação e desordem vão causar uma impressão de que tudo em seu blog é assim. 

Cause uma boa impressão para os seus leitores. Porque mesmo que mude, a primeira impressão sempre é lembrada.

CONTEÚDO RELEVANTE
Faça para você mesmo as perguntas a seguir: Meu conteúdo é algo que vale a pena ler? Ele agrega informação aos leitores? É algo que realmente relevante para público, inovador ou essencial?

Se esforce para que todas essas perguntas e quaisquer outras semelhantes sejam respondidas positivamente. Muitas vezes as pessoas vão visitar o seu blog por algum motivo e não vão se sentir intrigadas com nada, e logo, sairão quase imediatamente.

Você deve fazer isso mudar. Se alguém visitou seu blog, essa pessoa teve algum interesse inicial e é a partir desse ponto que você deve pensar quais são os passos para fazer ela permanecer em seu blog e consumir mais do seu conteúdo. 

Reveja seus posts e o tema que você aborda. Reveja como você intitula seu conteúdo e como o anuncia. Reveja as imagens, a otimização (como o SEO), sua ortografia - e sim isso conta muito, principalmente para marcas - e a estrutura do seu conteúdo em si. Seus posts antigos também estão sujeitos.

Quando você começar a mudar e rever tudo que puder, comece a observar o feedback que você recebe. Consequentemente quando você acertar e achar o seu estilo de como fazer os posts e de maneira melhor, a taxa de rejeição vai diminuir.

IDENTIDADE VISUAL
Já falamos sobre a primeira impressão contar muito. Quando você entra em um blog que tem imagens incríveis e bem editadas, você tende a ficar mais tempo nela. Por outro lado, quando você entra em um blog com imagens mal editadas, elas não te agradam e o texto vai ter que valer a pena por dois.

Sua marca - ou logotipo, logo, resumindo, a identidade visual - funciona dessa maneira e ultrapassa o propósito de diminuir sua taxa de rejeição. Você reconhece uma blogueira famosa pela sua logo, por uma cor ou pelo site dela até sem mesmo ler seu nome. 

Criar uma identidade visual consistente é importantíssimo para inúmeros e essenciais fatores do seu blog, canal, etc. Dentre esses inúmeros fatores, a impressão de profissionalidade e consistência e o reconhecimento por já ter sua marca ajudam a diminuir a taxa de rejeição. 

Exemplo 1: Você visita um blog, o acha incrível e passa um bom tempo consumindo o conteúdo dele. As imagens dele são lindas, todas bem semelhantes e isso passa uma impressão legal à você. Você gostou desse blog e o salva para visitar mais vezes.

Exemplo 2: Você está vasculhando o YouTube, sem nada o que assistir mais e resolve procurar alguns vídeos aleatórios ou recomendados. Encontra um vídeo com uma miniatura que tem uma identidade que você já tinha visto antes. Sem demora, você percebe que era aquele blog que você gostou muito e nem sabia que tinha canal. Você imediatamente segue o canal daquele blog e consome o conteúdo novamente, no canal desta vez.

Depois desses exemplos, nem preciso finalizar esse tópico né?


"INTERLINKE" SEUS POSTS
Seu blog tem o melhor e mais organizado layout. É totalmente otimizado. Tem uma identidade visual consistente e um conteúdo incrível. Mas a sua taxa ainda está alta. Falta uma coisa importantíssima que deveria ser parte da sua rotina de SEO e otimização. Você precisa fazer seus leitores lerem seus posts. 

Se você cria seu post e simplesmente o publica, divulga e espera que as pessoas leiam aquele post. Okay. Isso não te garante que a pessoa vai continuar ali tanto quanto você mesmo pode garantir. Seus posts devem ter pelo menos um código posts recomendados ao fim de todos os posts, para que a pessoa tenha o que ler a seguir. 

Mas melhor ainda é se você colocar links de posts dentro de outros posts. Colocar links internos do seu próprio blog, para que a pessoa saiba o que fazer a seguir em seu blog e não tome a decisão sozinho com o risco de acabar indo fazer outra coisa em vez de ler mais do seu conteúdo.

Proposital ou não, pratiquei o que aconselhei neste último tópico. Antes dele. Hehe.

TEMPO DE CARREGAMENTO E RESPONSIVIDADE
Quanto mais complementos e widgets java você tem, mais demoram a carregar. Nem todo mundo tem uma internet super rápida e se algum site demora a carregar as pessoas tendem a desistir. Outra coisa importante é editar o tamanho das suas fotos para que elas não sejam pesadas demais. Pense sempre nisso.

Outro fato que pode atrapalhar e vai cada vez mais, é não ter um site responsivo. Quanto mais o tempo passa, mais gente acessa conteúdo a partir dos dispositivos móveis. Quando um blog não é responsivo ele também demora a carregar e não dá a melhor experiência de navegação para quem acessa a partir de um dispositivo móvel. 

Este último afeta muito menos do que os outros tópicos mas não é menos importante. Sempre que você pensar em como melhorar seu site e a taxa de rejeição - entre outras métricas que vão melhorar consequentemente - olhe essas dicas e as aplique em seu blog.

Em todo caso, todas essas dicas são essenciais mesmo se você acha que sua taxa está ok. Se você quer que ele cresça, faça por onde. Se esforce para que ele cresça e mais tarde todo esse trabalho valerá a pena em dobro. 

VOCÊ JÁ USA ALGUMA DESSAS DICAS, ME CONTE AQUI EM BAIXO! SE O POST FOI ÚTIL, ME SIGA NAS REDES SOCIAIS
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Eu já usei a dica de Inteligar os posts, super ajuda :) Ameeeei seu blog, vou salvar nos meus favoritos já!

    www.compartilhamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ótima? Ela dá muito retorno, é super maravilhoso. Aaaa que amor! Obrigada por esse carinho Nathalia ♥

      Excluir