Como Criar um Blog Pelo Blogger

quarta-feira, maio 03, 2017

Como Criar um Blog Pelo Blogger

Sei que é bem chato ficar procurando por tutoriais picados para entender melhor como executar ou criar algo, por isso, você está no post completão perfeito para aprender como criar um blog pelo Blogger.

O primeiro passo é deixar claro para você que vou ensinar como criar o blog e também algumas dicas de navegação, bem resumidas e rápidas. Mas mais importante ainda é - lá vem a bronca - O Blogger é muito escolhido na maioria das vezes pelo seu estilo intuitivo e fácil de usar.

Isso quer dizer senhoras e senhores, que vocês devem ter força de vontade para fazer e procurar pelas coisas que vocês querem que dê certo. Tudo na mão não traz coisa boa não! Vem fácil vai fácil, okay? Então vou explicar tudinho, mas tratem de se dedicarem a entender como tudo funciona também.

Então vamos lá pra esse tutorial pois o post vai ser bem longo.

PRIMEIROS PASSOS
Obviamente você deve começar criando uma conta Google ou conectando-se a uma que você já tem. Ela tem que ser uma conta Google. Você consegue se cadastrar ali mesmo na página inicial de Inscrição do Blogger, tudo bem fácil, bem na cara.

Como Criar um Blog | Tutoriais Blogger
Quando você terminar de criar sua conta ou fazer seu login, irá ser redirecionado para a personalização do seu nome ou escolher usar o perfil do Google +. Isso fica a seu critério, e você deve escolher qual conta ficará melhor para você.

Após escolher sua conta, o blogger te redirecionará para a página inicial, pedindo que crie seu blog caso ainda não tenha. É nesta parte que você irá começar a criar o seu blog e personalizar ele do seu jeito.

Como nas fotos, cada passo será bem intuitivo e fácil, é só você completar. Após conectar-se ao blogger e criar seu blog, escolha o nome e o domínio que você irá utilizar, ou seja, "o link do seu blog". 

Como Criar um Blog | Tutoriais Blogger
Você deve verificar a disponibilidade e só vai conseguir criar seu blog assim que criar uma URL (link) que tenha o nome disponível. Assim que você confirmar a criação do blog, você já terá um blog prontinho para personalizar e postar.


APRENDENDO SOBRE O BLOGGER
Agora vamos para a parte das dicas de como você pode utilizar o Blogger e algumas funções importantes dele para você. Falarei literalmente das mais importantes e essenciais para você.

Como Criar um Blog | Tutoriais Blogger

1. POSTAGENS
Nesse menu/aba você encontrará toooodos os seus posts e também é onde irá criá-los e gerenciá-los. Como eu mostrei na foto acima, todos os posts que você criar, seja rascunhos ou publicados em seu blog, eles vão aparecer ali. É bem simples. 

2. NOVO POST
Neste botão você irá criar um novo post. Tudo que você quiser postar, incluindo imagens, links e textos, você colocará neste espaço e publicará. Lá em baixo falarei mais sobre as postagens para você entender melhor.

3. ESTATÍSTICAS 
Neste menu/aba você conseguirá ver todos os acessos ao seu blog, visitantes, quantas pessoas visitaram cada post, e os que mais estão sendo visitados. Você pode ver o gráfico do dia, mês, semana ou de tudo. 

As estatísticas do Blogger não são confiáveis. Isso acontece porque ela também computa as suas visualizações em seu próprio blog, o que quer dizer que você que configura e testa ele o tempo inteiro, se fizer 15 idas em seu site, e nas estatísticas aparecerem 17 visualizações, na triste verdade você só vai ter recebido 2 visitinhas reais.

Para isso, o quanto mais cedo você relacionar uma conta Google Analytics ao seu blog melhor. Porque ele vai mostrar as reais estatísticas do seu blog desde o início, fazendo com que você possa ter os números certinhos desde o início na hora de fazer um Mídia Kit ou conversar com parceiros.

4. COMENTÁRIOS
Tanto por essa aba quanto pelo seu próprio blog você consegue gerenciar todos os comentários (a partir do Blogger ou do Google +, não consegue gerenciar os do Facebook). É importante olhar esse menu de vez em quando pois alguns comentários podem ser redirecionados a ela por terem sido detectados como spam.

5. GANHOS
Parte boa né? Nos ganhos é onde você se conecta ao Google Adsense para ser avaliado e conseguir colocar anúncios em seu blog. E é por lá também que você gerenciará tudo sobre o programa e seus anúncios. 

Colocar a monetização no seu blog pode ser uma chave essencial das várias maneiras para o seu crescimento rentável. Você também pode acessar esse post para ler mais tarde, com algumas dicas e tutoriais sobre o Google Adsense.

6. PÁGINAS 
Inicialmente apenas as páginas básicas/essenciais são importantes para você colocar. Assim que entender como elas funcionam, os benefícios e funções delas você poderá começar a usar mais e criar outras de sua afinidade.

Ou seja, páginas essenciais que você deve criar - e que não tem nenhum segredo - são Sobre, Anuncie e Contato. Essas páginas tem que existir e você deve deixá-las mesmo que de maneira simples, sempre preenchidas. Você só tem que criar uma página, colocar um título - respectivo de cada função - e preencher os dados nela. 

7. EXIBIÇÃO DO BLOG
Nesse menu você vai acessar o Layout do blog. Parece que confunde mas quando eu explicar para você, vai entender melhor com certeza.

O item Layout configura a exibição do seu blog, isso quer dizer que tudo que você configura tema do seu blog ficará agrupado nele para que você ordene e configure. Calma, calma. Vou explicar melhor. 

Quando você abrir o menu Layout, irão aparecer várias caixinhas/blocos com títulos diferentes e em ordens esquisitas. Mas se você reparar, não é tão esquisito assim. Eles formam onde fica cada coisa do seu blog.

Repare bem: Você deve ver um cabeçalho/header, bem grande na parte de cima, alguns blocos alinhados verticamente do lado direito da página, um bloco bem grande, no meio, e talvez até mesmo um bloco largo em baixo. O que isso parece?

É o seu blog. E se você move isso, pode tanto melhorar algo que você queira, quanto arruinar. E é nessa parte que eu entro. Você que não entende muito de layouts e formatação, se quiser, mude apenas os blocos que se parecem com a sua barra lateral.

Arrastá-los para cima ou para baixo irá personalizar na ordem que você quiser. Colocar um Sobre em cima, e depois as categorias, arraste para baixo ou para cima e salve. Abra seu blog e vai estar na ordem que você arrastar.

Como Criar um Blog | Tutoriais Blogger

8. O SEU TEMA/LAYOUT
Caso você baixe um tema (ou também pesquisado como template¹) para colocar no seu blog, ou precise modificar alguma coisa a partir do código, é pelo menu Tema que você fará isso. 
¹ Template é um termo utilizado para todo tipo de coisa que tem uma base e você pode usufruir dela para os seus interesses. Normalmente você tem que mudar alguns nomes, botar a cor que você quiser ou texto que quiser e pronto. Existem templates de miniaturas, de edições de imagens, de trabalhos de faculdade e também como é nosso caso, de layouts.

Ao abrir ele, tem várias opções. Para personalizar você mudará o tema do seu blog de uma maneira mais manual, como cores que aparecem no blog, mas nem sempre se você usa um template personalizado ou layout pago poderá fazer isso. 

No lado, você pode ver as configurações de exibição para o Celular. Você pode ativar ou desativar o tema responsivo personalizado. Se o seu blog não for responsivo, deixe-o ativado e o blogger exibirá com um tema padrão nos dispositivos móveis.

Quando você abre ele clica em Editar HTML você abrirá um box cheeeio de códigos e escritas. Nele você encontra todo o código do seu layout. Ou seja, tudo que funciona no seu blog e como ele aparece no site, está formatado por causa desse código ali dentrinho.

9. CONFIGURAÇÕES
Com o tempo você vai precisar explorar as Configurações do seu blog para otimizá-lo da melhor maneira possível. Continue seguindo o DIYBlog para eventualmente saber que tipo de mudança você pode ou deve fazer nas suas configurações.

No mais, como iniciante não tem muito o que você tentar fazer nas configurações. Mas caso você tente, é tudo bem intuitivo.

