Como Ganhar Dinheiro com o Blog

quarta-feira, abril 26, 2017

Como Ganhar Dinheiro com o Blog

Quando a gente começa a se apegar ao blog, personalizá-lo, postar nele, e finalmente sentir que as coisas estão tomando um rumo bem estável, mesmo que seja um hobbie a gente começa a pensar em como ganhar dinheiro com o blog.

Tornar algo rentável quer dizer fazer com que ele seja lucrativo, que tenha algum rendimento ou benefício para a pessoa (ou seja: Cha ching¹! $$$).



Hoje, é muito popular ouvir que a pessoa quer fazer um blog ou um canal no Youtube pelo fato de muita gente conseguir receber dinheiro criando conteúdo nestas plataformas da internet.
¹ Onomatopeia para o barulho de dinheiro (assim como dizemos "din din"). #MeioJuliaécultura

Então tanto eu como muitas blogueiras querem sim tornar aquele cantinho que amam tanto compartilhar seu conteúdo que passa horas de dedicação fazendo, um cantinho rentável, e quem sabe, com um belo esforço e um tempo considerável, comece a pagar a si mesmo.

Porque "pagar a si mesmo" Ju? Você não tem que comprar domínio próprio e pagá-lo anualmente? Pagar mensalmente hospedagem? Ou também pagar ao Wordpress? Aqueles investimentos em Pacote Adobe, computador novo, câmera nova, celular novo, um mini estúdio para as fotos, algum outro software etc.

Enfim, é isso tudo aí, que você gasta seu dinheirinho precioso para melhorar as coisas no blog. Se você ganhar com o rendimento do blog o suficiente para pagar todos esses investimentos, ou um pouco mais que isso, ele estará "pagando a si mesmo" de um certo modo. Isso quer dizer que não vai ter que tirar mais do seu bolso, e sim da conta do blog.

Mas vamos lá então entender e conhecer melhor as maneiras que você pode ganhar dinheiro com o seu blog, tornando-o mais rentável e de várias maneiras, se possível.

PROGRAMAS DE ANÚNCIOS
Praticamente todo mundo já conhece, e mesmo que não saiba como funcionam os anúncios, todo mundo que navega na internet já viu vários.

Você pode colocar anúncios em vários lugares do seu blog e com vários formatos, mas os mais comuns são os banners retangulares e quadradinhos que ficam na área superior de um post ou do blog e na barra lateral respectivamente.

Na maioria das vezes, programas de anúncios como o Google AdSense, Egrana e Lomadee pagam para o usuário por impressões e cliques nos anúncios. As taxas normalmente variam de alguns centavos para poucos dólares, isso tudo vai depender da qualidade do seu blog e do seu conteúdo. Ah! Não desanime, pois de pouco a pouco você junta uma bela graninha.


BANNERS DE PARCEIROS
É bem comum você ver blogueiras anunciando algumas lojinhas, não tão conhecidas ou bastante conhecidas, e podendo até vir acompanhado de alguns cupons de desconto. Esse tipo de banner, é um anúncio em que você negocia com alguma marca que queira ser sua parceira, para deixar um anúncio em seu blog.

Você também pode fazer isso de forma inteligente utilizando aquele tipo de promoção em que "se você convida x amigos, ganha um prêmio/comissão/descontos". Quer um exemplo disso? Você pode utilizar o Méliuz ou a Glambox por exemplo para conseguir alguns cliques e quem sabe cadastros que possam te levar à ter uma graninha ou um prêmio de beleza respectivamente.

Você edita um banner simples mesmo, colocando esse anúncio para redirecionar seus leitores à inscrição ou a consumir algum produto, e com isso acaba ganhando! Existem vários outros sites que fazem esse tipo de promoção e isso pode ser bastante benéfico para você! (para isso você tem que ser usuário dos sites)

AFILIADOS
Os programas de afiliados são muito falados mas parece que não tão bem vistos no nosso país como é lá fora. Existe um bom rendimento vindo dos programas de afiliados, o segredo é saber como anunciá-los.

Programas de Afiliados como Amazon (que é a mais usada), Zanox, BlueHost, Ebates, Zaful e eBay pagam para que você anuncie seus PRODUTOS ou algo específico, e toda vez que alguém fizer a compra diretamente vindo do seu link, você irá receber uma comissão sob essa compra.

Ou seja, o segredo será como você os anunciará. De um jeito leve ou de qualquer jeito esperando que as pessoas milagrosamente estejam precisando daquele produto naquele exato momento e puf! Olha a sua comissão chegando! Tudo exige esforços minha gente. Os afiliados são ótimos e você pode sim lucrar muito bem com eles. Tente melhorar a maneira como os mostra e vai ver como tudo melhora também.

Ah! Se quiserem eu planejo um guia de como agir melhor e anunciar melhor produtos de programas de afiliados. Me conta nos comentários!

PUBLIPOSTS OU POSTS PATROCINADOS
Um Publipost é quando uma marca ou empresa quer que você crie um conteúdo do seu jeito (ou talvez até mesmo personalizado/roteirizado por eles) para o seu blog e em troca disso você receberá por ele um pagamento em quantia considerável.

E é bem óbvio: quanto mais você tem valor e engajamento na blogosfera, mais você pode cobrar por esse tipo de serviço. Ah! Outra coisinha muito importante: O valor deste publipost deve ser diretamente proporcional ao esforço (tempo de trabalho + criatividade) que você teve para criar um bom conteúdo em relação à marca (mas é claro, conte também com seu público e engajamento sempre).

Ás vezes acontece de um publipost não ser remunerado em dinheiro vivo e sim em troca de produtos. É bem comum também, e nesse caso muitas vezes a pessoa ganha produtinhos e fala sobre os mesmos. Outra coisa: Não deixe de valorizar seu trabalho. Não se desespere e aceite uma parceria ruim só porque quer ter uma parceria. Paciência é bem melhor, acredite.

PARCEIROS E PERMUTAS
Os parceiros são de maneira unânime, marcas que se apegam por um certo tempo ou até mesmo muito tempo a uma influenciadora, e com isso eles fazem uma troca. Muitos parceiros podem pagar pelo serviço do influenciador, mas também pode mandar vários produtos e novidades para o mesmo toda vez que houver oportunidade, em troca de publicidade e mostrar a marca em seu conteúdo. Praticamente não tem segredo, todos conhecemos muito bem.

Existem muitas marcas que facilitam parcerias com blogueiras, na maioria das vezes você deve ter um certo requisito, mas não é tão difícil quanto outras que só tendo um considerável número de seguidores/engajamento e experiência que você poderá entrar em contato ou ser descoberto.

E lá vem as ideias diferenciais do MJ que nem sempre ensinam a você em outros sites:
SEUS SERVIÇOS - MÃO NA MASSA
Se você gosta de edições e design, por exemplo, você pode e deve usar isso ao seu favor se te faz bem e se quer rentabilizar o seu blog. Você pode vender alguns templates, planners, banners, miniaturas do youtube artes do canal, facebook e twitter etc.

Outra maneira de fazer isso render, é oferecer esses serviços de maneira exclusiva. Você disponibiliza um formulário em seu blog com todas as opções de serviços que você gostaria de produzir (como por exemplo, eu produzo Mídia Kits exclusivos), e assim faça aquela propagandinha para que as pessoas que precisem possam te procurar e negociar com você.

Ah! E se você é uma pessoa que manda bem na edição de vídeos, isso pode ser um benefício e tanto, principalmente se tiver tempo. O número de pessoas que querem um editor de vídeos para ajudar na demanda de vídeos e conteúdo que eles tem que produzir é beeem alta e não é tão difícil assim achar alguns clientes. Unir o útil ao agradável nunca foi tão legal.

E-BOOKS
Se você é um bom escritor, ou assim como eu, gosta de fazer alguns guias legais para informar as pessoas, a melhor maneira de você aproveitar o tempo com uma coisa que você gosta e é bom, unindo com a oportunidade de ganhar dinheiro, é produzindo e-Books e os vendendo em livrarias virtuais, como por exemplo na Amazon.

E-COURSES
Da mesma maneira que na dica anterior, muitos blogs da gringa tem um rendimento enorme por conta de cursos online que eles produzem. Como esse é um mercado que está crescendo bastante, e todo mundo quer ter seu bloguinho ou seu canal, fazer cursos com dicas e truques ou até mesmo guias para quem está começando.

Muita gente que já teve um pouco de sucesso no blog, mas está parado num certo ponto em que não cresce nem tem nenhum desenvolvimento, ou seja... Seu blog parou num certo lugar e já não cresce mais, também procura por cursos que ajudem a sair dessa estabilidade ruim, o que também é outra oportunidade para quem entende melhor do assunto.

Com essas diquinhas nada melhor que deixar seu follow não é mesmo? Vaaamos ♥ Segue o blog!

SEJA CRIATIVO!
Apesar de todas as categorias passadas anteriormente serem maravilhosas e quanto mais delas você colocar, melhor (e por favor, quanto mais delas colocar, mais delicadeza para passá-las para seus leitores porque isso pode sobrecarregá-los), é muito importante que você também use da sua criatividade para conseguir dinheiro com o blog.

Se você acha que tem algum talento manual, alguém que pode investir em você ou algum curso que possa mesclar com a carreira do blog, use e abuse disso! Niina Secrets fez uma lojinha de roupas e ela cresce a cada dia que passa, e isso é muito genial, pois além do blog ela tem mais garantias de rendimento ainda.

Acima de tudo, faça as coisas que estão aí no seu coraçãozinho pedindo para que você faça. Todas as decisões de como você acha que pode ser bom fazer seu blog crescer te dando um retorno com um bom rendimento, pense bem antes, veja como usá-las da maneira mais diferencial possível porque isso faz diferença, viu.

Aquela suavidade para anunciar algum produto afiliado ou fazer um publipost pode fazer toda diferença para você principalmente aos olhos das marcas. E o melhor: sem ter leitores insatisfeitos!

E que a cada dia que passe, mais a gente aprenda com nossos blogs!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário