Dicas de Estudos Para Você Aprender de Vez

terça-feira, outubro 18, 2016

Eu estou sempre estudando. Seja para a faculdade, para o blog ou até mesmo para crescimento profissional eu sempre acho um jeitinho para estudar pois é como eu sempre digo para vocês, estudos nunca são demais.

Por isso eu decidi trazer um pouquinho do que eu faço quando estou estudando com dicas de estudos incríveis. O segredo dessas dicas é dedicação porque você não fica inteligente na mágica, só com seus próprios esforços. Vamos lá?
1. Primeiro passo pra tudo na vida: Organize-se. Organize os livros, horários, disciplinas, o que tem que ser revisado e o que tem que ser aprendido, quando você tem um tempo tranquilo para se concentrar, matérias que mais precisa aprender e as que precisa só revisar.

Você vai concentrar-se principalmente nas matérias que você ainda precisa APRENDER. Mas isso não quer dizer que pode deixar de dar atenção para as matérias que você já sabe, então revise-as para mantê-las frescas na memória e terá mais claridade nas respostas.

Tenha consciência de que não existe uma receita mágica de aprendizado instantâneo. Você TEM que se esforçar e abrir mão de um tempo na sua vida para se organizar e por seus estudos em dia.

2. Nessa reta final, crie uma pequena rotina para os estudos. Vou te dar uma dica: Não adianta de nada ficar por cinco horas sentado estudando se você só absorveu as coisas que leu nas primeiras duas horas. Tenha disciplina e estude todos os dias, isso já vale muito esforço.

Ah! Mas você não pode estudar por cinco minutinhos se ainda tem que estudar uma quantidade considerável de conteúdo. Reduzir as horas às vezes tira você da dispersão, do sono ou daquele cansaço chato que faz com que a gente "leia sem entender o que está lendo", mas sem que você sacrifique um pouco do tempo também não adianta.

Então se esforce para que mesmo não estudando igual um condenado você absorva o máximo possível a cada dia que passa, calculando mais ou menos todo o conteúdo que precisa aprender.


3. Mesmo que não seja absurdamente pontual, tire todos os dias um tempo tranquilo num horário que você tem certeza que terá sossego e poderá se concentrar, para estudar. Todos os dias mesmo!

4. Uso muito: Tente organizar um sistema, em que você possa marcar trechos ou termos muito importantes dos seus estudos para que quando for revisar consiga ler e compreender apenas lendo as palavras marcadas e não todo o texto.

Não entendeu? Vou demonstrar com uma apostila de estudos minha da faculdade para vocês, não liga pra foto 10/10 que eu tirei, foca na ideia:


Marque palavras chave, frases importantes, e se quiser, com outra caneta, termos ou nomes importantes que queira lembrar. Na hora de revisar, tente ler apenas o que marcou e veja se entendeu. Se você entender, perfeito! 

Se não entender, mude um pouco a marcação ou tente outro método. Nem sempre um jeitinho de estudar encaixa para todos e isso é normal pois "cada um com seu cada qual". 

Gosto desse método porque mesmo sem ler com pressa sua leitura irá render bastante conteúdo em pouco tempo e principalmente irá render com tudo que é relevante.

5. Faça um planejamento de revisão e aprendizado para memorizar de vez a matéria. Requer esforço mas é uma maneira decisiva de gravar ou aprender toda a matéria que precisa. Essa vai até virar quote (citação) de tão útil e importante:
Leia sua matéria no 1º dia. Revise-a em no máximo 2 dias. Tente revisá-la novamente dentro de 7 a 14 dias e depois noooovamente dentro de 30 dias dá uma revisada rapidinha só pra refrescar tudo que leu as três vezes anteriores. Tcharan! As definições de matéria aprendida foram atualizadas.
É uma maneira muito boa de exercitar a memória e aprendizagem do seu cérebro, não só para os estudos. Esse tipo de sistema é comprovadíssimo que faz com que você simplesmente aprenda algo. Você pode mudar um pouco o intervalo de dias para revisar a matéria, desde que a revise pela primeira vez dentro de dois dias.

Estudar assim é bem parecido com como ganhamos hábitos (bons ou ruins) e se você administrar direitinho pode usar isso de uma maneira maravilhosa na sua vida para diversas coisas, não só os estudos.

6. Estude muito a interpretação de textos. Normalmente, questões chatas e enormes requerem mais a interpretação do que realmente saber uma matéria específica. Às vezes a resposta está bem ali no texto e muita gente não percebe.

Outra coisa que pode acontecer muito, principalmente em vestibulares, é perceber que mais de uma resposta coincide com o enunciado como correta. Na verdade, é bem provável que não haja resposta errada, e sim todas serem certas. Mas vai ter entre elas uma mais certa, e esta, será certa em relação à interpretação do enunciado.

Treine isso com exercícios em casa e você vai ver como vai ficar craque nesse tipo de questão. Há muitas provas e apostilas online gratuitas por aí que você pode baixar e fazer os exercícios.

7. Se conseguir tempo, faça esquemas ou resumos desenhados das matérias que você estudar para te ajudar a memorizar mais ainda. Desenhe no seu caderno círculos, setas, quadradinhos, esquemas malucos que demonstrem algum conceito ou acontecimento, linhas do tempo etc. Tudo que ilustre melhor o que você estudou.

8. E para fechar isso tudo, uma tarefa essencial para você: Não deixe de jeito nenhum de fazer os exercícios das matérias que você estudou. Eles são a fixação para que você aprenda da melhor maneira possível a matéria.

É muito importante fazê-los principalmente em matérias de cálculos, fórmulas e aqueles termos que não são “decorebas”. Se esforce e faça pelo menos 5 a 10 exercícios para cada coisinha que estudar (capítulos, tópicos, unidades, etc.).

Essas são dicas muito tranquilas de aplicar na vida. Qualquer um pode usá-las e se quiser é maravilhoso que adaptem cada dica da maneira que realmente acha que vai surtir efeito para si mesmo.

O importante é frisar que não tem como você conseguir sucesso nos estudos se não se esforçar para isso. E tem uma maneira ótima de se esforçar sem se matar, e estão aí algumas dicas de como fazer isso acontecer.

Fala sério, mamão com açúcar não é não? Difícil é a disciplina para manter-se nessa rotina, porque as dicas são super práticas. Espero que tenham gostado muito dessas dicas e consigam aplicá-las na rotina de estudos de vocês pois ela sempre me ajuda MUITO.

COMPARTILHE COM SEU GRUPO DE ESTUDOS E SEUS AMIGOS DE ESCOLA/FACULDADE PRA TODO MUNDO SE SAIR BEM! ♥ 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Ótimas dicas Julia!Algumas eu já até uso hahah
    Mas o mais importante nessa reta final é foco e não desanimar!
    Beijos
    www.lind100.blogspot.com

    ResponderExcluir