10. LISTA DE LEITURA
Neste item, todos os blogs que você seguir com esta mesma conta atual estarão lá como um feed de novidades dos blogs. Novos posts estarão lá sempre que alguém que você segue postar. É um ótimo lugar para acompanhá-los e fazer networking.

OS POSTS
Algumas orientações também da página de postagem de conteúdo para você.

Como Criar um Blog | Tutoriais Blogger

1. ESCREVER O POST
Nessa aba, você escreve seu post normalmente. Todo o menu de personalização (como negrito, itálico, sublinhado, cor da fonte, tamanho etc) estarão visíveis para você nesse menu. Você fara tudo com maior facilidade e praticidade e poderá ver como seu post irá ficar de maneira parcial.

2. O POST EM HTML
Já nessa aba, você verá como é a formatação do seu texto em forma de códigos. Se você não entende de códigos HTML e CSS, não arrisque modificar nada deste lugar. Utilize apenas a aba escrever e terá tudo que precisa até que pense em aperfeiçoar-se no mundo dos códigos.

3. OPÇÕES DO POST
Você pode Publicar diretamente seu post, ou pode salvá-lo para caso feche ou algo aconteça, você não o perca (ele ficará como rascunho), pode Visualizar e abrirá uma aba de visualização de como seu post ficará dentro do blog e por fim você pode fechar o post. 

Caso você feche um post já salvo, ele contará como um rascunho. Essa é uma boa maneira de salvar algumas ideias que ainda não quer postar, como rascunhos para postar em um outro dia.

4. MENU DE ORGANIZAÇÃO DO POST
É nesse menu que você irá separar seus posts em categorias, escrevendo qual é cada uma delas (e as tags) no item Marcadores. Um exemplo de marcador é como as minhas categorias de Moda, DIY, Dicas, etc. Você separará e organizará seus posts, é absurdamente importante usá-los.

Você pode Programar um post para ser liberado mais tarde ou em um outro dia da semana, para se organizar melhor e manter-se comprometido com seus leitores.

No Link Permanente você personaliza como quer que o link seja. Cuidado, pois após publicado você não pode mais mudar este link a não ser que o Reverta para Rascunho. Use-o bastante, é um belo conselho e uma ótima ferramenta para ajudar no pouco SEO que o Blogger nos disponibiliza.

Local é algo opcional e autoexplicativo, e eu não recomendo que o use a não ser que você queira muito.

Nas Opções você configura algumas coisas como permitir ou não que as pessoas comentem em um determinado post. Você usará raramente mas é importante que você saiba que essa ferramenta existe caso precise.

Viu? Beeem simples, bem fácil mesmo. É um passo a passo pequeno, que pode ajudar muita gente, eu sei. Mas tudo que eu quero deixar bem claro pra vocês é que o Blogger é muito tranquilo de mexer. Entre ele e o Wordpress, a simplicidade dele é tremenda.

Assim que criar seu blog, aproveita pra já seguir o Meio Julia também! É só clicar ali do ladinho, na barra lateral ♥

Espero que vocês tenham entendido direitinho. O passo a passo é tão simples que parece até brincadeira. É essencial para muita gente entender e pegar de vez como é toda a mecânica do Blogger!

Este foi um post criado a partir de um pedido cheeio de amor, então se você quer algum tema, peça também. 
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. O post ficou perfeito! Muito obrigada por atender meu pedido, sua linda ♥ Com certeza vai ajudar muita gente, agora ninguém mais vai ter desculpa pra não saber mexer no blogger hahaha. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora não tem desculpa! kkkk ♥ Fico felizona em ajudar. Ainda mais a você Lariz. Coisa már fofa <3 Obrigada

      Excluir
  2. Ótimo tutorial para os iniciantes!! Amei seu blog!

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn obrigada Eduarda sua lindaaa ♥

      Excluir
  3. O post ficou ótimo !! É perfeito para quem quer um blog, e até mesmo quem não está familiarizado com a plataforma. Parabéns !


    Blog Charmosas Ideias💡 Canal CI💡Fanpage CI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analu sua linda! Fico feliz pelo feedback aaaaa ♥♥ Tomara que isso ajude a muita gente.

      Excluir