Uma coisa muito importante e que pode fazer uma diferença enorme em seu blog, é como você se planeja para cuidar dele. Fazer isso desde o início pode levar o seu blog a crescer muito mais rápido. Inclusive, isso é um diferencial enorme pro blog e pra sua vida.

Quando eu digo que é um diferencial não só pro blog mas também pra sua vida, eu quero dizer que você muitas vezes pode enlouquecer com a responsabilidade de entrega com ele. Se você quer levar o seu blog a um capricho maior ou a ser profissional, é necessário e praticamente obrigatório que você se organize. Não só porque o seu blog precisa ser organizado. Você precisa ser organizada.

Não vai adiantar muito você ter um blog impecável se tá com a vida o mais puro lixo de tanto focar só nele, não é? Então você precisa de um plano de organização para conseguir equilibrar a sua vida e seu tempo com o blog. Isso tudo tendo o compromisso de ser mais profissional, se é o seu caso. O que quer dizer que você deve se programar e preparar toda semana para esses cuidados.

Mas como fazer isso? O que fazer para entregar melhor meus posts e vídeos, meu conteúdo no Instagram, e nas outras redes sociais, e tudo isso com qualidade, sem enlouquecer e perder todo meu dia nisso? Não vou dizer que é simples, mas sempre existe uma solução.

COMO SE ORGANIZAR MELHOR

Sua prioridade primeiro é pensar na frequência de postagens do seu blog. Quando você entende que dias da semana vai liberar alguma coisa no blog, você também consegue sincronizar e intercalar esses dias com por exemplo, posts no Instagram, vídeos no canal, seus estudos, seu lazer etc.

Mas eu já logo digo: Se a sua rotina é apertada e quase não tem tempo pro blog, é loucura que tente postar todos os dias. Postar todos os dias no blog é sim uma ótima maneira de crescer e ganhar mais visitantes. Mas para isso você pode se planejar para lançar um BEDA ou um VEDA. Isso, claro, bem adiantado do tempo que planeja postar. O importante é: você não vai ser prejudicado por postar conteúdo 1, 2 ou 3 vezes na semana. O que prejudica, é a falta de periodicidade, de frequência, de entrega no tempo certo, dia certo, horário certo. Seus leitores vão esperar no tempo que você combinou, é claro.

Sabendo qual é o seu tempo e o tempo dos seus posts, você tem que começar a fazer um plano de ação. Eu sempre tenho um bloquinho, o meu bullet journal na mão ou uso o celular para anotar ideias e compromissos que preciso organizar em casa. Tenha sempre esse tipo de coisa na mão para evitar um bloqueio criativo e para fazer uma checklist de tarefas que você deve fazer para planejar as coisas do seu blog.

1. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA

Sempre que você faz algo de última hora, essa coisa sai uma droga ou no mínimo com menor qualidade do que o esperado. O que você pode fazer é sempre se programar, como eu disse ali em cima. Anote uma checklist, faça as coisas na noite anterior da entrega.

O problema de fazer de última hora é principalmente o de começar do zero. Você entra em desespero e acaba tendo um bloqueio, um branco, e não sabe muito bem o que escrever. Bate a preguiça, você começa a procrastinar aquele post que era pra estar no ar a 1 hora atrás, começa a adiar e quando vê ou postou qualquer coisinha ou nem post teve. Não que não exista quem faça post de última hora com uma qualidade impecável, é só pouco provável que isso aconteça sempre. E um mau hábito.

2. PROGRAME POSTS

Uma ferramenta muito mal explorada por criadores de conteúdo iniciantes e principalmente criadores de conteúdo com o tempo corrido. Mas que eu tô aqui pra mostrar pra você que é uma ferramenta pra lá de incrível se você se planejar bem e tirar umas horinhas para se inspirar e dedicar ao blog.

Tanto no Facebook, quanto no YouTube, quanto o Blogger e o WordPress – são os que eu sei – tem a ferramenta de programar publicações. Eu uso o WordPress hoje, mas eu já programava meus posts lá mesmo no Blogger, e sempre deu tudo certinho. Eu sou do tipo de pessoa que tem 300 ideias pra post por dia, por isso, pra mim foi extremamente fácil desenvolver conteúdo pro BEDA – e provavelmente sempre vai ser.

Isso porque, pelo menos nesse momento – que eu vim do futuro atualizar esse post – eu tenho cerca de 70 posts rascunho pra desenvolver. É só eu sentar um tiquinho e desenvolver a ideia que eu anotei ali. Pra mim é muito importante já deixar esse “meio caminho andado”. Tive uma ideia? Abro o WordPress e já boto o título (mesmo que não seja o definitivo) e escrevo no texto qual é a ideia que eu tive, um resuminho, um texto chave… Isso já ajuda horrores.

Então se você achar que é uma boa ideia e quer tentar programar seus posts, lá vai a ideia:

Tire uma hora ou duas do seu domingo, por exemplo, pra fazer dois ou três posts. Contando com o fato de que você vai ter tido algumas ideias no meio da semana, ou que já tem algumas ideias do que produzir. Depois que você produzir esses posts, dependendo de qual é a sua frequência de posts, vá programando eles, olhe num calendário e programe para os dias que você quer que saia.

Seus posts vão sair exatamente no momento que você programou. Se você os agendar e confirmar tudo certinho, eles saem automaticamente, sem precisar você confirmar, liberar e nem nada.

Sobre redes sociais como Instagram: No futuro eu posso fazer um post explorando melhor esse tema. Mas procure por apps como o Planoly ou o Hootsuite pra planejar conteúdo para o seu Instagram. Para o Pinterest, existe o Boardbooster e o Tailwind. É importante pesquisar e alguns apps você precisará investir, então primeiro pense nas prioridades, programe-se e se organize para depois ver se tem condições!

3. CRIE UM PLANNER, TENHA UMA AGENDA, ANOTE!

Hoje em dia está super comum as pessoas adotarem o uso de Planners, agendas ou Bullet Journal. E isso pra mim é incrível. Eu uso um projeto de Bullet Planner por que eu amo desenhar mas nem sempre eu tô com tempo para fazer todos os “spreads” e páginas que eu gostaria para um decente bullet journal.

Esse tipo de planner/bujo pode te ajudar a aprender a cuidar tanto da sua vida, saúde e rotina, quanto do blog. Tudo isso porque você está ali com uma ferramenta de planejamento, vai poder anotar tudo que você precisa no seu dia a dia e principalmente, planejar o que vai fazer antes mesmo de acontecer.

Anotar é importante também principalmente se tratando de ideias e inspirações que você tem no seu dia a dia. Não é incomum você andar no ônibus ou no carro a caminho das suas aulas, trabalho ou qualquer atividade e de repente ter uma ideia de conteúdo mas não ter onde anotar ou por em um papelzinho qualquer e perder. Tenha sempre um lugar pra anotação por perto!

Outra ferramenta maravilhosa são planners de mesa, que são uns calendários enormes, bloquinhos de mesa e post-its. Isso vai te ajudar a manter-se atenta aos prazos, metas, obrigações e tudo que você deseja para o seu blog crescer e você criar conteúdo qualificado. Distribua post-its pela tela do seu computador, sua mesa e sua parede, lembrando você de suas metas, sonhos e deveres. Isso vai te manter produtivo!

4. MONTE UM CRONOGRAMA PARA SEU BLOG

Uma dica poderosa: Nada mais incrível do que ter um calendário editorial para o seu blog. Você pode fazer com que todo o seu conteúdo que for criar seja posto em um cronograma. Isso é não só prático como muito mais esclarecedor, mantém você de olho nos prazos e no seu planejamento.

A dica é você arrumar um calendário online, usar um app como o Google Agenda, Trello, Airtable, e passar um tempo colocando na ordem do calendário o que você planeja fazer em cada dia da semana. Se tem algum publi, um post especial, live, interação, encontrinho, post para produzir, foto no Instagram, evento, etc. A chance de você se organizar tá aí na palma da sua mão. E pra melhorar mais ainda, eu já falei aqui no blog sobre como fazer um calendário editorial usando o Airtable.

E pra melhorar: Usar o planejamento e um calendário só vão melhorar a sua produtividade e consistência. Porque tá tudo bem ali pra você, planejadinho, os dias certos. Com o tempo você vai aprendendo a dividir e distribuir suas tarefas nos dias certos, horários e tudo mais. O importante é que você comece.

Leia também: COMECE A GANHAR RENDA COM O GOOGLE ADSENSE


Vocês sabem o quanto eu levo a sério o meu blog, e caso não saibam: Oi, eu levo meu blog a sério pra caramba. E por isso eu sempre gosto de trazer conteúdo que faça diferença e ajude vocês. E é aí que tá: Eu preciso de você, que passa aqui no blog, lê meu post mas não segue, não comenta, não compartilha. É uma ajuda mútua: Eu faço um conteúdo e gostaria que várias pessoas o vissem. Você o consome e se ele é útil pra você, vai ser maravilhoso compartilhar para compensar o quanto foi ajudado! Que tal?

Eu espero que o post tenha servido para animar você a se organizar mais e cuidar do seu blog. A organização e planejamento são partes essenciais para o seu blog alavancar e subir profissionalmente. Então tire sempre um tempinho para que ele cresça. As coisas feitas com amor e esforço, mesmo que com dificuldade, vão crescer, e vai valer a pena!

Como você se organiza?

Creative Lilium Studio Design e Programação

11 Comments

  1. Pingback: Os Posts mais acessados de 2017 • Meio Julia

  2. Adorei o post, demais, completo, com dicas super essenciais para nós blogueiras. No quesito organização deixo bastaante a desejar, mas quero mudar isso o mais rápido possível.
    Beijos Lê ❤️

    • Awn que amor Lê! Obrigada pelo feedback, tudo que eu faço é de coração, porque quero ajudar! Espero que te ajude bastante, e meniiina, muda sim, faz diferença na hora de criar nosso conteúdo.

  3. Ótima dica Júlia, preciso me organizar com urgência, nunca sei como começar, mas vou começar como vc falou, pelo Google agenda, e o Evernote que eu já uso. Adoro posts assim ❤️

    • Começa mininaaaa! Quando a gente aprende a se organizar, mesmo que aos pouquinhos, as coisas vão ficando muito mais fáceis. ♥

  4. Ótimas dicas, eu sempre procuro usar o calendário do WP, e estava dando super certo o BEDA, mas por força maior travou as postagens, mas quero sim voltar com tudo!!

  5. Gostei muito das ideias! Tenho lido bastante dicas de outras blogueiras porque voltei agora, depois de um tempo fora, a postar no meu blog. Então quero muito aprender como me organizar melhor para ser mais eficiente. Ajudou muito! Vou visitar sempre seu blog agora 😀

    • Menina e se manter organizada faz uma diferença imensa pra poder manter tudo em ordem. Eu tô pensando em fazer um novo post de organização porque o ritmo do Meio Julia tá aumentando e eu tô precisando de MAIS formas de me organizar! kkk mas é muito bom você ter voltado a blogar ♥

  6. Ótimas dicas! Estou em uma semana bem corrida e acabei não conseguindo postar… Vou tentar me organizar com suas dicas. Valeu!

    • OPA! Organiza mesmo, faz uma diferença absurda e te tira do sufoco demais aprender a organizar pra melhorar a vida com o blog.

Write A Comment

Pin It