10 Fatos Sobre o Lado Difícil de ter um Blog

quarta-feira, março 22, 2017

O sentimento inicial da ideia de criar um blog é pura euforia e muita expectativa. Você se sente animado e super positivo sobre os resultados e mudanças que isso pode trazer para a sua vida. Acontece que, quem assim como eu já tem seu blog, sabe que a gente passa uns belos perrengues nesse caminho bonito. E não tô falando que o caminho fica mais fácil depois não, tá?

A verdade é, que muitas vezes ninguém conta pra gente que o caminho vai ser difícil assim. E muitas vezes a gente até quebra a cara com certas expectativas. Mas rapaz... Como mesmo depois de todo perrenguinho que seja tem gente que não ame ter seu próprio cantinho como o blog é?

É uma paixão que envolve esforço e dificuldades mas também muitas descobertas e realizações que nenhum outro lugar te dá.

Então, esse post é feito para todo mundo que quer ou já tem um blog, para contar para quem não sabe e rir com quem já sabe, sobre como a gente pode (e dá) uns belos tropeços e aprende muita coisa, quando cria o nosso blog

1. DIFICULDADE
Cuidar de um blog está muuuito longe de ser fácil. Hoje, há milhões de canais e blogs por aí. E muitos podem estar falando exatamente sobre o mesmo nicho que você. O mesmo post que você está planejando colocar em seu blog pode já existir em inúmeros outros. Então, meu amigo (a)... É difícil. Mas, eu posso lhe assegurar: Também é INCRÍVEL.

A parte mais complicada é o comecinho, ser descoberto, se organizar, se acostumar, manter aquela frequência que vai fazer as pessoas entenderem que podem te seguir naqueles x dias em tal horário e estará lá a novidade. Mas vê se não desanima tá? As melhores conquistas e objetivos vem do suor e esforço mesmo. Já ouviu falar da frase "vem fácil, vai fácil"? Pense bem nisso!

É preciso muito planejamento vindo de você. É preciso responsabilidade e organização. Comprometimento e principalmente persistência, pois você pode ser ignorado ou talvez subestimado às vezes. Mas o que vai fazer com que você se destaque é isso: Sua persistência e o quanto você faz diferente em relação aos outros blogueiros. Seja único e ESTUDE MUITO e com certeza toda essa dificuldade vai se tornar algo mais tranquilo para você.

2. AMADURECIMENTO
Uma coisa que vai precisar acontecer com você, é amadurecer. Vai ser importante porque o fato de você ter começado a cuidar de um blog, requer comprometimento, organização e entre outras muitas coisas que mudarão toda a sua postura.

Você vai se organizar melhor, pensar em horários para postar no blog, se comprometer com seus leitores, se programar para dividir o tempo entre o seu blog e sua vida... Enfim.

Isso vai vir principalmente quando você decidir que quer tornar seu blog grande/profissional e lutar para que ele seja rentável e pague a si mesmo. Na verdade, essa parte é tanto uma consequência boa como também é uma exigência. Porque não é nada ruim amadurecer. Precisamos disso.

3. AS PESSOAS
Uma parte que pode ser bem difícil é: Muita gente pode não acreditar em você no começo. Amigos ou familiares seus podem achar que isso é a mais pura besteira e que você deveria estar estudando para o vestibular para entrar em uma universidade.

Nesses casos você vai começar a observar quem são as pessoas que realmente se importam com você, e amizades que realmente te dão suporte pelo que quer que seja. Vai perceber muita gente te dando força, e muita gente não dando a mínima ou até rindo de você.

A dica mais forte que tenho pra te dar não só para o blog mas NA VIDA é: Todo esforço que você faz pelo que você ama é digno. Não se preocupe com o que os outros vão dizer ou se rirem de você. Faça o que você quer e não se importe com a negatividade dos outros. 

E esses que não te apoiam ou debocham por algum motivo, te botam pra baixo e não acreditam em você, afaste-se. Pode ser que não sejam as pessoas certas nesse momento em que você tenta descobrir algo novo. Ah! Não pegue leve com quem de repente (e do nada) se aproximar de você. De boas intenções, o inferno está cheio, ein?

4. TEMPO
Seu tempo irá diminuir bastante. E isso exigirá de você muito planejamento. Eu mesma uso um app incrível para organizar o meu tempo pois com 5 meses de blog eu me encontrava totalmente confusa e desorganizada com o resto da minha vida. Eu simplesmente passava o tempo todo olhando algo pro blog mas não é assim exatamente que deve ser, mesmo que ele exija muito tempo.

Organize seu tempo para trabalhar com o blog e dedique com afinco em seu blog neste tempo que separar, mas em contrapartida, não deixe de cuidar da sua saúde, ter um pouco de lazer, estudar, passar um tempo cuidando de outras obrigações e etc.

É importante que você entenda que para ter um blog, principalmente no começo você deve e vai ter que dedicar sim uns tempinhos a mais da sua vida para apanhar pra'quele layout que você tanto queria mas tá dando um errinho ou outro, ou para colocar a cabeça para funcionar e criar posts incríveis (e principalmente aprender a programar posts para otimizar seu tempo).

5. ESCOLHAS E PUBLICIDADE
Você sonha em ser patrocinado por marcas grandes e incríveis? Quer muito que aquela sua marca favorita algum dia te procure para que vocês possam se tornar parceiros? Pois é, eu também sonho muito com isso. Profissionalizar o blog e poder ganhar uma graninha falando e fazendo o que eu já gosto muito, é incrível, sem discussões.

Mas você já pensou que vai ter que aprender a dizer não quando uma marca que você não gosta tanto te oferecer o dobro do que a marca que você gosta poderia te oferecer? Vai ser difícil, mas vão existir essas situações em que a oferta é maravilhosa mas a sua credibilidade tem que vir primeiro.

Você vai fidelizar leitores quando fizer um blog. Ao se tornar um influenciador digital, você tem que manter em mente que você estará passando confiança para as pessoas. Influenciando-as a concordar com tal coisa, comprar tal produto, etc. Isso quer dizer que mesmo com um cachê super incrível para uma publicidade, as pessoas vão confiar em você sobre a qualidade e veracidade do produto. E se o produto for péssimo para todo mundo, você perde sua reputação.

Então tome cuidado quando pensar em escolher alguma parceria ou permuta só pelos produtos ou pelo dinheiro, ou "só porque nunca fiz parceria". É muito melhor fazer sobre algo que você ama e vai recomendar de maneira sincera aos seus leitores, do que mentir na cara deles.

6. PROFISSIONALISMO
Você vai ter que estudar e "trabalhar a você mesmo" para ser mais profissional. Se o seu objetivo com o blog é profissionalizá-lo, nada mais coerente que transformá-lo no seu negócio e com isso agir como se você tivesse o seu próprio negócio.

Sua dedicação, como você se comporta, sua credibilidade, sua persistência, sua consistência de posts etc. Muito vai contar para o seu profissionalismo. Principalmente levar o blog sempre a um passo à frente, tenha você muitos leitores ou não.


Isso quer dizer que você deve ter seus dados preparados para uma parceria mesmo não tendo entrado em contato com nenhuma ainda, saber conversar, saber se comportar diante de uma marca, investir em seu blog, etc. Tudo que demonstre que você tem comprometimento e responsabilidade com a SUA marca.

7. CRESCIMENTO
O trem demora viu? E como demora! Essa é a hora que você tem que ter muita paciência. Você vai se dedicar muito. Você vai se esforçar muito. Vai criar muitos posts e vai divulgar muito. Mas é bem possível que você não receba milhaaares de visualizações, nem tampouco dezenas de pessoas comentem em seu post.

É um exercício de paciência que vai exigir muito de você. E é um bom teste para demonstrar a você mesma se vale a pena, e se você quer mesmo dedicar-se a ter um blog. Mas calma, se você está fazendo tudo certo e tem força de vontade, está sendo consistente e tem um bom conteúdo, logo logo seus números irão subir e torça para que os leitores fieis também subam.

8. CÓPIAS
Se você é nova, e faz um conteúdo bem bacaninha, muitas vezes existe uma chance de uma pessoa totalmente sem ética e noção copiar você. Mas calma, as leis estão do seu lado e o Google também! Sempre que pintar uma dúvida, faça uma pesquisa para saber como proceder nesses casos.

9. AUTENTICIDADE
Falando em cópias, a gente entra na parte da sua própria autenticidade. É muito difícil produzir conteúdo consistente para o blog e para o YouTube, sim, eu sei. Faço isso toda semana e muitas vezes tenho que parar para conseguir me inspirar ou preciso passar alguns minutos no Pinterest.

O problema é quando a pessoinha inventa de ir em um blog qualquer com um bom conteúdo e simplesmente copiar ali, colar em seu blog e achar que está tudo bem. Não está bem nem dentro do caráter da pessoa, nem dentro das leis, nem mesmo para o Google.

Duplicar conteúdo pode tanto atrapalhar o seu SEO total no blog, quanto ser afundado pelo ranking do Google simplesmente porque conteúdos duplicados são penalizados. Fora leitores que podem perceber isso também. É uma questão de caráter e responsabilidade. Você tem seu blog, você faz o seu conteúdo. Se não nem adianta criá-lo.

(e essa parte nem é difícil, é praticamente um fato mesmo. Porque realmente muita gente não cai na real que isso deve acontecer, sabe?)

10. ORIENTAÇÃO
Você pode acabar ficando um pouco sem orientação no começo, principalmente se você começar a cuidar do seu blog sozinha. Não se assuste se ficar perdida, a internet está cheia de estudos e tutoriais incríveis que você pode tirar um tempo para estudar.

O importante é você saber que nesse mundo todo, muita gente está tentando começar algo novo exatamente como você nesse momento. E a maioria dessas pessoas também pode estar perdida. Algumas dessas pessoas, uma hora podem desistir. Mas o que vai fazer você ser forte, e a sua persistência em algo que, se você ama, com certeza sabe o valor que tem em insistir mesmo que seja mais complicado do que imaginava.

Você deve estar pensando: O que a Ju tá tentando fazer comigo? Ela quer que eu desista, não é possível! Mas na verdade, isso é um tipo de motivação e preparação, saiba você. Não estou aqui para te fazer desistir e sim te alertar que se você quer muito, faça isso de corpo e alma e coração.

Existem dois tipos de pessoas que podem ser atingidas por esse post: Uma está com preguiça e após ler tudo isso, com certeza já está pensando em desistir do blog e ir estudar pra conseguir alguma carreira. A outra pessoa, vai entender que todo sonho/profissão que se preze tem uma dificuldade a ser enfrentada e vai ir de braços abertos pois "Easy come Easy go" (vem fácil vai fácil) e isso é o que ela quer muito.

Basta agora você, que está lendo isso, saber o que sente, e se ama mesmo, reconhecer a dificuldade e fazer de tudo para superá-las. E se você quer mesmo, já me conta aqui o que mais te motiva a continuar nesse mundo gostoso e difícil que é ter um blog/canal.

E ó: se ama o que faz, não desiste não!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário