Organizando-se Melhor Para Cuidar do Seu Blog

domingo, fevereiro 19, 2017

Organizando-se Melhor Para Cuidar do Seu Blog

Uma coisa muito importante e que pode fazer uma diferença enorme em seu blog, é como você se planeja para cuidar dele. Fazer isso desde o início pode levar o seu blog a crescer muito mais rápido e com maior diferencial.

O seu blog é um lugar onde você vai compartilhar das coisas que você gosta ou que quer abordar, e as pessoas irão acessar para ler mais sobre isso e conhecer sobre o que você fala e você gosta.
Quando você tem a intenção de levar o seu blog para o lado mais profissional, isso se torna um tipo de responsabilidade que exige muito mais do que 'apenas compartilhar' o que você gosta sem nenhuma consistência ou organização.

COMO SE ORGANIZAR MELHOR
A primeira coisa que você deve ter em mente, é da frequência que você deve postar em seu blog. Se você irá postar três vezes por semana, cinco vezes por semana, todos os dias... Isso depende da sua disponibilidade e vontade. E sejam lá quantos dias você escolher de frequência, se planejar para isso pode tanto facilitar sua vida, quanto te fazer ficar mais animada e organizada diante do seu blog.

Então aí vai uma lista de dicas para você se planejar muito melhor e melhorar até mesmo a sua rotina normal e a de blogagem:

1. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA
Você pode começar a se planejar melhor, não deixando para criar posts no dia e na hora que tem que postar. Isso não é uma regra. Deixar para a última hora em vez de deixar o post já programado vai te tomar um tempo e talvez você até se desanime ou atrase, ou quem sabe até faça um post menos caprichado do que você poderia fazer se tirasse um dia da semana para planejar os posts que vão ao ar a semana toda.

2. PROGRAME POSTS
Não só em seu blog, mas em várias redes sociais existe a possibilidade de você programar o seu post para que ele seja postado exatamente no momento que você deseja, e isso pode te dar uma facilidade muito grande no controle e pontualidade com seus leitores.

Quando você decidir que fazer posts de última hora não é uma coisa que você quer, comece a separar um dia ou algumas horas da sua rotina para esboçar posts que você irá programar posteriormente. Você pode salvá-lo por completo com as fotos, todo o texto que você quer e simplesmente procurar em seu menu de posts a opção "Programar" para escolher uma hora e um dia de postagem dele.

Acredite você ou não, mas programar posts é a melhor coisa que você pode fazer para você mesma e para a qualidade de seus posts. Você tirar um dia para fazer um brainstorming e começar a criar alguns posts que serão liberados na semana, é muito mais fácil por três motivos:
  • Você vai ter tempo para pensar em cada detalhe e revisar todo o post em vez de ficar escrevendo com pressa para postá-lo sem atraso para seus leitores;
  • Você vai poder pesquisar horários de pico e movimentos do seu blog para postar exatamente no horário que tem mais movimento gerando assim mais engajamento em menos tempo;
  • Você vai ter seus dias mais livres para estudar, trabalhar, cuidar da sua saúde e etc. Sem toda a correria que você poderia ter pela responsabilidade de criar um post todo dia.
Resumindo: Você terá muito mais praticidade, profissionalidade, pontualidade e principalmente responsabilidade e compromisso com o seu blog e como lida com ele.

3. CRIE UM PLANNER
Muita gente hoje em dia está criando o seu próprio Planner ou até mesmo comprando-os prontos em formato de agenda ou caderninho. Quando você não se sente tão segura em investir em um Planner, fazer em casa é a melhor opção e pode te render uma boa organização para muita coisa em sua rotina e não só para o blog.

Com ele, você pode montar um cronograma para sua faculdade, sua rotina fitness, sua alimentação por exemplo, e, principalmente - o que é a proposta aqui - o cronograma e até mesmo um calendário para o seu blog.

É apenas uma dica para melhorar as maneiras de planejar com o seu blog. Nele você pode anotar todas as suas ideias de posts para desenvolver depois, desenvolver as ideias, planejar que dia da semana sairão posts que você já programou, anotar as estatísticas do seu blog, etc.

Tudo que você pensar que deve anotar para melhorar a sua organização com seu blog, você poderá colocar em seu Planner.

Hey! Se você gosta desses posts, siga o blog ♥ Você me dá uma forcinha, e ainda acompanha as dicas sempre!

4. MONTE UM CRONOGRAMA PARA SEU BLOG
Puxando o assunto do item anterior, mas não necessariamente um precisando do outro. Você pode montar um cronograma para as postagens e planos do seu blog de uma maneira MUITO simples. Com isso, vou dar duas opções de como você pode desenvolver seu cronograma:
  • Imprima um calendário - tradicional mesmo - só que com quadros em branco, ou seja, que haja espaço para você anotar informações de cada dia. O que você vai fazer, o que vai postar, se é dia de planejar, dia de interação, etc. Ali naquele espaço em branco do calendário, você deixa sua proposta sobre o que fazer em cada dia.
  • Use uma agenda de data atual que tenha separação por dias da semana e monte por ali seu cronograma, colocando a proposta sobre o que fazer em cada dia, nas separações dos dias da semana. Se você não tem esse tipo de agenda, pode fazer isso com post-its, personalizando em uma folha A4, enfim, moçada. Ideia é o que não falta!
As dicas são essenciais para você se planejar para o seu blog. A consequência de se planejar é ser mais organizado e ter um compromisso com seu blog e seus leitores. 

Para quem está na blogosfera, seja a pouco ou a muito tempo, já sabe que o compromisso e a consistência dos posts é uma parte muito importante, que vai trazer a fidelização de seus leitores e também parcerias terem interesse de trabalhar com você.
A responsabilidade é muito importante quando se quer levar um blog a sério, e é claro, nós não somos de ferro não é mesmo? Então sempre que houver um probleminha, deixar de postar não é um crime, só tente deixar seus leitores avisados, ou esclarecer um pouco do que houve depois. Eles podem sentir a sua falta!

Até porque, o gostoso mesmo é poder passar um conteúdo para os seus leitores vindo do coração. Para isso, não deixe de ter alguns dias de descanso ou fazer coisas que te deixem feliz e se sentindo melhor consigo mesma, que é o mais importante de tudo.

Sempre que pintar aquela dúvida sobre os posts eu vou contar com o seu comentário em cada respectivo post. Então não deixe de interagir e também de compartilhar!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário