O que é e Como Fazer Um Mídia Kit

terça-feira, janeiro 03, 2017

Mídia Kit
Como fiz o meu mídia kit aproveitei pra tratar sobre isso aqui com vocês. Também comecei a fazer mídia kits exclusivos e se você quiser fazer o seu pode entrar em contato comigo. Mas vamos falar sobre essa parte essencial que é o mídia kit para nós na blogosfera.

O QUE É MÍDIA KIT? 
Para explicar a quem não sabe, o Mídia Kit é um documento, design ou página elaborada que reúne todos os dados da mídia onde um influenciador trabalha (site, blog, canal, etc) para demonstrar os números e audiência, características do seu público e conteúdos de relevância para um possível parceiro ou anunciante.

Todas as informações são reunidas para que esses anunciantes encontrem e conheçam seus dados de uma maneira mais fácil. Isso também é um sinal de profissionalidade e é bem provável que para você ter parcerias seja elas descobrindo você, ou você correndo atrás delas, elas exijam um mídia kit.

Nele também o criador pode ressaltar as características fortes do seu site, o que motiva o anunciante ou parceiro a contratar espaços de publicidade no seu site e parcerias com o dono do site. Então vamos conferir o conceito e tudo sobre como produzir o seu.

O QUE COLOCAR EM UM MÍDIA KIT?
Vou listar para vocês tudo que você deve colocar em um Mídia Kit, caso você queira criar um por si próprio. E isso também ajuda caso você tenha que reunir informações para que outra pessoa faça para você.

Eu abri em meus serviços a possibilidade de criar Mídia Kits também, então caso você queira um e não sabe criá-lo, entre em contato comigo aqui! Vamos lá para o que deve ter em um mídia kit.

1. CONTE QUEM VOCÊ É
É super importante contar um pouco sobre o dono do site, pois as marcas irão trabalhar com você. Então conhecê-lo é essencial nesse caso. Deixe uma breve apresentação sobre você e suas características.

2. CONTE SOBRE O SEU BLOG E O QUE VOCÊ ABORDA NELE
As marcas estarão procurando saber sobre o que é seu blog e o porque de você tê-lo criado, então é muito bom você deixar claro isso no seu Mídia Kit, mesmo que com poucas palavras. Ressalto logo de uma vez que textos super enormes também podem ser cansativos, então seja objetivo.

3. PORQUE ANUNCIAR COM VOCÊ  
Essa é a hora de por o seu site para brilhar. Mostre que a marca tem motivos e benefícios em trabalhar com você, nicho do seu blog e o que seu público gosta de ver para que eles possam saber se você é a pessoa certa ou não.

4. INFORMAÇÕES DE CONTATO 
Nessa hora você só deve deixar seu e-mail, caso queira, telefone para contato e outros meios de comunicação para que a empresa possa conversar com você.

5. INSIRA IMAGENS SUAS
Não há apresentação sem saberem quem você é, certo? Caso não queira, não coloque muitas fotos suas, mas deixe aquela sua marca pelo mídia. Um bom exemplo disso é caso você tenha um blog de fotografia e decida deixar apenas uma foto sua entre várias outras de sua autoria que ache que os anunciantes podem gostar.

6. COLOQUE SUAS REDES SOCIAIS
É bem simples, deixe seu facebook, twitter, instagram, etc. E não se esqueça também de informar os números das mesmas. Seus seguidores de outras mídias sociais podem trazer mais ideias e interesses dos anunciantes.

7. MOSTRE SUAS ESTATÍSTICAS E AUDIÊNCIA
Aqui você deve visitar o site onde olha suas estatísticas para controlar o público do blog para poder conseguir essas informações para colocar no seu Mídia Kit. Eu uso sempre o Analytics do Google para isso.

É importante manter a honestidade nesse caso pois é assim que a empresa/marca irá saber se o seu público é interessante para ela ou não. Normalmente é padrão colocar essa estatística por mês, assim sendo comum pessoas mudarem mensalmente, bimestralmente ou semestralmente algumas coisas em seus mídia kits, veja o que é necessário:

• Visualizações de página/pageviews
• Visitantes únicos
• Taxa de Rejeição
• Tempo de permanência
• Dados da sua audiência: sexo, idade, localização, etc.


8. SOBRE QUEM JÁ ANUNCIOU OU AINDA ANUNCIA COM VOCÊ 
Coloque no seu Mídia Kit as marcas com que você já trabalhou ou atualmente trabalha.

9. IMPRENSA
Caso você tenha sido citado alguma vez pela imprensa, em programas de TV ou revistas por exemplo, deixe a informação clara sobre onde apareceu e principalmente de um modo que ela possa procurar tais aparições suas e analisar.

10. PUBLICIDADE E PREÇOS 
A única parte que pode ser complicada para muitas pessoas. No início, muitas blogueiras e blogueiros tem dúvidas de como definir seus preços.

Você pode optar para ser solicitado o preço por e-mail, mas por outro lado é muito importante deixar as informações de como a marca pode trabalhar com você, como sorteios, publieditoriais, banners de anúncio, resenhas patrocinadas, etc. Então pense bem pois esse item pode ser essencial e peça chave no seu Mídia Kit.

E você já tem o necessário para começar o seu!

Lembre-se de ser sempre honesto e bem claro quando decidir criar o seu Mídia Kit. Não é necessário colocar todos os itens listados acima. O importante é você realmente fazer um Mídia que tenha a sua cara e a personalidade do seu blog para passar às marcas o sentimento certo.

E sempre tenha em mente de que a autenticidade também é parte da característica que chama atenção das marcas, copiar é feio lindezas, bora fazer bonitinho e do nosso jeitinho que tudo fica bem.


Sempre que pintar aquela dúvida sobre os posts eu vou contar com o seu comentário em cada respectivo post. Então não deixe de interagir e também de compartilhar!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário