Conheça melhor o Google Analytics

domingo, janeiro 29, 2017

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta do Google que ajuda a gerenciar e analisar as estatísticas de acesso de uma certa página que for associado a ele.

Isso quer dizer que ao associar ao seu blog, ele vai começar a registrar as pessoas que entram nele, em quantidades e índices diferentes, calculando interesses diferentes e análises que podem te ajudar muito.
Porque podem ajudar muito? Você vai poder mirar exatamente no público alvo que importa para você. Você vai poder analisar se seus objetivos com o blog estão dando certo e também vai analisar onde deve mudar e melhorar, e COMO deve mudar e melhorar.

Não entendi Ju! Calminha, vou explicar melhor deixando específico cada uma das análises que o Analytics registra que eu conheço e utilizo para analisar o meu site e que acho que seja essencial para uma blogueira.

E para entender de pertinho tudo isso, primeiro você deve criar a sua conta no Analytics para associá-la ao seu blog. Vê se lembra de colocar a mesma conta que você utiliza em seu blog, ein?!

Vamos por etapas, vou te explicar como associar a sua conta ao blog, e depois disso a gente passa para as explicações sobre cada coisa para ninguém ficar perdido (E se você já tem conta lá, e já associou ao seu blog, pode pular o tutorial que mais pra baixo eu mostro os termos básicos da ferramenta).

CRIANDO E ASSOCIANDO UMA CONTA 
Após criar a sua conta, você deve pegar o seu ID do Analytics, copie-o e entre no seu painel do Blogger. Para conseguir seu ID do Google Analytics, faça o seguinte caminho: No painel procure a aba Administrador – Lista de Propriedade – Configurações da Propriedade e copie o “Código de Acompanhamento”.

DIYBlog Google Analytics como associar

DIYBlog Google Analytics como associar
Para colá-lo no painel do Blogger, você vai fazer o seguinte caminho: Configurações – Outro – Vá até o final da página e encontre “Google Analytics” e em “ID de propriedade da web do Google Analytics” você irá colar o seu ID. Bem simples, bem tranquilo.

DIYBlog Google Analytics como associar
Agora que você associou sua conta do blog ao Google Analytics, nós podemos começar a aprender um pouco mais sobre como ler e lidar com ele. Então com isso, vamos falar sobre a aba Relatórios, que é a aba que você vai ver todas as estatísticas do seu blog sempre que acessar.

*É super importante deixar claro que eu sempre disponibilizo aqui o que sei, então como sou do Blogger, é como eu consigo passar esse tutorial para vocês. Mas como sou muito maravilhosa (a quem eu estou tentando enganar?), pesquisei tutoriais sobre como associar o Analytics para o Wordpress e você pode conferir clicando aqui.

SESSÕES
As sessões são uma série de ações que uma pessoa faz em seu blog, dentro de um determinado tempo. Seja lá quantas páginas ele visitar, quantas postagens ou links, conta como uma sessão apenas a não ser que essa pessoa fique inativa por mais de 30 minutos com o seu blog aberto e depois volte a acessá-lo. Essa inatividade vai fazer com que a pessoa faça mais uma sessão com uma série de ações em seu blog.

Se a pessoa permanece ativa o tempo todo enquanto está em seu blog, a sessão será uma só. Se a se torna inativa com uma de suas páginas abertas e volta a entrar, quantas vezes for, contará como uma sessão.

É importante porque com isso você pode analisar o quanto as pessoas estão interagindo com o seu blog.

USUÁRIOS
Os usuários são visitantes únicos que entram na sua página por um determinado tempo. Os usuários são importantes pois não são visitas, e sim visitantes que ficam um certo tempo em sua página. O que quero dizer com isso é que os usuários que aparecem nas métricas do Google Analytics visualizaram pelo menos uma página de seu blog, e não apenas visitaram entrando e saindo do seu blog alguns segundos depois.

É importante porque com a métrica dos usuários você pode analisar o seu crescimento real e quantas pessoas cada vez mais (ou menos, o que deve ser um sinal de alerta e principalmente de estudos) estão entrando em seu blog e lendo pelo menos um pouco do seu conteúdo.

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA
As Visualizações de página são números que nos ajudam a observar o seu crescimento, mas ao mesmo tempo quanto mais você cresce mais essa métrica pode se tornar apenas questão de vaidade. Essa métrica é literalmente de visualizações de página, logo, o mesmo usuário pode ver várias de suas páginas, e acessá-las toda vez que visitar o seu blog, que irão ser contadas.

É importante porque quando o blog é pequeno, a partir dos índices de visualizações de página você pode começar a ter uma melhor noção de que pode estar crescendo nos usuários, ou pode estar criando usuários fiéis que o visitam sempre. Entre outras maneiras de usar as métricas de visualizações para analisar seu crescimento e uma auto crítica sobre o que deve melhorar.

PÁGINAS/SESSÃO
A média de Páginas por Sessão é autoexplicativa: É a média de páginas que uma pessoa que está realizando uma sessão em seu blog tem. Falando de uma maneira boba, é esse número de páginas medido pelo Google Analytics que normalmente uma pessoa acessa quando visita seu blog.

É importante porque com essa média você pode analisar o quão interessante, chamativo ou qualificado seu conteúdo está a ponto de incentivar ou não o público a permanecer em seu blog.

DURAÇÃO MÉDIA DA SESSÃO
A duração média da sessão também é autoexplicativa: É a média de tempo que uma pessoa que está realizando uma sessão permanece em seu blog.

É tão importante quanto a média de páginas por sessão pois com essa métrica de duração média você pode entender onde seu conteúdo está interessante e onde não está, se precisa melhorar suas abordagens, incentivos, etc.

TAXA DE REJEIÇÃO
O índice da Taxa de Rejeição mede o quanto seu conteúdo é interessante ou não para quem acessa. Isso quer dizer que se você tem 30% de taxa de rejeição em seu blog, mesmo tendo 70% a seu favor, isso ainda pode mudar, então o que mais deve acontecer neste caso é a revisão, autocrítica, otimização, etc.

É importante porque você consegue observar mais ou menos onde a pessoa se sentiu entediada com o seu assunto e deixou ele para lá. Acontece quando uma pessoa entra em seu blog e bem pouco tempo por lá. Ou também algumas várias pessoas que sentiram que seu blog não é relevante o bastante para eles e acabaram desistindo ali no inicio do blog mesmo.

% DE NOVAS SESSÕES
A porcentagem de novas sessões mostra nada mais nada menos que as novas pessoas que estão entrando em seu blog para fazer uma sessão.

% DE NOVOS VISITANTES E VISITANTES QUE RETORNAM
Essa métrica é um pouco mais complicada de se analisar. Porque, Ju? Porque existe a porcentagem de novos visitantes, e a porcentagem de visitantes que retornam. Uma está ligada a outra, e com isso, você deve analisar o que é mais importante para o seu blog em cada fase dele. Complicou aí? Vou explicar.

Quando você tem um blog recém-criado, é maravilhoso que você tenha uma alta porcentagem de novos visitantes. Porque é assim que você vai perceber que suas divulgações estão dando certo. E quando você tem uma porcentagem alta de visitantes que retornam, isso quer dizer que você tem uma boa quantia de leitores fiéis.

Ou seja, quando seu blog está crescendo e já está sólido, bem formado, organizado, e o que você precisa nesse momento é melhorar o engajamento, continuar tendo poucos visitantes que retornam e muitos visitantes novos pode não ser uma boa notícia. 

Isso quer dizer que seu engajamento está baixo, que nem todo mundo retorna ao seu blog e mesmo que você tenha novos visitantes por ter divulgado bastante por exemplo, algo ali está fazendo com que poucos desses novos visitantes retornem ao seu blog.

Então em resumo, esse tópico do Google Analytics é bem relativo e depende das fases em que você põe o seu blog ou que ele precisa estar. Quando você já tem inscritos fieis e precisa divulgar, por exemplo, mais novos visitantes é maravilhoso. Quando você divulga demais, tem interação de menos no seu blog e a porcentagem de visitantes que retornam está baixa, é hora de analisar o que mudar em seu blog!

Estes são exemplos, mas eu quis deixar claro que isso depende das fases do seu blog pois você deve ir analisando o que ele mais precisa. Estude bastante, pense bem em como melhorar o seu blog e o que seus leitores gostariam de ler, faça uma autocrítica e com o tempo você vai ir acertando o jeitinho de melhorar as analíticas do seu blog.

INFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS: SEXO E IDADE
As informações demográficas são a métrica que mede alguns dados sobre seus visitantes, que podem ser muito importantes para você analisar o que o seu público vai gostar de ver, como você pode lidar com ele, o que eles querem ler, etc. São dois dados relativamente simples, mas que mudam muito a sua visão de como abordar tudo em seu blog.

Quer um exemplo? É bem comum em um blog que fala de games, ou animes por exemplo, o público ser relativamente equilibrado. Isso é porque tanto mulheres quanto homens gostam de tais assuntos e vão procurar por eles. Mas em um blog que fala sobre beleza feminina, o índice demográfico de pessoas do sexo masculino será minúsculo. Isso porque é de predominância feminina o interesse em tal assunto.

O mesmo acontece com a idade, e analisa-la pode te ajudar a saber como vai se comportar com os seus leitores. Se você deve ter uma linguagem mais formal e simples ou se você pode ter uma linguagem mais tranquila e relaxada, com emojis ou não, gírias ou não, etc. Entre outras formas de lidar melhor com a idade dos leitores.

Ufa! Esse é o básico nas métricas do Google Analytics que você deve conhecer. É muito importante que você estude mais e explore a ferramenta para que possa implementar cada vez mais a análise do seu blog e do seu público. Você consegue personaliza-lo, programar metas para cumprir, então explore! Só tome cuidado para não desconfigurar metas básicas dele.

Aprender mais sobre o Google Analytics não irá só lhe render um controle sobre os acessos ao seu blog como também ter uma melhor noção do que é exigido em seu futuro Mídia Kit, que já fiz post aqui mesmo na série do DIYBlog e você pode dar uma clicadinha aí para conferir depois.


Entender tudo isso pode te ajudar em muita coisa, como foi visto. Você vai poder analisar qual é o público que está acessando, o tempo que eles estão permanecendo no seu blog – que vai refletir em o quanto seu conteúdo ou seu blog é interessante – e também sobre quem bate o olho em seu blog e já não quer vê-lo mais. 

Te ajudará a entender o sexo e a idade das pessoas que estarão lendo seu blog, o que é uma oportunidade imensa de se planejar para como deverá abordar os temas de acordo com quem está lendo (ou que quer atingir).

Não só com o Google Analytics como tudo que tenha relação ao seu blog e suas outras maneiras de compartilhar seu conteúdo, é importante você estudar tudo que for fazer, como melhorar isso e aquilo, ser mais profissional, e se tornar perita em todos os assuntos ligados aos seus conteúdos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário