Porque Você Deveria Usar o Bloglovin'

quarta-feira, maio 31, 2017

Porque Usar O Bloglovin'

Estive estes últimos tempos pensando um pouco melhor sobre aumentar o alcance e acessibilidade do blog. Tive uma luz maravilhosa na minha mente e lembrei que o Bloglovin' é uma ferramenta que também pode ser bastante incrível se soubermos usá-la.

Bloglovin' é uma rede social para bloggers e para leitores. Nela reúnem-se milhares de blogs e funciona como uma dashboard dos posts de cada blog. Uma dashboard como a do tumblr, ou o feed de recentes do Facebook e Twitter. É lá onde você vê as atualizações mais recentes daquele usuário.

Se você me pergunta o que há de interessante e importante nisso, eu te respondo: SEO friendly, praticidade e feed.

A expressão SEO friendly de uma maneira mais concreta significa que é um benefício acoplado às otimizações para o seu blog aparecer nos mecanismos de pesquisa. Nesse caso, é pelo fato de você ter em mais lugares algo relatado ao seu blog - assim como os Guest Posts funcionam - e você já ganha um pouquinho mais de relevância.

Outro motivo maravilhoso: Funciona como um feed não só para você, como também para seus leitores. Algumas pessoas não são adeptas à newsletters, inscrições por e-mail e nem tem os seguidores na sidebar. Principalmente para os blogueiros do Wordpress existe esse caso.

Por isso, o próprio Bloglovin' também pode disponibilizar para você além do feed de blogs, um Widget de Inscrição por E-mail. Ou seja, você ou seu leitor poderá seguir inúmeros blogs, incluindo o seu e também receber por e-mail se assim ele quiser. É o mesmo funcionamento de uma Newsletter. A diferença é que é incorporado ao Bloglovin' e ele faz o serviço para você.

As pessoas podem usar a rede para conectar-se aos blogs que quer ver atualizações em um só lugar e obviamente o seu deve estar lá no meio desses blogs! Para cadastrar-se no Bloglovin' é bastante fácil, e você logo de cara já poderá seguir alguns blogs famosos que foram verificados.

E vou te ensinar como você vai reivindicar seu blog no Bloglovin':
1. Vá nas configurações do Bloglovin' clicando na imagem de perfil na barra superior do lado direito.
2. Procure a área de blogs no lado esquerdo das configurações e para reivindicar seu blog, clique em "Claim Blog".
3. Se você não clicar nas sugestões, automaticamente a página abrirá a URL que você digitou. Espere abrir e confira se são os seus posts.
4. Abaixo do título você poderá ver na área direita um textinho com um link. Se for mesmo o seu blog, novamente clique no "Claim Blog".
5. Eles te oferecerão um código e você deve fazer um post colocando este código. UM POST! Não venha me inventar de colocar esse código no HTML do layout de vocês. Façam um post, aproveite para contar que agora o seu blog também pode ser encontrado no Bloglovin'.

Fiz uma imagem pra ilustrar melhor os passos, é bem simplezinho!

Como Reivindicar um Blog no Bloglovin'

PARA OS USUÁRIOS QUE NÃO ENCONTRAM SEU BLOG PARA REIVINDICÁ-LO:
Após fazer uma pesquisa eu pude notar que algumas pessoas passaram por esse problema e vi uma solução: Você deve ter seu RSS Feed ativado e em ordem. Se mesmo assim nada der certo, o problema poderá estar em seu layout.

Veja o post em inglês com algumas explicações vindo de dentro da comunidade do Bloglovin' mesmo.

Uma dica que vi na internet é deixar o Layout em um "padrão" da sua plataforma de blog (Blogger, Wix, Wordpress), reivindicá-lo e depois voltar ao normal.



YAY!
E agora é a hora da verdade né? Fez o seu perfilzinho lá no Bloglovin', aprendeu um tanto de coisa aqui comigo, agora é hora de me seguir né migos? - dando de esperta - Afunda esse follow aí, vamos nos conectar! Se você se sentir à vontade, deixe o seu perfil nos comentários pra eu te acompanhar!

Follow


COMO PROSSEGUIR DEPOIS DISSO?
Você não precisa se preocupar taaanto em gerenciar o Bloglovin' como gerencia seu Instagram ou Fanpage por exemplo. Mas tenha lá um carinho e visite de vez em quando para conseguir novos seguidores ou fazer networking com outros blogs por lá.

 A ferramenta é ótima e é sinal de praticidade pra muita gente que prefere acessar as notícias do blog pelo Bloglovin'. Promova mais ele em seu blog e em outras redes sociais e ele pode ser uma ferramenta maravilhosa para você e seus leitores principalmente.


Os seus posts no Bloglovin' também podem aparecer nas pesquisas Google. Ou seja, mais uma oportunidade para você estar crescendo seu ranking!

 Ah, outro detalhe legal é que algumas empresas se importam com os seguidores do Bloglovin'. Se você não tiver não será punido por isso, mas se você tem, será um plus que pode convencer mais ainda a marca!

Eu espero que seja maravilhosamente útil para vocês esse post. Qualquer apoio e aumento de público e praticidade para o nosso blog é bem vinda. Então vamos criar uma comunidade por lá! Qualquer dúvida me conte aqui
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Eu por acaso tenho um quando comecei a ver que era um factor importante para várias empresas. Segui o teu, deixo o link do meu: https://www.bloglovin.com/blogs/dezassete-18832667
    E também segui o blog :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim super importante! As empresas se importam muito com os seguidores dele ♥ Estou te seguindo lindona!

      Excluir
  2. Eu já tinha pensado sobre usar o bloglovin, mas nunca me animei e sempre falava que ia pesquisar mais sobre a plataforma para usar e esse dia nunca chegava. Mas depois do seu post resolvi criar vergonha e criei minha conta lá. Adorei o post!
    Super beijos! ❤
    www.pausapracriatividade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Julianee!! Gosto assim u.u
      A plataforma é maravilhosa pra ajudar e interagir com outros blogs. Crie mesmo! Vai fazer muito bem pro seu blog ♥

      Excluir