O que é e como fazer um mídia kit

Saiba O que é e Como Fazer Um Mídia Kit

Uma das coisas mais importantes para a vida profissional de um blogger – além do seu esforço e conteúdo – é o mídia kit. Com ele você vai poder se apresentar para as empresas da melhor forma possível e conseguir parceiros, banners, contatos, networking, etc. Essa é uma ferramenta importante para o seu trabalho!

PRIMEIRO: O QUE É MÍDIA KIT?

Mídia Kit é um documento, uma página elaborada, que reúne todos os dados da mídia onde um influenciador trabalha (site, blog, canal, etc) para demonstrar os números e audiência, características do seu público e conteúdos de relevância para um possível parceiro ou anunciante.

Todas as informações são reunidas para que esses anunciantes encontrem e conheçam seus dados de uma maneira mais fácil. Bem como um currículo do seu blog mesmo. Isso também é um sinal de compromisso, pessoa profissional, e é bem provável que para você ter parcerias seja elas descobrindo você, ou você correndo atrás delas, elas exijam um mídia kit.

Gosto de pensar que é uma ótima estratégia o fato de que o criador pode ressaltar as características fortes do seu site, o que motiva o anunciante ou parceiro a contratar espaços de publicidade ou permutas/parcerias com você.

Isso já é o bastante para te convencer de que o mídia kit é algo essencial caso você queira levar seu blog/canal para o lado profissional.

O QUE COLOCAR EM UM MÍDIA KIT?

Primeiro: Você deve saber, que não é só jogar qualquer coisa lá e pronto. Nem mesmo contar sobre o seu blog e sobre você de maneira longa e detalhada. Pra isso existe a sua página Sobre. Por lá você mostra o lado profissional do seu conteúdo e de você. Promove seus pontos fortes e conta sobre o seu público e porque deveriam trabalhar com você.

1. CONTE SOBRE O DONO DO BLOG

Algo sucinto e bem profissional. Conte sobre onde você vive, seus sonhos, quais os propósitos que você tem e demonstre serviço e responsabilidade. Não seja muito longo, porque você precisa falar principalmente sobre o seu negócio profissional.

2. CONTE SOBRE O SEU BLOG E O QUE VOCÊ ABORDA NELE

As marcas estarão procurando saber sobre o que é seu blog e o porque de você ter o criado. Não só isso, mas principalmente qual é o propósito do seu blog e seu nicho. Isso tudo para entenderem se suas intenções e nicho batem com o que o produto deles diz. Então é muito bom você deixar claro isso no seu Mídia Kit, mesmo que com poucas palavras. Cuidado: textos enormes vão ser cansativos. Então pense bastante no texto e tire proveito ao máximo de tudo que você pode retratar sem precisar fazer textão.

3. PORQUE ANUNCIAR COM VOCÊ

Essa é a hora de por o seu site e você para brilhar. Mostre que a marca tem motivos e benefícios em trabalhar com você. Fale sobre o seu relacionamento com o público do seu blog/canal e bote potencial no seu texto. Isso pode ser algo muito importante na hora da marca se decidir e fechar de vez um acordo ou contrato com você.

4. INFORMAÇÕES DE CONTATO

Por favor, não deixe seu telefone por lá. Principalmente sendo nova, e sendo seu celular pessoal. Coloque seu e-mail e se precisar, outros contatos como o direct do Instagram. Mas a maneira mais profissional e melhor, é pelo e-mail mesmo.

5. INSIRA IMAGENS SUAS

Não há apresentação sem saberem quem você é, certo? Caso não queira, não coloque muitas fotos suas, mas deixe a sua marca pelo mídia kit. Mesmo que você deixe apenas uma foto sua, é bom que eles conheçam o rostinho por trás do trabalho onde eles querem anunciar.

6. COLOQUE SUAS REDES SOCIAIS

É bem simples, deixe seu facebook, twitter, instagram, etc. E não se esqueça também de informar os números das mesmas. Seus seguidores de outras mídias sociais podem trazer mais ideias e interesses dos anunciantes. Anunciantes realmente se interessam em por sua marca pelas redes sociais também.

7. MOSTRE SUAS ESTATÍSTICAS E AUDIÊNCIA

Neste você deve visitar o site onde olha sempre suas estatísticas para controlar o público do blog para poder conseguir essas informações para colocar no seu Mídia Kit. Eu uso sempre o Analytics para isso.

É importante manter a honestidade nesse caso pois é assim que a empresa/marca irá saber se o seu público é interessante para ela ou não. Normalmente é padrão colocar essa estatística por mês, assim sendo comum pessoas mudarem mensalmente, bimestralmente ou semestralmente algumas coisas em seus mídia kits, veja o que é necessário:

  • Visualizações de página/pageviews
  • Visitantes únicos
  • Dados da sua audiência: sexo, idade, localização, etc.

Entenda melhor o Analytics para conseguir esses dados.

8. QUEM JÁ ANUNCIOU COM VOCÊ

Coloque no seu Mídia Kit as marcas com que você já trabalhou ou atualmente trabalha se possível. Isso demonstra a marca que outras marcas já quiseram trabalhar com você e que você é confiável para anunciar.

9. IMPRENSA

Caso você tenha sido citado alguma vez pela imprensa, em programas de TV ou revistas por exemplo, deixe a informação de onde apareceu. Capas de revista, páginas, links de blogs importantes, entrevistas etc. Se autopromover não é terrível, pode fazer sim!

10. PUBLICIDADE E PREÇOS

No começo, todo mundo tem dificuldades para decidir e aprender como é a precificação para criadores de conteúdo. Para te ajudar, a Lominha tem um post que te ajuda a entender quanto cobrar por um publipost. O conteúdo dela é didático assim como o meu então vai ter tudo explicadinho pra você.

É legal você ter o preço em seu mídia kit. Mas eu por exemplo, nunca os coloquei. Prefiro responder as empresas o preço que eu cobro pelo serviço que elas querem fazer comigo por e-mail mesmo. Você também pode fazer duas versões de Mídia Kit. Uma com preço e outra sem, e usar nos momentos que você achar mais propício.

Mesmo não deixando os preços, é muito legal que você deixe no seu mídia kit quais são as maneiras que a empresa pode trabalhar com você. Serviços como banners, publiposts, sorteios, posts no Instagram, etc. São coisas importantes de você deixar claro no mídia kit, e que podem ajudar a empresa a entender para quê você está disponível.


Esses são normalmente os passos para você criar um mídia kit, mais do que básico na verdade. Acontece que essas informações serão só um começo para você ter noção do que pode e deve por. Mas com o passar do tempo enquanto você cria, vai acabar aprendendo a ser mais criativo e complementar à sua maneira.

Pra finalizar, fica a dica: Sempre seja honesto quando se trata de fazer seu mídia kit. Se for preciso, coloque de onde saíram os seus dados, e a data que você pegou, de que frequência são os números, etc. Tudo isso pode ajudar o seu nome com as marcas a ter mais transparência e ser uma boa pessoa para se trabalhar.

Sucesso com seu mídia kit!
Creative Lilium Studio Design e Programação

Meio Julia

22 anos, Criadora de Conteúdo e Designer. Sonhadora e caprichosa. Fã de Guardiões da Galáxia, Disney e mais uma tonelada de coisas da cultura pop/geek. Adora massas, ama games e seu blog. Sonha em um dia morar no exterior. Um dos seus maiores sonhos é conhecer a Italia, com seu amor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Input your search keywords and press Enter.